O que é e como funciona a captação de imóveis?

A captação de imóveis consiste em prospectar novas propriedades para integrar o portfólio de um corretor ou de uma imobiliária. O profissional responsável pela captação deve se atentar a algumas questões essenciais que podem determinar o sucesso desta prática, como por exemplo: conhecer as tendências do mercado, precificar corretamente o imóvel, avaliar se a documentação está regular e outros detalhes específicos do setor para conseguir fechar bons negócios.

O processo de captação de imóveis é extremamente importante no processo comercial e exige consistência e dedicação exclusiva do corretor. Afinal, a atividade envolve a procura, a descoberta e a formalização da entrada de novos imóveis no rol de ofertas da imobiliária. Por isso, essa tarefa é vista ainda como um dos grandes desafios para os profissionais que atuam no mercado imobiliário.

Uma forma de automatizar a captação de imóveis e simplificar a rotina de trabalho do corretor é adotar um sistema específico para imobiliárias que permite registrar todos os dados e informações dos imóveis buscados. A iniciativa possibilita centralizar as fichas técnicas detalhadas de cada imóvel e organizá-las de forma mais eficiente em um banco de dados acessível ao time de corretores da imobiliária.

Continue a leitura deste post para conferir outras dicas para uma boa captação de imóveis.

Dicas para uma boa captação de imóveis

Entenda os diferentes perfis e necessidades de seus clientes

Uma imobiliária possui clientes com diferentes exigências e particularidades, cabe ao corretor entender os perfis e necessidades específicas do seu público-alvo para conseguir captar os imóveis ideais para compor o portfólio do negócio.

Entender os motivos que levaram o negócio a perder clientes, assim como avaliar os principais critérios que levaram ao sucesso das vendas é um bom ponto de partida para estruturar ou melhorar a estratégia de captação de imóveis da imobiliária. Ao identificar detalhes sobre cada tipo de imóvel que pode ser decisivo para o prospect optar ou não pela compra ou aluguel como por exemplo: informações sobre a localidade, áreas comuns, vaga da garagem, entre outras a tarefa se torna menos complexa e as chances de sucesso aumentam.

Esteja atento às tendências do mercado

Estar por dentro das tendências do mercado é primordial para realizar uma boa captação de imóveis. Para isso, é importante efetuar periodicamente uma pesquisa de mercado imobiliário, que nada mais é do que um mapeamento de campo sobre as novas oportunidades de empreendimentos disponíveis. Além de pesquisar por novas opções de negócios na sua área de atuação, o corretor deve ainda avaliar corretamente o empreendimento.

Um corretor de sucesso deve dominar bem os critérios de avaliação imobiliária para precificar corretamente as propriedades. Por isso, é importante conhecer todas as variáveis capazes de influenciar no preço do imóvel, como valor do metro quadrado, infraestrutura, localização e vizinhança. Dessa forma, a imobiliária ganha vantagem competitiva perante seus concorrentes e o corretor consegue personalizar ainda mais as ofertas de imóveis.

Mapeie as regiões mais estratégicas

Para aproveitar o conhecimento do corretor com relação às principais informações coletadas durante a captação de imóveis, a imobiliária pode criar um material educativo. Esse documento pode conter imagens e informações importantes sobre o local, como serviços básicos, lojas, vida noturna, lancherias e locais para lazer próximos do imóvel. O mesmo pode ser utilizado para divulgar aos seus possíveis clientes por meio das redes sociais ou canais digitais da empresa.

Se sua imobiliária conta com um CRM integrado à ferramentas de automação de marketing, é possível disponibilizar esse tipo de material mediante o preenchimento de um formulário que pode solicitar informações relevantes dos leads como qual o bairro de interesse e qual o perfil do imóvel que busca. Assim, o corretor saberá quais imóveis enviar de acordo com o perfil de cada contato e não perderá tempo oferecendo imóveis que não sejam do interesse da pessoa.

Mantenha uma boa relação com síndicos, zeladores e porteiros

Outro segredo de muitos profissionais é o relacionamento com síndicos, zeladores e porteiros. Os profissionais que trabalham nos edifícios e condomínios ocupam um lugar estratégico e sempre têm informações privilegiadas sobre os dados das unidades que estão passíveis de venda ou locação.

É interessante ir até essas pessoas e se apresentar, esclarecendo quais são as suas pretensões de captação de imóveis na região. Você deve estabelecer um relacionamento de confiança e, se julgar necessário, pode até conceder uma pequena comissão informal ao finalizar uma negociação.

Portanto, a captação de imóveis envolve muito mais cuidados e ações estratégicas do que simplesmente prospectar novas propriedades. Para o profissional desse segmento se destacar e obter resultados acima da média, é preciso estar em busca constante de aprimoramento e novas táticas de mercado.

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