Cold call 2.0: como colocar em prática em sua imobiliária

cold call 2.0
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Leia neste artigo

Cold call é uma ligação realizada para fins comerciais sem que o vendedor tenha entrado em contato prévio com o prospect. A sua eficácia ainda gera dúvidas, mas como falamos em Técnicas de vendas – como bater metas sem fazer cold calls, é arriscado afirmar que um modelo não funciona, quando na verdade todas as estratégias de marketing ou vendas dependem do público-alvo do negócio. E mais: a cold call evoluiu para a cold call 2.0, que promete gerar mais resultados. A melhoria resulta da abordagem mais amena, com o objetivo de estabelecer uma conexão maior com os futuros clientes desde o primeiro contato.

No entanto, quais as principais diferenças entre essas técnicas de vendas? A primeira delas é que, enquanto a versão original trabalha com produtos e serviços de baixo valor agregado, a cold call 2.0 é mais eficiente para vendas complexas, como as realizadas no mercado B2B ou em fechamentos com alto valor agregado, como no mercado imobiliário. Outro ponto que merece destaque é o uso de tecnologia. A primeira utiliza basicamente internet e telefone, já a segunda utiliza soluções inovadoras como CRM imobiliários, app de vendas, entre outros.

Além disso, as cold calls operam com público não segmentado e sem muitas informações sobre o prospect. As cold calls 2.0 contam com planejamento estratégico e mapeamento de possíveis clientes. Assim, as ligações não ocorrem sem informações sobre os hábitos ou dores da pessoa que receberá o telefonema. Tudo isso para ressaltar a premissa de que o foco está no cliente e não no imóvel ofertado.

Quer saber como converter mais leads em visitas ou melhorar as técnicas de prospecção do seu time de corretores? Continue a leitura do artigo!

Como implementar a cold call 2.0 em minha imobiliária?

Separe as equipes de vendas outbound e inbound

É claro que esse passo só faz sentido para uma imobiliária que recebe um número significativo de leads do marketing. E por que essa separação é necessária? Simples. Para que as equipes fiquem mais centradas e produtivas. Enquanto o pré-vendas trabalha na qualificação de leads, o vendedor outbound entra em contato com os leads por meio de campanhas de e-mail ou ligações. Como os trabalhos são distintos, pode ser complicado para um único colaborador alternar entre as duas funções.

Estabelecer o perfil ideal de cliente

O processo de cold call 2.0 só será eficaz se a imobiliária investir um bom tempo na identificação do cliente ideal para o seu negócio. Esse ponto é importante não apenas para guiar ações de marketing, mas também para não investir recursos nas pessoas erradas. Lembre-se que, quando a imobiliária constrói a sua persona de forma prematura, direciona sua mensagem para muitas empresas e pessoas diferentes, desgastando a equipe e desperdiçando parte do orçamento do negócio. Por isso, estabelecer o perfil ideal do cliente é também economizar.

Construa a lista de contatos

O primeiro passo é resistir ao impulso de incluir em sua lista de contatos alguns números telefônicos e endereços de e-mail sem importância. Se a sua imobiliária trabalha com vendas e alugueis comerciais, por exemplo, quantos tomadores de decisão tem em sua lista de contatos? Já se o seu negócio tem como foco estudantes, a prospecção já conseguiu o contato dos pais ou responsáveis? Lembre que para uma cold call 2.0 eficaz é preciso entrar em contato com os tomadores de decisão.

Faça campanhas de email marketing

Lembre-se que ninguém gosta de ser interrompido. Logo, prefira sempre fazer o primeiro contato via e-mail. O telefone deve ser usado apenas para follow-up com os prospects que responderem a mensagem eletrônica. Uma boa prática indicada no livro “Receita Previsível” de Aaron Ross e Marylou Tyler é trocar os grandes lotes de e-mails enviados de uma única vez por envio regular de 50 a 100 mensagens por dia, para cada vendedor outbound. A ideia é que esse fluxo de trabalho funcione como uma espécie de campanhas de e-mail e a meta a ser atingida é de receber de cinco a dez respostas por dia.

Venda um sonho

Investir em relacionamento com o usuário permite que o vendedor ofereça não apenas uma casa ou apartamento, mas um sonho. Venda sonhos! Por meio da cold call 2.0, extraia o máximo de informação do prospect e com elas, faça com que o cliente consiga se imaginar dentro do imóvel dos sonhos dele. Não se esqueça ainda que a sua oferta deve resolver os problemas que ele enfrentava na antiga sala ou moradia.

Passe o bastão

Lembre-se da máxima: uma gestão centralizadora não costuma obter bons resultados. Delegue tarefas, compartilhe conhecimentos e crie uma equipe de prospecção outbound com autonomia suficiente para tocar a rotina de trabalho. Assim, os colaboradores podem gerar novas oportunidades de negócio para serem repassadas para os vendedores internos e externos. Uma boa prática é capacitar a equipe para que essa transferência de informação seja tranquila e que o time esteja alinhado para não deixar o bastão cair.

Agora que você já conhece todas as vantagens da cold call 2.0, acesse o infográfico “SPIN selling: roteiro de vendas pronto” e veja como melhorar ainda mais os resultados da sua imobiliária.

 

CTA__infografico_spin_selling

Buscar um artigo
Receba conteúdos exclusivos

Cadastre-se para receber notícias em primeira mão

Atendimento Comercial

Buscar

Vista é Loft

Em breve, nossos produtos usarão a marca Loft.