Vista é Loft/ CRM. Saiba mais em www.loft.com.br

Técnicas de vendas: como bater metas sem fazer cold calls

cold calls
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Leia neste artigo

As técnicas de vendas se tornaram uma grande preocupação na grade editorial do blog do Novo Vista. O motivo desse direcionamento é o novo panorama imobiliário brasileiro: a chegada dos millennials ao mercado, o redirecionamento das estratégias para se comunicar melhor com esse público e como criar um planejamento de marketing imobiliário para falar com diferentes perfis de clientes. Nesse cenário, é preciso tratar a venda de um imóvel com a complexidade que ela exige. Com técnicas que entendam o perfil e as necessidades dos prospects, o que elimina fazer cold calls ou criar ofertas sem nenhuma conexão com o imóvel ideal do prospect.

Essa série sobre técnicas de vendas também quer quebrar a premissa de que, para bater a meta, é preciso colocar mais corretores na rua ou mais vendedores na prospecção ativa. Ou seja, para aumentar a receita, não necessariamente é preciso fazer com que a equipe trabalhe intensamente. Os resultados podem ser alcançados por meio de um processo bem definido, ferramentas de gestão de vendas e relacionamento com o cliente e capacitação da equipe.

O segredo muitas vezes está em humanizar o processo de vendas, não apenas por meio da personalização da oferta, mas também se preocupando com todas as pessoas que fazem parte do ciclo: a gestão imobiliária, os corretores, os leads e os clientes também. Além disso, é preciso simplificar o processo, otimizar tudo que pode ser otimizado dentro do processo e analisar o fluxo de trabalho sempre.

No post de hoje, vamos falar sobre as cold calls, uma técnica de venda bastante utilizada, mas que ainda gera opiniões divergentes sobre a sua eficácia.

O que são cold calls?

É entrar em contato com uma pessoa para fins comerciais sem nunca ter falado com ela antes. No caso específico das cold calls, a prospecção ocorre por meio do telefone, mas essa técnica também é utilizada via e-mail – o coldmailing. Normalmente, o vendedor não tem informações sobre o consumidor (ou quando tem são superficiais).

Por que cold call gera divergência?

Há quem acredite que as cold calls não são boas para fechar uma compra, pois a pessoa não está esperando a ligação e, na maioria das vezes, nem sequer consentiu que o telefonema fosse feito. Em uma época em que as marcas estão modificando o planejamento estratégico para oferecer um atendimento cada vez mais personalizado, é comum que haja divergências sobre o assunto.

No entanto, é arriscado demais dizer que uma cold call não funciona. Se o consumidor ideal for a geração que já nasceu conectada, a imobiliária não vai obter bons resultados mesmo. Mas, o mercado não é composto apenas pelos millenials e, portanto, talvez haja uma segmentação na qual as cold calls ainda façam sentido. Para esse público, a primeira ligação acaba servindo para que o vendedor comece a conhecer o cliente potencial. Se ele for seguro, fazer as perguntas certas e vender muito bem “o seu peixe”, pode ser que a cold call acabe convertendo em venda.

Se a gestão da sua imobiliária já está mais habituada a utilizar o marketing digital e quer ampliar seus resultados sem fazer cold calls, continue a leitura desse artigo e veja como oferecer um atendimento cada vez mais personalizado para o prospect.

Como bater metas de vendas imobiliárias sem fazer cold call?

Como falamos no início do texto, para alcançar métricas não é preciso investir mais em contratação de pessoal para o departamento de vendas, mas organizar a casa para que os processos sejam bem definidos e otimizados. Contratar softwares de gestão, como um CRM imobiliário é um grande passo para deixar a rotina mais ágil.

Outro ponto é investir em marketing digital e conteúdo, pois ao planejar textos para a educação de leads, publicar em redes sociais ou produzir fluxos de automação, a gestão imobiliária terá acesso a informações dos clientes, conseguirá prever alguns hábitos de compras e não precisará mais fazer cold calls. Os artigos a seguir vão ajudar a equipe da sua imobiliária a implementar uma estratégia de resultado:

Vale ressaltar ainda a importância de investir em técnicas para vendas complexas, como o SPIN selling. Assim, como a cold call, um ciclo SPIN também é feito por meio de ligações telefônicas, mas a grande diferença, neste caso, é que o vendedor precisa fazer o trabalho de casa antes de discar. O grande objetivo dessa metodologia é reduzir o ciclo de vendas e fazer com que o corretor consiga oferecer o imóvel dos sonhos para o prospect. E como isso é possível? Coletando informações sobre a vida e hábitos do cliente potencial por meio de quatro tipos de perguntas: Situação, Problema, Implicação e Necessidade de solução.

Quer eliminar as colds calls da prospecção ativa e investir em técnicas de vendas como o SPIN selling, acesse o nosso conteúdo gratuito: Como o Spin selling pode contribuir para a redução do ciclo de vendas nas imobiliárias e saiba como montar um sequência de perguntas de resultado.

CTA_spin_selling

Buscar um artigo
Receba conteúdos exclusivos

Cadastre-se para receber notícias em primeira mão

Atendimento Comercial

Buscar

Vista é
Loft/ CRM
Saiba mais em www.loft.com.br