Contabilidade imobiliária: indicadores que todo gestor deve avaliar

Acompanhar os indicadores financeiros e de performance da equipe é determinante para que gestores possam apoiar suas tomadas de decisão. Por isso, a contabilidade imobiliária merece tanta atenção, apenas medindo os dados financeiros e de performance da equipe é possível identificar quais os fatores que impactam tanto positivamente como negativamente — no sucesso do negócio a curto, médio e longo prazos.

Para realizar o acompanhamento dos indicadores financeiros de forma mais precisa, assim como gerenciar o relacionamento com a equipe, clientes e prospects é imprescindível contar com um software de gestão imobiliária. Esse tipo de ferramenta processa e compara dados registrados no cadastro e histórico de imóveis e atendimento de cada cliente e prospects.

Além disso, a plataforma dispõe de recursos para que gestores consigam analisar métricas e resultados de maneira automatizada. Assim, as decisões e táticas passam a ser muito mais acertadas, porque os dados passam a estar integrados e devidamente organizados em uma única plataforma, facilitando sua análise.

O uso de um CRM imobiliário eficiente permite ainda otimizar o processo de trabalho de gestores e corretores, gerenciar e promover o aumento da produtividade do time. Isso porque torna-se possível administrar as principais informações de rotina de uma imobiliária, como por exemplo:

Fluxo de atendimentos de clientes

A funcionalidade possibilita que gestores e corretores acompanhem todas as etapas dos atendimentos de clientes e prospects, desde o pré-cadastro até o contrato assinado.

Tendência de valor do M² de regiões e bairros

Esse recurso permite avaliar se os imóveis disponíveis no portfólio da imobiliária está com o valor dentro da média do bairro, ou não, auxiliando na identificação de oportunidades para clientes e proprietários.

Dashboard com métricas, notificações e relatórios

No Painel de bordo é possível visualizar lembretes de atividades, as informações em gráficos do funil de vendas, além de saber quais mídias estão gerando mais retorno.

O CRM imobiliário Novo Vista oferece ainda outras funcionalidades e recursos a nível gerencial para acompanhamento dos indicadores que impactam diretamente na contabilidade imobiliária.

Indicadores que impactam na contabilidade imobiliária

Para conseguir extrair do CRM imobiliário dados e insights para uma gestão estratégica da sua imobiliária, é essencial se atentar ao indicadores que impactam diretamente na contabilidade imobiliária. Ao conseguir mensurar as principais despesas e ganhos, o gestor passa a ter um controle efetivo das finanças e obter uma visão analítica do negócio como um todo.

Alguns indicadores merecem mais destaque — afinal, influenciam no reajuste de contratos imobiliários. Há ainda diversos índices externos, relacionados ao mercado, que devem ser levados em consideração pelos gestores. Afinal, impactam nos indicadores financeiros da imobiliária. Acompanhar essas informações em tempo real é um dos principais benefícios para uma gestão imobiliária eficaz.

Listamos a seguir os principais indicadores que todo o gestor imobiliário deve avaliar constantemente.

Histórico de imóveis

Realizar a gestão dos imóveis, permite que a imobiliária mantenha a relação das unidades que estão disponíveis para venda e/ou locação sempre atualizada, levando em conta os índices de mercado para atualização dos valores comercializados. Manter o histórico atualizado, também permite que a imobiliária desenvolva estratégias para comercialização dos imóveis que estão no disponíveis no portfólio tendo como base os valores e outros dados sobre imóveis já vendidos ou alugados e o potencial de compra dos clientes cadastrados.

Cadastro de contratos

O recurso de lançamento de contratos, possibilita o registro dos envolvidos na comercialização do imóvel e os valores definidos na negociação. Isso possibilita que o gestor obtenha de forma prática e automatizada o registro de todas as negociações, disponibilizando até mesmo os valores da comissão entre os responsáveis pela venda para melhor planejamento da contabilidade imobiliária.

Objetivos de captação e de receita

Com esse recurso, a imobiliária pode estabelecer os seus objetivos mensais quanto ao número de captações e quanto a receita, para as áreas de venda e de locação. Esses objetivos são exibidos na página inicial do sistema juntamente com o potencial de compra dos clientes ativos.

Dessa forma, todos podem acompanhar quais os objetivos estipulados e o qual o percentual já alcançado, para cada mês e para o ano. Assim, tanto gestores como corretores conseguem visualizar as metas de vendas e locação que precisam ser atingidas para que a imobiliária seja bem-sucedida.

Entender quais indicadores realmente importam para o sucesso da sua imobiliária é o primeiro passo para incorporar a análise de indicadores na rotina de trabalho para impulsionar os resultados.

Conheça os recursos disponíveis no CRM Novo Vista que podem ajudar na contabilidade imobiliária.