O que levar em conta na hora de contratar um corretor de imóveis

Contratar um corretor de imóveis para compor a equipe de vendas da imobiliária pode ser um verdadeiro desafio. Afinal, a rotatividade de profissionais no mercado imobiliário é muito alta, fator que impacta negativamente nas finanças do negócio, uma vez que os custos envolvidos no processo seletivo, treinamento e aperfeiçoamento de profissionais contratados é alto.

A alta rotatividade sempre foi uma característica do mercado imobiliário, isso porque os corretores de imóveis são profissionais autônomos e têm a remuneração baseada em comissão. O que faz com que a retenção dos talentos seja um dos principais desafios para empresas da área. Outra dificuldade enfrentada pelas imobiliárias está em encontrar profissionais qualificados para compor a equipe de corretores. Com o mercado imobiliário reaquecido, a corretagem de imóveis está cada vez mais atraente para profissionais dos mais diferentes perfis.

Para contratar e reter talentos para sua imobiliária é imprescindível desenvolver uma estratégia eficaz de gestão de pessoas. Somente assim, é possível compor um time de sucesso, assim como reduzir a taxa de turnover da imobiliária.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci) o perfil do profissional da área mudou significativamente nos últimos anos. Fator que exige das imobiliárias uma mudança de postura tanto no processo seletivo como também no gerenciamento da equipe.  

Confira a seguir algumas dicas que reunimos para que sua imobiliária possa contratar um corretor de imóveis adequado ao perfil da empresa.

Dicas para contratar um corretor de imóveis

Defina um perfil ideal de corretor de imóveis para seu negócio

Antes de iniciar a busca por candidatos, é importante identificar o perfil ideal de profissional para preencher a vaga de trabalho. Uma forma de avaliar as características de um corretor de imóveis que gera bons resultados para o negócio é fazendo o acompanhamento das métricas e indicadores de desempenho da equipe de corretores por meio de um CRM imobiliário. Essa iniciativa ajuda o gestor a identificar o perfil de corretores de imóveis com melhor desempenho através de gráficos, relatórios gerenciais e uma série de indicadores.

Componha uma equipe diversificada e multidisciplinar

Tradicionalmente, a profissão de corretor de imóveis sempre foi dominada pelos homens, Apesar da profissão existir há muitos anos, a atuação das mulheres no setor só foi permitida a partir de março de 1958. Nos últimos anos, as mulheres passaram a se destacar nessa profissão, tendo um aumento de 144% no número de corretoras de imóveis atuantes no mercado. Segundo dados do Cofeci, as corretoras de imóveis já contabilizam 32% dos profissionais do mercado imobiliário.

Ainda de acordo com o Cofeci, hoje há mais mulheres trabalhando como corretoras, o nível de escolaridade está cada vez mais alto e há mais profissionais autônomos no mercado. A pesquisa também apontou aumento no número de corretores atuantes, assim como mudança na faixa etária: a idade média é 46 a 55 anos. Os dados revelam que é possível investir em uma equipe diversificada e multidisciplinar para compor um time de corretores de sucesso.

Avalie se o propósito profissional do candidato está alinhado ao negócio

Para avaliar se o propósito profissional do candidato está alinhado à missão, visão e valores do negócio é importante realizar algumas perguntas estratégicas durante o processo seletivo. Confira as principais perguntas que executivos renomados fazem aos seus candidatos:

  • O que você sabe sobre a empresa?;
  • Se estivermos aqui após um ano comemorando o bom resultado que você obteve, o que teremos atingido juntos?;
  • Qual foi sua primeira experiência profissional remunerada?;
  • Quais são os seus hobbies fora do trabalho?;
  • Qual foi o argumento de vendas mais matador que você já usou para vender alguma coisa?
  • Como você busca se manter atualizado sobre o mercado imobiliário?

Dessa forma, o gestor poderá verificar se o candidato atende às necessidades e expectativas da imobiliária.

Acesse o blog do Vista e confira outra dicas sobre gestão imobiliária.