Corretagem imobiliária: conheça a nova técnica para adaptar a gestão na era digital

Impactar os principais stakeholders da imobiliária na era digital exige uma nova postura por parte dos corretores de imóveis. Os profissionais precisam adaptar as estratégias de vendas para realizar a corretagem imobiliária de forma assertiva. Isso porque, a transformação no comportamento do consumidor modificou a forma de abordagem deste profissional com seu público-alvo. Assim como, requer um acompanhamento mais próximo e personalizado com o cliente – desde o momento em que ele está apenas buscando informações na internet até o fechamento do negócio.

Por isso, entender os diferentes perfis de consumidores, identificar como eles se comportam e, principalmente, saber quais são suas motivações ao adquirir ou vender um imóvel é fundamental para direcionar as estratégias de vendas. Isso certamente irá contribuir para que a imobiliária forneça uma experiência extraordinária em toda a sua jornada de compra.

As expectativas dos consumidores em relação às experiências digitais se tornam cada vez mais elevadas. É primordial acompanhar esse novo cenário, estabelecer um relacionamento de confiança e oferecer a melhor proposta para o cliente no momento adequado.

Cada consumidor tem suas particularidades, seus sonhos, suas necessidades. Diante disso, definir o perfil ideal de cliente é o primeiro passo para que o corretor de imóveis conheça de forma aprofundada os diferentes perfis do seu público-alvo. Nesse contexto, o  papel do corretor de imóveis não se resume apenas em vender. Ele deve participar ativamente de todo o processo de venda do imóvel, incluindo desde a atração do cliente até mesmo questões contratuais e jurídicas envolvidas na corretagem imobiliária.

Nova técnica para adaptar a corretagem imobiliária à era digital

Não temos mais como fugir da era digital. As empresas que não se adaptarem acabarão ficando para trás. De acordo com a pesquisa levantada pelo portal MarketingImob, 90% das pessoas que buscam por imóveis, são originadas na internet.

Antigamente o atendimento ao cliente era feito, além de presencialmente, apenas com a ajuda de um telefone. Hoje, as formas digitais de atrair um contato interessado são inúmeras: aplicativos de mensagens, redes sociais, site, chats online, emails, portais etc.

Mas os uso de tantas ferramentas digitais pode ser um problema. Além do mais, a velocidade que precisamos responder um cliente hoje é muito maior e diferente da forma como era feita antigamente. Imagine que você pode perder uma venda por questão de minutos! É preciso ser rápido, por isso, boa parte das imobiliárias estão adotando outros meios de comunicação com o cliente. Entretanto, adotar diversos meios de comunicação digitais e não estar preparado para isso pode ser um tiro no pé.

Nesse sentido, para facilitar os processo internos, todos os trâmites envolvendo a negociação da compra e venda de um imóvel devem ser registrados e devidamente documentados em um sistema específico para imobiliária. Isso proporciona tanto ao negócio como também aos corretores maior controle e gera dados que podem subsidiar estratégias de marketing e vendas.

Para criar boas experiências dentro e fora do ambiente digital, o segredo está em adotar essa nova técnica de captação, conversão e fidelização de clientes. Isso proporciona à imobiliária e ao corretor um posicionamento mais estratégico para a conquista de novos clientes.

Já ressaltamos aqui no Blog da Vista, a importância de utilizar estratégias de marketing digital para alavancar as vendas. Mas, além disso, ainda é preciso promover um tratamento diferenciado ao cliente e acompanhar de perto todas as questões burocráticas que envolvem a corretagem imobiliária.

Portanto, para que as informações de todas as etapas do processo de compra e venda de um imóvel  esteja acessível aos gestores e clientes, é imprescindível registrá-las em um CRM imobiliário. Isso irá ajudar o corretor a documentar de forma automatizada as atividades e tempo empenhados para alcançar o resultado desejado. Com auxílio dos recursos disponíveis é possível gerar relatórios, assim como otimizar a gestão e relacionamento com clientes e prospects.

O CRM surge como uma ferramenta fundamental para aqueles que desejam adaptar a gestão na era digital para vender mais e otimizar resultados do negócio a longo prazo.

E você, já está utilizando novas técnicas para adaptar sua atuação na era digital? Comente abaixo e nos conte quais táticas costuma utilizar!