Corretora de imóveis: porque as mulheres se destacam no mercado imobiliário

A trajetória de sucesso de Barbara Corcoran, que deixou o emprego de garçonete para empreender no mercado imobiliário e, hoje, é considerada uma das empresárias mais bem-sucedidas dos Estados Unidos é inspiração para inúmeras corretoras de imóveis. Na última década, as mulheres têm conquistado espaço na sociedade e se posicionado como referência no mercado de trabalho em muitas áreas de atuação, atuando também em cargos de gestão.  

Devido ao ótimo desempenho, as mulheres estão se destacando em setores que, tradicionalmente, ainda são dominados pelos homens. Na realidade do mercado imobiliário não é diferente. Apesar da profissão de corretor de imóveis já existir há muitos anos, a atuação das mulheres no setor só foi permitida a partir de março de 1958. Isso porque o artigo 37 do Código Comercial Brasileiro, proibia as mulheres de atuarem como corretora de imóveis até essa data.

Nos últimos anos, o número de mulheres nessa profissão aumentou em 144%. Segundo dados do Cofeci-Creci, as corretoras de imóveis já contabilizam 32% dos profissionais atuantes no mercado imobiliário. Um levantamento feito pela Serasa Experian, revela que existe hoje no Brasil mais de 5 milhões de empreendedoras. Outro estudo, intitulado “Quem São Elas”, realizado pela Rede Mulher Empreendedora (RME), apresentou o perfil dessas mulheres:

  • 55% das empreendedoras brasileiras têm filhos, e, dentre as que são mães 75% decidiram empreender após a maternidade;
  • 79% delas possuem ensino superior completo, com média de idade de 39 anos;
  • 61% são casadas;
  • 44% são chefes de família;
  • 39% contam com o auxílio de alguém no negócio.

Os dados demonstram a representatividade e a relevância da mulher nos negócios. O segredo do sucesso delas no mercado de trabalho está em conciliar disciplina, empenho e dedicação. Mas, apesar do alto desempenho, elas ainda enfrentam reprovação e condições de salário diferentes para atuações no mesmo cargo.

Corretoras de imóveis: histórias inspiradoras de mulheres que se destacam no mercado imobiliário

Graziella Labate é uma das milhares de mulheres empreendedoras com histórias inspiradoras. Atuando no mercado imobiliário desde 2002 e há mais de 10 anos à frente da Graziella dos Imóveis, atribui seu sucesso à união de experiências e vivências profissionais que acumulou ao longo dos anos.

Antes mesmo de iniciar sua carreira no mercado imobiliário, Graziella notou desde muito cedo seu perfil empreendedor. Aos 10 anos, aproveitou as férias escolares na praia com a família e abriu uma lojinha em casa, que levava o nome Folhas e Paetês. Já no mercado profissional, passou por diversas experiências, chegando a atuar como vendedora de lojas de roupas, sacoleira no colégio e, até mesmo, no mercado financeiro. Graduada em psicologia, decidiu seguir seu sonho e abrir oficialmente seu primeiro negócio ao invés de seguir na sua área. Foi então que ela decidiu montar uma Fábrica de Chocolates.

“Desde cedo já era nítida minha “veia comercial” e hoje vejo que a união de todas as experiências e aprendizados foi de fundamental importância para minha trajetória profissional. Quando eu e minha sócia percebemos que o nosso negócio estava dando muito mais trabalho do que retorno financeiro vi que era hora de iniciar um novo desafio na minha carreira”, revela Graziella.

Apesar do seu primeiro negócio não ter evoluído, Graziella não desanimou. Pesquisou outros mercados, trabalhou em outras áreas e, um dado momento, foi convidada para cobrir uma secretária, que sairia de licença maternidade, no escritório de um empresário que atuava no mercado imobiliário de alto padrão. Poucos meses de trabalho foram suficientes para ela perceber que tinha talento e potencial para ser uma corretora de imóveis. “ Me encontrei”, comenta.

 

Iniciou sua carreira no mercado imobiliário como corretora de imóveis na Axpe Imóveis Especiais, onde ficou por cinco anos e pouco tempo depois alçou o cargo de superintendente (gerente de equipe) na Lopes. Em 2008, a tendência empreendedora falou mais alto e decidiu que era a hora de investir no próprio negócio.

“O fato de ter atuado nessa área como corretora imóveis e posteriormente como gestora de equipe, me deu embasamento para gerenciar meu próprio negócio. Decidi então, incorporar na realidade da empresa estratégias que considero efetivas e dispensar aquelas que não trazem resultados, levando em consideração minhas experiências anteriores no segmento”, afirma.

Desde então, o negócio que começou em uma sala comercial e um blog cresceu e, hoje, sua empresa é especializada em imóveis de alto padrão, atendendo as regiões dos Jardins, Itaim, Higienópolis e arredores.

Dicas para corretoras de imóveis se destacarem no mercado

Graziella se orgulha em afirmar que a empresa é gerida por mulheres. Sua sócia, Mariana Carvalho é um exemplo de profissional que iniciou sua carreira como corretora de imóveis e conseguiu se destacar, passando a dividir a gestão da Graziella dos Imóveis.

Os aprendizados conquistados durante sua trajetória profissional foram indispensáveis para o sucesso de Graziella. Para inspirar outras mulheres, que assim como ela buscam uma colocação de destaque no mercado, ela oferece algumas dicas:

  • Capacitação para aperfeiçoamento profissional

Buscar por capacitação para o aperfeiçoamento profissional é um diferencial nesse segmento. É importante conhecer as principais novidades da área e se tornar referência para se destacar. Confiras as melhores fontes de pesquisa sobre o mercado imobiliário.

  • Foco na área de atuação

Na visão de Graziella, é preciso se dedicar a uma área específica dentro do seu segmento de atuação para se tornar autoridade naquilo que faz e ganhar reconhecimento.  

  • Resiliência

Nessa profissão é importante ser resiliente. Afinal, trabalhar como corretora de imóveis pode ser um pouco frustrante quando você não consegue vender. Por isso, é preciso ter a capacidade de não desistir diante das adversidades para alcançar o sucesso.

  • Postura profissional

A corretora de imóveis deve prezar por uma postura profissional, como em qualquer outro segmento, para reforçar seu posicionamento como autoridade no assunto. 

Para continuar inspirando outros profissionais do mercado imobiliário, Graziella enfrenta um novo desafio em sua carreira e está focada em desenvolver um trabalho de educação para corretores. Em breve deve começar a escrever artigos em portais especializados, assim como lançar os primeiros vídeos em seu canal próprio no Youtube.

Quer mais dicas de como se destacar na profissão? Continue acompanhando os conteúdos do blog da Vista.