Além do CRM imobiliário: recursos tecnológicos para nível gerencial

No Brasil, cerca de 20% das empresas utilizam sistemas de CRM para gerenciar a carteira de clientes. A informação é do portal de dados mantido pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) e inclui organizações de áreas como indústrias de transformação, atividades imobiliárias e construção. Entre os cases de sucesso, podemos citar a utilização de CRM pelo Banco do Brasil com objetivo de fidelizar clientes e o da Coca-Cola Brasil, que integrou a tecnologia com as redes sociais para sanar dúvidas, registrar reclamações e elogios. Remando a favor dessa maré, cada vez mais imobiliárias têm investido no CRM imobiliário para ampliar os resultados das vendas.

Os motivos para contratar um CRM imobiliário volta e meia é tema do blog. Isso porque a tecnologia contribui para o aumento das taxas de conversão, torna o relacionamento com o clientes mais eficaz, além de facilitar o cálculo do ROI e controlar os apartamentos e casas disponíveis para locação ou venda.

Não há dúvidas de que a tecnologia gera novos negócios imobiliários, mas como saber qual o CRM imobiliário é o melhor para a minha empresa? Nenhuma pessoa é igual a outra, não é mesmo? O mesmo acontece com as organizações, cada uma conta com suas peculiaridades, com escopos e talentos diferentes. Nesse contexto, invista em um CRM imobiliário que ofereça flexibilidade na arquitetura da ferramenta. O Novo Vista, por exemplo, permite que funções sejam acrescentadas ou retiradas, de acordo com a necessidade da empresa. Além disso, é o gestor quem define os grupos de acesso e quais informações estarão disponíveis para quais colaboradores.

Confira abaixo as principais funcionalidades do Novo Vista e veja como esse sistema pode otimizar a gestão das imobiliárias.

5 recursos do CRM imobiliário Novo Vista para facilitar a gestão

Relatórios

Os relatórios são essenciais para as tomadas de decisão da gestão imobiliária. Eles podem mostrar a listagem de imóveis por qualquer critério, como os cadastrados no período ou por tipo, número de prospecção por corretor e veículo de captação. É possível extrair resultados cruzando os clientes com o veículo de captação que originou o contato e também os atendimentos desatualizados vinculados ao corretor. Essas informações contribuem para analisar se é melhor investir em anúncios em jornais, mídias sociais ou portais imobiliários.

Outro ponto que merece destaque é que o Novo Vista exibe um relatório de adesão da ferramenta. A funcionalidade é fundamental para a implantação do sistema, mas também analisa a produtividade da equipe, já que apresenta quantas vezes os corretores utilizaram o CRM imobiliário e quanto maior for essa adesão, melhores serão os resultados.

Lembretes

O CRM imobiliário Novo Vista oferece três tipos diferentes de lembretes: imóveis desatualizados, clientes desatualizados e novos imóveis para seus clientes. Como eles funcionam na prática? O ideal é que o corretor mantenha contato com o cliente que está atendendo frequentemente e se esse contato não é feito depois de alguns dias, o cliente entra automaticamente para a lista de desatualização no dashboard do gestor.

Nela, o diretor ou gerente consegue identificar quem são essas pessoas e qual corretor está encarregado do processo de venda. Assim, pode dar continuidade ao atendimento ou encaminhar para outro profissional. É importante ressaltar, no entanto, que a própria gestão estabelece o prazo mínimo para receber o lembrete de desatualização.

Também é possível cadastrar os tipos de casas ou apartamentos que os clientes desejam. Sempre que o Novo Vista for atualizado com algum imóvel, cruzará essas informações e emitirá um lembrete para que o cliente seja avisado do surgimento do imóvel de acordo com a sua preferência.

Os lembretes são essenciais para a gestão eficaz de atendimentos aos clientes. O corretor consegue ter acesso às pessoas que não mantém contato há algum tempo e a gestão, um panorama geral de toda a equipe.

 Performance

Por meio dessa ferramenta, a gestão pode personalizar o objetivo mensal ou anual das vendas. Assim, configura-se os veículos onde há investimento, além de manter atualizado o percentual atingido e o que falta para alcançar a meta.

E não são apenas o diretor e o gerente que podem configurar os objetivos. Os corretores também conseguem estabelecer um valor mensal para si e trabalhar para atingi-lo. Essa funcionalidade do CRM imobiliário Novo Vista permite que o corretor saiba qual foi a sua contribuição para os resultados da empresa.

Gráficos

A performance dos gráficos podem mostrar o desempenho do funil de vendas e veículos de captação, ou seja, quanto cada mídia trouxe de prospects e clientes. Ao clicar na figura, é possível identificar quais clientes foram captados e em que etapa do funil eles se encontram. Essas pessoas também podem ser vinculadas ao corretor responsável pelo atendimento. Assim, o gestor consegue visualizar, por exemplo, o número de prospecções e quantas foram convertidas em visitas ou vendas. Se um corretor tem muita prospecção e pouco fechamento, a imobiliária pode planejar treinamentos para ajudá-lo a melhorar seus resultados.

Outro ponto que merece destaque é que as imobiliárias aplicam bastante recurso em marketing, mas, muitas vezes, não têm um controle do retorno desse investimento. O CRM imobiliário Novo Vista, consegue identificar quais mídias geram mais prospecção, visita, proposta e fechamento. O gráfico é essencial para tornar o marketing imobiliário mais assertivo, já que a gestão pode aumentar o investimento no veículo que converte em mais visitas, por exemplo.

Ranking

O Ranking nada mais é do que uma série de registros coletados e organizado em listas com o objetivo de motivar os corretores. Como um dos diferenciais do CRM imobiliário Novo Vista é a flexibilidade, aqui também é a gestão quem decide quais critérios serão analisados, quais pesos serão estabelecidos para cada um deles e qual o período da análise. Alguns exemplos de ranking são: captação de imóveis, prospecção, visitas, placas de exclusividade, entre outros.

A gestão pode inclusive oferecer comissão ou outros benefícios para estimular ainda mais a equipe. Veja abaixo como montar uma pontuação para os corretores:

Até mil pontos – Categoria Junior

1-3 mil – Master

Mais de 5 mil – Sênior

Uma boa prática é oferecer reforço positivo sempre que um corretor passar de uma categoria para a outra. Os resultados com certeza serão sentidos no funil de vendas. Experimente!

Agora que você já conhece alguns benefícios que o CRM imobiliário Novo Vista oferece para a gestão, clique aqui e teste gratuitamente por 15 dias.