Como está o funil de marketing da sua imobiliária?

“Se você for realmente relevante para o público, ele prestará atenção em você.” – Martha Gabriel, escritora, palestrante e consultora de marketing digital.

Sua imobiliária possui um funil de marketing estruturado? Saiba que essa estratégia é muito importante para impactar seu público de forma eficiente e estabelecer um relacionamento personalizado com seus clientes e prospects.

Cada vez mais o mercado imobiliário tem constatado que é importante integrar o marketing para atrair, converter e fidelizar clientes para o negócio. Porém, é essencial que a adoção de estratégias de marketing esteja aliada e trabalhe de forma interconectada ao processo de vendas da imobiliária para alcançar resultados satisfatórios.

De acordo com Adriano Nasser, Head of Channel Sales do Google, o mercado do imóvel será cada vez mais móvel. Diante das constantes mudanças no comportamento dos consumidores, as imobiliárias precisam urgentemente melhorar a sua presença no ambiente digital, assim como promover um atendimento multiplataforma para conquistar o novo perfil de compradores.

Para se ter uma ideia de como essa nova realidade impacta os negócios imobiliários, durante sua palestra no Conecta Imobi — principal evento de vendas, tecnologia e marketing do mercado imobiliário brasileiro — o executivo revelou que o Google registra mensalmente 20 milhões de buscas relacionadas ao mercado imobiliário e alertou que a procura por imóveis no celular vem crescendo 100% ao ano, sendo que 64% do total dessas buscas utilizam o termo “próximo a mim”, recurso de georreferenciamento presentes nos aparelhos móveis.  

Os dados evidenciam a importância do marketing digital no setor imobiliário. Sua imobiliária está aproveitando todas oportunidades que o mundo digital oferece? Continue a leitura desse material e saiba como está o funil de marketing do seu negócio e como é possível otimizá-lo.

Avaliando o funil de marketing da sua imobiliária

Para saber como está o funil de marketing da sua imobiliária, primeiramente a gestão precisa avaliar juntamente com seus corretores os seguintes pontos no fluxo de trabalho:

  • Tempo que os corretores levam para realizar o primeiro atendimento de prospects e novos leads;
  • Quantidade e qualidade dos leads disponíveis aos corretores são suficientes?
  • Taxa de conversão dos visitantes em leads;
  • Taxa de conversão de leads em clientes;

Todos os itens acima são impactados diretamente pelo funil de marketing da imobiliária. Por isso, é preciso estabelecer estratégias para se relacionar com o lead nas diferentes etapas da jornada de compra: Topo, Meio e Fundo de Funil, que são divididas em quatro passos:

  1. Aprendizado e descoberta:

    Nesse momento, o consumidor está buscando informações para atender uma necessidade ou problema, mas ainda não tem muito claro quais soluções buscar. É considerada etapa de atração, na qual os consumidores podem chegar ao seu site e blog buscando informações iniciais a respeito de imóveis, por isso é muito importante que a imobiliária faça o compartilhamento esporádico de conteúdos relevantes em redes sociais e no blog da empresa para conseguir atrair e converter esse visitante em lead.

  1. Reconhecimento do problema:

    Nessa etapa o consumidor já tem claro o que busca, porém quer se aprofundar com informações que podem ajudá-lo na decisão ideal. Assim como, conhecer as diferentes soluções disponíveis no mercado que possam atender suas necessidades. Portanto, é fundamental que nesta etapa, a imobiliária produza conteúdo que seja relevante, tire as dúvidas da pessoa e a ajude a seguir em frente com seu interesse, efetuando o envio esporádico de materiais que possam auxiliar o lead nas suas dores. Exemplo: realizar o envio de e-mail marketing ou newsletter semanal de conteúdos.

  1. Consideração da solução:

    Nesse momento da jornada de compra, o consumidor já comparou preços e serviços, conferiu a reputação da imobiliária através de avaliações online e visitou diversos portais imobiliários, mas está em busca pelo melhor profissional/empresa para ajudá-lo. Dessa forma, o corretor deve passar a atuar de forma consultiva, cabe ao profissional entender mais a fundo as necessidades deste prospect para para conseguir oferecer soluções ideais.

  1. Decisão de compra:

    Para ajudar a aumentar a taxa de conversão de leads em clientes, nesta etapa, a imobiliária pode disponibilizar cases de sucesso e outros materiais que reforçam os diferenciais do seu produto ou serviço para convencer o lead a fechar o negócio.

Avalie se a estrutura do seu funil de marketing tem acompanhado todas as etapas da jornada de compra do seu futuro cliente. Identifique novas ações que podem ser realizadas e torne o  funil da sua imobiliária ainda mais eficiente.

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