Importância do networking para vender imóveis

“O mais importante ingrediente na fórmula do sucesso é saber como lidar com as pessoas.” Theodore Roosevelt, político norte-americano.

Construir uma rede de relacionamento é essencial para o sucesso de qualquer profissional. Na realidade do mercado imobiliário, a importância do networking é ainda mais evidente. Diante da alta competitividade no setor, ampliar a rede de contatos é importante para conseguir se destacar da concorrência.

O fato das relações humanas estarem ganhando cada vez mais relevância no ambiente corporativo exige uma mudança comportamental no modo com que os corretores de imóveis se relacionam com as pessoas. É importante ser estratégico, mas também não esquecer de estabelecer novos contatos de forma mais humanizada possível.

Muitos corretores no anseio de fechar negócio estão focados apenas nas relações comerciais e, ao invés de fortalecer vínculo com profissionais e especialistas da área, parentes, amigos e colegas, acabam adicionando pessoas desconhecidas nas suas redes sociais apenas para aumentar o número de conexões.

Porém, esquecem que o mais importante não está na quantidade de contatos que é adicionada à sua rede, mas a qualidade das conexões estabelecidas. Manter uma rede social profissional como o LinkedIn, por exemplo, é extremamente importante para quem quer ascender profissionalmente ou para quem deseja alavancar os negócios, mas é necessário utilizar todo o potencial dessa rede a seu favor.

Para ser visto e lembrado mantenha uma comunicação recorrente com aquelas pessoas que você vê potencial de relacionamento futuro, seja como cliente, parceiro de negócios, ou promotor da sua marca. Ao entender que todo relacionamento é um potencial gerador de negócios, evita-se utilizar práticas invasivas e o networking passa a ser feito de forma mais natural e espontânea.

Entendendo a importância do networking para vender imóveis

A forma como o profissional se comporta seja no ambiente digital ou fora dele é o que irá garantir que as pessoas recomendem seus serviços e o fechamento de negócios será uma consequência natural das conexões que foram criadas.

Por isso a importância de incorporar o networking de forma estratégica nas atividades de rotina. Esse método de marketing pessoal é extremamente eficaz para que o corretor identifique novas oportunidades de negócios, firme parcerias de sucesso na sua área de atuação e seja reconhecido como especialista do mercado imobiliário.

Algumas estratégias são fundamentais para desenvolver um relacionamento sólido com seus contatos e com profissionais e especialistas da área, entre elas podemos citar: participação em eventos e treinamentos da área, além do uso de estratégias efetivas nas redes sociais.

Para construir um networking de sucesso, é essencial estudar o perfil das pessoas que integram sua rede, assim pode encontrar maneiras de entrar em contato sem parecer intrusivo ou inconveniente. Você pode aproveitar alguma data ou acontecimento importante para enviar uma mensagem de celebração ou mesmo iniciar uma conversa quando exisitir algum assunto pertinente que de fato possa interessar à pessoa.

O “netweaving” é o novo termo que vem sendo adotado para tornar as relações profissionais mais humanizadas. A metodologia propõe uma forma nova de obter oportunidades profissionais e enxergar as relações humanas. Ao adotar essa tendência, os corretores de imóveis podem fortalecer cada vez mais seus relacionamentos através da troca de experiências e ideias, mas sem esperar retornos imediatos.

Dessa forma, é possível estabelecer uma relação mais do que apenas profissional com sua rede de contatos e os laços de amizade são construídos sem intenção de venda, ou seja, de forma verdadeira. Sem dúvida, uma troca de experiências e conhecimentos pode trazer, como consequência indireta, novos negócios aos profissionais que enxergam a importância do networking para vender imóveis.

Quais estratégias você utiliza para que sua rede de contatos continue atualizada quanto ao seu negócio? Compartilhe conosco nos comentários.