O que é um sistema CRM e como ele funciona?

CRM (Customer Relationship Management) significa gerenciamento de relacionamento com o cliente. Toda empresa que reconhece que o seu bem mais valioso é o cliente deveria utilizar algum sistema de gestão de relacionamento. Em sua essência, CRM é mais do que tecnologia, é uma cultura voltada para a entrega de uma experiência única e memorável aos consumidores.

Neste artigo, entenderemos o que é um sistema CRM, seu funcionamento e os benefícios para sua imobiliária. Acompanhe:

O que é um sistema CRM?

É um software responsável por gerenciar a base de dados com foco no cliente. Esse mecanismo automatiza o processamento e armazenamento de todas as informações originadas nos cadastros, interações e transações entre consumidor e empresa. Pode ser considerada uma ferramenta de inteligência de negócios, pois costuma ser usado para dar mais embasamento à tomada de decisões mais estratégicas.

O objetivo de um sistema CRM é garantir eficiência à gestão dos clientes. Ele busca se antecipar às suas necessidades e, assim, agregar mais valor às experiências de atendimento e consumo do cliente com a empresa.

Como funciona?

A seguir, mostraremos na prática um simples exemplo de quando e como é exigido um sistema CRM:

Imaginemos um visitante que acessa o site da sua imobiliária, se interessa pelos imóveis e resolve se cadastrar na sua lista para receber novidades sobre sua região de interesse. A partir desse ponto, o sistema CRM entra em ação para gravar os dados preenchidos na landing page, como nome, e-mail e localização. Além disso, o software monitorará as futuras ações daquele novo lead com a sua empresa, como a quantidade de e-mails clicados e as aberturas de chamados no atendimento.

Vale destacar mais uma funcionalidade do software CRM: apontar a hora certa para fazer uma abordagem de venda. Isso acontece quando no planejamento e na configuração do sistema se define os parâmetros necessários para que um lead avance durante o funil de vendas. Geralmente, o sistema exibe a tendência de preço do metro quadrado da região almejada por cada lead e registra a entrada de um novo imóvel disponível naquela área. São recursos que auxiliam o corretor a identificar melhores oportunidades de negócio.

Quando imóvel e valores são compatíveis aos interesses de um lead, o corretor recebe lembretes indicando a possibilidade de iniciar um contato de venda e, se possível, agendar uma visita à locação.

Quais são os seus benefícios?

Reduz o trabalho manual

A automatização de processos minimiza as chances de erros manuais. Todo trabalho de montar extensas planilhas também se torna desnecessário. A ideia é que com um sistema CRM os funcionários possam ser mais produtivos, focados no planejamento e na construção de estratégias de venda e atendimento ao cliente.

Ajuda na segmentação de estratégias

Como as informações dos leads e clientes ficam armazenadas na plataforma, é possível personalizar ações de marketing de acordo com o perfil e interesses dos cadastrados. Por exemplo, você pode criar uma campanha de e-mail marketing voltada apenas para as mulheres da lista, para as pessoas que baixaram um determinado conteúdo, etc.

Centraliza o atendimento

Um dos aspectos relevantes de um software CRM é a organização das informações importantes sobre o relacionamento com os clientes em um único lugar. O ambiente deve ser acessível a todos os corretores ou profissionais de marketing e vendas. Um painel de fácil leitura e dispondo as principais informações dos contatos também é fundamental para uma gestão mais simplificada.

Aumenta as vendas

Um software CRM facilita tanto o trabalho de gestão de clientes que a consequência natural é um crescimento nas taxas de conversão. Isso pode ser traduzido em uma negociação entre corretor e lead, em que o profissional da sua imobiliária, amparado pelo sistema, tem à disposição informações mais completas tanto sobre o imóvel como, principalmente, do potencial cliente (interações, interesses, dados pessoais, etc.).

Em suma, o sistema CRM coloca seu cliente no centro das atenções e oferece à sua empresa todos os recursos necessários para superar a expectativa do público. Você terá mais condição para criar estratégias assertivas de relacionamento, atendimento e vendas.

Entendeu o que é um sistema CRM e o que ele pode fazer pelo seu negócio? Então, participe nos comentários e compartilhe sua opinião conosco!