Passo a passo: como montar uma imobiliária de sucesso!

A redução na inflação, a diminuição na taxa de juros e o aumento do PIB (Produto Interno Bruto) do país devem aquecer o mercado imobiliário brasileiro nos próximos meses. A oportunidade de negócio é latente e, embora os negócios nesse ramo sejam bastante competitivos, dispara na frente quem investe em planejamento e trabalha com o foco no cliente, não apenas na oferta de uma casa, apartamento ou sala comercial. Mas como acertar nesta equação? Como montar uma imobiliária de sucesso?

A chave do sucesso é planejar, desenhar processos que aumentem a produtividade da equipe e medir todas as estratégias para gerar novos insights. No post de hoje, preparamos um passo a passo para montar uma imobiliária de sucesso e aproveitar as oportunidades desse negócio. Confira abaixo!

Como montar uma imobiliária de sucesso em 5 passos

Monte um plano de negócio

O primeiro passo para quem deseja aprender como montar uma imobiliária de sucesso é fazer um plano de negócio eficaz. Nesse documento constam os objetivos e metas iniciais da empresa, analisando criteriosamente o segmento, a viabilidade e a forma pela qual o empreendimento vai atuar para que os resultados sejam alcançados.

É indispensável fazer uma análise minuciosa do mercado, verificando os pontos fracos e fortes da imobiliária, além de mapear soluções para dificuldades que possam surgir. Outro ponto importante é definir o público-alvo para direcionar as estratégias para atingir esse cliente ideal. As fontes de consulta podem ser livros, portais de notícias do mercado imobiliário, economistas e especialistas da área.

Escolha a melhor localização

O próximo passo é escolher o local perfeito para montar uma imobiliária de sucesso. Pense no tipo de imóvel que você pretende negociar, os bairros do seu portfólio que terão mais casas e apartamentos  e no público que você deseja engajar. Se o foco é apartamentos para estudantes, fique perto das universidades. Já se o objetivo é alugar ou vender para empresários, o centro é uma ótima pedida. Enfim, foque em regiões com bom acesso, principalmente facilitado por pontos de ônibus, estações de metrô ou vias expressas. Oferecer uma área exclusiva de estacionamento também é positivo.

Contrate a equipe certa

O passo seguinte é montar uma equipe alinhada e engajada em montar uma imobiliária de sucesso. Muita gente pensa que uma imobiliária só é feita de corretores, mas isso é um grande engano. Apesar deles serem a linha de frente do negócio e demandarem grande qualidade em sua atuação (além do registro no CRECI), existem outros colaboradores que também são muito importantes. Muitas vezes é a secretária que fará o primeiro contato com os clientes. Investir em alguém qualificado e experiente para esse cargo é fundamental. Até mesmo a gestão imobiliária pode se aprimorar, investindo em cursos e treinamentos específicos.

Aumente o seu networking

Uma vez escolhido o local e contratada a equipe, é hora de investir em networking. Você jamais vai saber como montar uma imobiliária de sucesso se não tiver os contatos certos. Para isso, converse com pessoas estratégicas do ramo e também troque experiências com os corretores que fazem parte do seu time.

Ligue para imobiliárias de áreas onde você não tem tanto interesse em atuar e ofereça parcerias por meio de indicações trocadas. As redes sociais também podem ajudar bastante, especialmente com um perfil profissional seu e dos seus colaboradores no LinkedIn.

Invista em marketing digital

Uma boa estratégia de marketing digital é fundamental para ter uma imobiliária de sucesso. Você pode ganhar credibilidade e autoridade em seu ramo, especialmente se investir nos locais adequados. Um bom site imobiliário é indispensável. Invista em um design sóbrio e coloque suas formas de contato em todas as páginas. Além disso, adotar o marketing de conteúdo por meio de publicação de  artigos relevantes e que atraiam a atenção do seu público-alvo é o pontapé inicial para atrair os millenials

Ficou com alguma dúvida sobre como montar uma imobiliária de sucesso? Você pode dividi-la conosco nos comentários ou acessar o e-book gratuito: Guia das imobiliária de sucesso – 5 motivos para mudar de sistema de gestão.