Quais são as melhores fontes para pesquisa de mercado imobiliário?

Estar por dentro das novidades e fatos mais relevantes sobre o mercado é essencial para que as imobiliárias se mantenham competitivas. É com base nessas informações que a maioria das empresas direcionam suas estratégias para atrair novos consumidores. Realizar constantemente a pesquisa de mercado imobiliário é uma ótima iniciativa para tornar a gestão imobiliária antenada às principais tendências e perspectivas do setor.

A pesquisa de mercado imobiliário é um instrumento eficiente para obter dados necessários para que a empresa desenvolva o planejamento estratégico e futuras ações de marketing. Além disso, é um recurso que ajuda gestores e corretores a estarem por dentro de algumas das principais tendências do panorama do mercado brasileiro. Estudo primordial para conhecer de forma aprofundada o ambiente interno e externo do negócio. Com ele, pode-se ganhar vantagem competitiva e entregar mais valor aos empreendimentos ofertados, assim como personalizar ainda mais as ofertas de serviços.

Como aplicar os dados do mercado imobiliário em sua estratégia

Reunir os principais pontos sobre o mercado e disponibilizá-los à equipe de forma constante e organizada pode contribuir para o aumento da produtividade. A ação, favorece tanto os gestores quanto os corretores, já que esse tipo de prática alinhada ao uso de um CRM pode garantir aos profissionais dedicarem mais tempo em ações estratégicas e, cada vez menos esforços em tarefas operacionais – principal característica de corretores de imóveis de sucesso.

Ao identificar que para os próximos anos há uma perspectiva de recuperação do setor, o corretor poderá trabalhar essa informação de forma estratégica para convencer um lead a fechar negócio. Munido de dados precisos, adquiridos por meio de uma pesquisa de mercado imobiliário, o corretor consegue avaliar em sua lista de prospects e leads de que forma as informações podem impactar positivamente ou negativamente no processo de venda.

Pesquisa de mercado imobiliário: porque inserir na rotina da gestão imobiliária?

Existem várias formas de realizar uma pesquisa de mercado imobiliário. Numa reportagem da Revista Exame, por exemplo, os jornalistas explicam quais os critérios adotados em uma pesquisa da qual realizaram. Nela, foram usadas informações como a divisão de bairros e áreas de ponderação segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), dados do PIB (Produto Interno Bruto), FipeZap de Preços, entre outros.

Há também formas de realizar pesquisa de mercado imobiliário mais direcionadas a entender o comportamento do consumidor, como a Pesquisa de Expectativas 2017 feita pelo portal VivaReal. Dessa forma, gestores e corretores passam a estudar melhor o perfil dos consumidores para descobrir quais as necessidades do seu público para melhor atendê-las, estabelecendo uma identidade própria de comunicação e venda e, claro, mudando suas estratégias sempre que o mercado exigir.

Realizar o acompanhamento constante das tendências e do comportamento do público deve fazer parte da rotina de trabalho de um corretor.  Essa prática também é essencial para corresponder às necessidades dos diferentes tipos de clientes da imobiliária. Esse tipo de conduta, permite aos gestores direcionarem as ações estratégicas à realidade do mercado. Fator que pode contribuir para a melhora da performance de prospecção e vendas e, consequentemente, para o aumento da carteira de clientes do negócio.

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Confira algumas fontes para fazer pesquisa de mercado imobiliário

Pesquisa eletrônica nos portais imobiliários

Os portais imobiliários como o VivaReal, o Zap ImóveisImovelweb não servem apenas para publicar anúncios. Eles são fundamentais para a pesquisa de mercado imobiliário. Os dados coletados nos portais permitem que a gestão analise a estratégia do concorrente, a qualidade dos imóveis e o tempo de resposta nos comentários dos prospects e extrair insights para produzir fotos com novos ângulos, por exemplo.

Adotar essa prática no dia a dia da imobiliária, propicia aos corretores maior embasamento  para negociarem propostas com propects e leads. Com a mudança no perfil dos consumidores, que estão cada dia mais exigentes e bem informados, contar com profissionais que possam surpreender potenciais clientes no primeiro contato é essencial para melhorar os resultados do negócio.

Pesquisa nos sites das prefeituras

Pesquisar nos bancos de dados das prefeituras permite com que a gestão imobiliária possa antecipar algumas ações de inteligência de mercado, já que pode ficar antenada com os empreendimentos que são autorizados pelas prefeituras.

É importante ressaltar que não estamos falando apenas de imóveis comerciais, mas se há hospitais, escolas e shoppings em determinada região, essas informações podem ser agregadas no marketing de um imóvel ou durante uma negociação. Tenha em mente que um bom planejamento estratégico ajuda a otimizar o fluxo de vendas e é uma das melhores práticas para o mercado imobiliário.

Pesquisas telefônicas

Designar um colaborador que possa fazer pesquisa de mercado imobiliária via telefone é importante. Há pessoas que ainda preferem tratar sobre negócios por esse meio. Conecte-se com profissionais do ramo imobiliário que possam antecipar tendências e lançamentos das principais empresas do ramo.

Folhetos e flyers

As construtoras investem muito recurso em folhetos e flyers. Por isso, oriente a sua equipe a receber esses materiais de divulgação que são entregues nos sinais, nos shoppings e nos stands de vendas. Trabalhar no mapeamento de campo faz com que a gestão verifique se esses imóveis já fazem parte do seu banco de dados para atualização do portfólio de imóveis.

Participe de fóruns e assine newsletters

Participar ativamente ou apenas receber as notificações do que são discutidos em fóruns de discussão ou newsletters, faz com que a gestão não deixe passar nenhuma informação despercebida. Isso não é importante apenas para a pesquisa de mercado imobiliário, mas também para as ações de inteligência de mercado. Afinal, como saber qual a hora de mudar as estratégias do negócio?

Jornais e revistas

Leia os jornais e revistas de maior circulação e credibilidade da região em que você atua, não apenas para saber em primeira mão sobre as construções e empreendimento, mas também sobre a situação do país. Ficar antenado nos indicadores econômicos pode ajudar na definição do seu planejamento estratégico.

Agora que você já conhece algumas fontes para sua pesquisa de mercado imobiliário, clique aqui e baixe o eBook: Tecnologia imobiliária para aumento de vendas: como melhorar os resultados comerciais e de marketing em uma imobiliária.

*Esse post foi originalmente escrito em 29 de março de 2017 e atualizado em 16 de novembro de 2017.