Régua de relacionamento: como descobrir em que fase da compra o cliente está

Para o sucesso em vendas, é essencial criar um relacionamento de longo prazo com o público-alvo e promover um atendimento adequado em todas as etapas da jornada de compra do potencial cliente. Para isso, é preciso obter uma ferramenta que proporcione uma organização gerencial a partir do registro do histórico de todos os contatos realizados. Sem o apoio de um sistema de gestão específico para imobiliárias, as oportunidades de negócio podem se perder em meio à rotina atribulada dos corretores.

Dificilmente na primeira interação com a imobiliária, um cliente em potencial está preparado para fechar negócio. Quando isso acontece, geralmente, os prospects acabam esquecidos após o primeiro contato comercial. Fator que pode impactar negativamente na performance da equipe de vendas. Diante dos novos hábitos dos consumidores, os corretores precisam entender as reais necessidades, características de um cliente e identificar a etapa da jornada para definir a régua de relacionamento. A partir do levantamento desses pontos é possível adotar as melhores estratégias de vendas.

Para realizar um acompanhamento eficaz do ciclo de vendas da imobiliária, da prospecção de contatos à aquisição de novos clientes, é recomendado estabelecer um funil de vendas. Nesse sentido, a adoção de um CRM imobiliário permite que o gerenciamento dos contatos e da carteira de clientes seja feito de forma muito mais profissional e acompanhado com facilidade pelos gestores.

Saiba como o pré-vendas pode otimizar o processo de vendas da imobiliária

O funil  de vendas gerenciado por meio de um CRM Imobiliário permite  integrar todas as informações e possibilita a visualização de toda a equipe comercial, atribuindo os responsáveis por cada negociação. Com essa plataforma, todo o processo de vendas passa a ser documentado e fica disponível para que corretores e gestores acompanhem a evolução da negociação com cada um dos potenciais clientes.

Régua de relacionamento e estratégias para otimizar o atendimento à etapa da jornada de compra do cliente

Contar com a tecnologia para otimizar os processo internos é fundamental para encurtar o ciclo de vendas da imobiliária. Além disso, a iniciativa também auxilia no trabalho do seu time de corretores, que ganha muito mais produtividade e assertividade para alcançar a meta estipulada ao final do mês.

O pipeline de vendas é considerado uma das metodologias utilizadas para auxiliar na construção e no controle do processo de vendas, promovendo a otimização do contato comercial e aumento das oportunidades de negócio. O uso dessa estratégia é indicada para  que os corretores e gestores possam realizar o acompanhamento dos contatos comerciais. Em outras palavras, trata-se de uma apresentação visual do passo a passo das oportunidades disponíveis para a equipe de corretores.

Com essa ferramenta, é possível organizar adequadamente todos os pontos de contato da empresa, incluindo desde o primeiro contato até o fechamento do negócio. Assim, com um processo devidamente organizado, a gestão passa a conseguir realizar uma análise de todo o processo. O que pode ajudar na melhora do processo de vendas como um todo.

No entanto, antes de estipular um pipeline de vendas adequado para atender os desafios e anseios da imobiliária, primeiro é importante pensar no alinhamento entre os setores de marketing e vendas. Essa estratégia é essencial para que a empresa identifique os melhores momentos, canais e forma de interação com seus clientes

Assista ao webinar: Alinhamento entre marketing e vendas para imobiliárias e saiba como implementar essa estratégia na rotina do seu negócio.

Diferente de alguns segmentos de mercado, a imobiliária lida com vendas complexas. Isso exige uma postura ainda mais estratégica para adequar o atendimento de acordo com o posicionamento do prospect no funil de vendas. Por isso, utilizar ferramentas e soluções tecnológicas que ajudem a imobiliária a entender o perfil ideal de cliente e sua etapa na jornada de compra é fundamental para determinar estratégias que tragam resultados efetivos para alavancar as vendas.

Agora que você já conhece nossas dicas para estipular um régua de relacionamento e melhorar o processo de vendas da imobiliária, acesse gratuitamente o ebook: Tecnologia imobiliária para aumento de vendas.