Site imobiliário: o que deve ter na minha empresa para aumentar as vendas?

Uma pesquisa realizada pela empresa Opinion Inbox com 1.075 internautas de todas as regiões do país mostrou que, no intervalo entre julho de 2015 e julho de 2016, 50% dos consumidores fizeram entre duas a cinco compras no período, mas que 8% adquiriram novos produtos entre 11 e 20 vezes e 6% compraram on-line mais de 20 vezes. Além disso, outro número que desperta a atenção é que, 81% das pessoas fecharam o carrinho de compras via computador e 56% no celular ou no tablet. Todas essas estatísticas colocam mais uma vez em pauta a necessidade das imobiliárias investirem em uma estratégia de marketing que englobe um site imobiliário responsivo, integrado às redes sociais e que também converse com a comunicação off-line da empresa.

Esses consumidores digitais contam com uma jornada própria de compra que se inicia com uma pesquisa no Google (61%), passa por sites de comparação de preços (15%), sites das empresas (11%), redes sociais (5%) e apenas 2% dos entrevistados costumam falar com amigos e familiares para pedir opinião sobre o produto. O que o mercado imobiliário pode aprender com esses números? Simples. É necessário investir não apenas no design do site imobiliário, mas trabalhar com ferramentas de otimização para fazer com que a empresa ganhe destaque no Google, entre outros.

Abaixo, confira alguns itens que não podem faltar no seu site imobiliário:

5 itens essenciais para o site imobiliário ganhar destaque no mercado

1) Navegabilidade

O que não pode faltar em um site imobiliário? Fotos bonitas e de qualidade foram a primeira coisa que vieram a sua cabeça? Pois saiba que é importante, sim, publicar fotos que valorizem o imóvel, mas existe um item que vem anterior a isso: a navegabilidade. O layout deve ser moderno e intuitivo, de forma que todos os links funcionem, não haja excesso de informações e que as páginas não demorem a carregar.

2) Informações gerais

Faça o exercício de se colocar no lugar do consumidor: o que você gostaria de encontrar em um site imobiliário? Valores de aluguel ou venda, IPTU, taxas de condomínio, localização, metragem quadrada, número de cômodos e diferenciais do imóvel, como opções de lazer, academia e churrasqueira, são imprescindíveis. Lembre-se que nessa fase inicial é importante quebrar barreiras com o prospect, então ofereça o máximo de informação que conseguir.

3) Localização

Nós já falamos sobre a necessidade de inserir o endereço do imóvel, mas não esqueça de publicar referências que possam funcionar como um outro diferencial na vida do cliente. O imóvel fica próximo de supermercados, escolas, igrejas, drogarias, ponto de ônibus ou metrô? Explore todas essas possibilidades, aliás, faça melhor! Insira um mapa e destaque essas características para que o cliente tenha uma visão da proximidade dos locais em relação ao imóvel que pretende comprar ou alugar.

4) Fotos e vídeos

Os recursos funcionam como o cartão de visita do imóvel e não devem ser negligenciado no site imobiliário. Não trate como se fosse uma questão secundária. Invista em fotos de qualidade e que valorizem o imóvel. Tire do campo de visão objetos pessoais como toalhas, roupas ou produtos de higiene. Sempre que o orçamento permitir, prefira contratar um profissional em vez de tirar fotos com celulares. Se a imobiliária resolver investir em vídeos, evite fazê-los em momentos de trânsito intenso, obras em apartamentos vizinhos ou no bairro. Isso pode passar a impressão que a vizinhança é barulhenta e com certeza esse não é o objetivo.

5) Chat

Um chat on-line é um diferencial e tanto para o site imobiliário. Afinal, o prospect já está ali navegando e, ao invés de pegar o celular para ligar ou abrir o email para enviar uma mensagem, pode simplesmente começar a falar com um corretor e até já converter em uma visita. A questão é que a maioria das imobiliárias não utiliza essa ferramenta com eficácia e acaba não respondendo os interessados em tempo real. Existem no mercado soluções como o Novo Vista, que permite a integração entre o chat e o CRM imobiliário. Assim, quando um consumidor entra em contato via chat, já cai direto na base de lead do CRM. A solução consegue, inclusive, direcionar o prospect para um corretor específico, como por exemplo, o responsável pelas vendas, pelos aluguéis ou pelos imóveis comerciais.

Agora que você já conhece os principais benefícios do site imobiliário e as facilidades de ter um chat integrado a um CRM imobiliário, saiba que o Novo Vista também conta com modelos de sites de fácil migração, implantação e customização. Ficou interessado? Entre em contato conosco e tire suas dúvidas!