Vista é Loft/ CRM. Saiba mais em www.loft.com.br

Gestão de equipe: como avaliar o desempenho do seu time de corretores

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Leia neste artigo

Os desafios em realizar uma gestão de equipe eficiente são inúmeros. Por conta disso, o tema tem ganhado cada vez mais atenção das empresas que buscam de alguma forma melhorar o desempenho de seus colaboradores para alcançarem resultados ainda mais satisfatórios. Mais especificamente na realidade das imobiliárias, a gestão de equipe se torna um processo ainda mais desafiador.

É o que afirma Sérgio Vinícius Carmo, Diretor de Pós-Vendas da Vista Software. Para ele, existem fatores primordiais que impedem que seja feita uma mensuração fidedigna dos resultados do time de corretores. Um deles se refere à falta de planejamento estratégico. Muitos gestores ainda negligenciam esse item, o que acaba impedindo que avaliem as métricas necessárias para o sucesso do negócio a curto, médio e longo prazos.

Além do planejamento estratégico, um dos pontos que dificulta a gestão de times é a falta de dados para tomada de decisão. Adotar boas práticas diária para manter a equipe produtiva pode ajudar na avaliação do desempenho do seu time de corretores. É papel do gestor garantir formas efetivas para engajar a equipe de corretores a incluir todas as informações necessárias em um CRM imobiliário. Dessa forma, é possível fazer uma análise macro dos principais indicadores. Uma forma eficiente de engajar o time de corretores é adotar a gamificação.

CRM imobiliário: funcionalidades essenciais para uma boa gestão de equipe

Como forma de auxiliar as imobiliárias a realizarem uma gestão de equipe eficaz, a adoção de um sistema específico para imobiliárias é fundamental para monitorar e visualizar a performance da equipe de corretores. Antes de investir na contratação de um CRM imobiliário para levantar dados que possam contribuir para melhorar a performance do time, é preciso avaliar que tipos de métricas são realmente pertinentes.

Além disso, explorar todo o potencial do sistema escolhido também é essencial para garantir que os dados analisados auxiliem nas tomadas de decisão. Na opinião de Sérgio, muitos gestores ainda não tem uma visão clara ou estratégias definidas sobre quais indicadores e métricas são primordiais, o que dificulta uma gestão de equipe mais eficiente.

Uma vez entendida a importância da ferramenta, os gestores passam a explorar melhor as funcionalidades para realizar esse tipo de análise e passam a tecnologia a favor do seu negócio, tanto para melhorar a rotina de trabalho dos corretores como para otimizar o relacionamento com clientes e prospects.

As análises realizadas pela gestão são o melhor caminho para chegar até gargalos que atrapalham o bom desempenho do time de corretores, assim como a forma mais efetiva para conseguir insights que podem ajudar a trazer soluções para aumentar a performance da equipe e, consequentemente, os resultados do negócio.

Utilizar soluções e sistemas que facilitam os processos pode ser determinante para garantir o sucesso da estratégia. Sérgio ainda especifica quais funcionalidades o software para imobiliárias Novo Vista oferece para proporcionar que gestores avaliem o desempenho do time de corretores. Um dos principais diferenciais do sistema destacados por ele é a possibilidade de personalização da ferramenta e funcionalidades para atender as principais necessidades.

Gestão de equipe: funcionalidades do Novo Vista para avaliar o desempenho do seu time de corretores

Ranking

Lançado recentemente, o Ranking do Novo Vista é uma das funcionalidades que têm sido solicitadas por muitas imobiliárias para avaliar o desempenho do time de corretores, assim como engajar os profissionais nos registros das informações mais importantes para o sucesso do negócio.

Porém, a gestão precisa primeiro identificar quais atividades monitoradas vão trazer, efetivamente, os resultados esperados pela imobiliária. Por exemplo, pode ser mais adequado avaliar quantos contatos com clientes a equipe faz por dia ou ainda analisar o índice de conversão de contatos em vendas ao invés de monitorar a quantidade de placas colocadas em imóveis por mês. Afinal essa última métrica nem sempre apresenta claramente um retorno para os resultados do negócio.

Relatórios

A gestão pode recorrer a essa funcionalidade utilizando filtros pré definidos. É possível analisar a produtividade da equipe ao avaliar, por exemplo, quantas vezes os corretores utilizaram o CRM imobiliário para cadastrar novos clientes, imóveis, visitas, atendimentos, entre outras atividades realizadas em determinado período.

O desafio maior está em engajar o time de corretores para que registrem todas as ações realizadas em sua rotina de trabalho diretamente no sistema. Só assim, será possível ter uma visão fidedigna sobre o real desempenho de cada colaborador e os resultados da imobiliária como um todo.

Gráficos

Disponível no Dashboard do sistema, essa funcionalidade permite ao gestor acompanhar os principais indicadores definidos para avaliar o desempenho da equipe de corretores de forma mais visível e dinâmica. Além disso, proporciona que o gestor tenha uma visão macro do negócio em poucos cliques, o que facilita uma tomada de decisão rápida e assertiva.

Além dessas, o Novo Vista disponibiliza ainda outras ferramentas que ajudam a gestão a acompanhar a equipe, assim como extrair informações estratégicas para o negócio. Fundamental para obter uma visão mais ampla do negócio e com o tempo aprofundar e explorar melhor os dados e informações disponíveis no sistema.

Faça um teste gratuito do Novo Vista e conheça alguns benefícios que o CRM imobiliário oferece para a gestão.

Buscar um artigo
Receba conteúdos exclusivos

Cadastre-se para receber notícias em primeira mão

Atendimento Comercial

Buscar

Vista é
Loft/ CRM
Saiba mais em www.loft.com.br