9 dicas para obter boas fotos de imóveis à venda

Em anúncios de imóveis à venda na internet, é imprescindível boas fotografias que apresentem a casa ou apartamento ao consumidor. O ideal é contar com ao menos 15 imagens que mostrem todos os cômodos e alguns detalhes do local.

Apesar da possibilidade de contratar fotógrafos profissionais para realizar o trabalho, o custo pode ser alto e não vantajoso para quem tem muitos domicílios em sua carteira. Por isso, é importante saber que mesmo com um smartphone é possível tirar boas fotografias, basta seguir algumas dicas.

Tire muitas fotos

Para garantir que você terá ao menos uma fotografia boa de cada cômodo, tire muitas fotos. É melhor ter diversas imagens, com variação de luz e ângulos, e poder escolher a melhor do que ter que voltar ao imóvel para tirar novas fotos.

Organize o imóvel

Antes de fotografar, organize e limpe minimamente o local. Objetos fora do lugar, móveis que serão descartados e lixo em geral devem ser organizados ou jogados fora. A casa deve passar a impressão de lugar ideal para o consumidor e, portanto, deve estar apresentável.

Teste diferentes ângulos

Para conseguir visualizar cada cômodo de forma completa, tire as fotografias de diferentes ângulos e posições, assim conseguirá abranger todos os cantos e detalhes.

Cuidado com a iluminação

Fotos escuras ou claras demais não são recomendáveis. Busque sempre o equilíbrio, abra janelas e portas e aproveite a iluminação natural em vez de utilizar flashs. Alguns programas básicos de edição de imagens podem ajudar após as imagens serem feitas.

Evite fotos tremidas

Imagens tremidas ou fora de foco são o pesadelo de quem não está acostumado a fotografar com frequência. Para evitar, apoie o smartphone ou a câmera em uma mesa ou outra superfície plana e ligue o temporizador.

Busque imagens inovadoras

Além das tradicionais fotos dos quartos, banheiro, cozinha e fachada, exercite sua criatividade e busque imagens que mostrem os diferenciais do imóvel. Por exemplo, você pode clicar a vista que tem da janela, as áreas de convivência do condomínio ou até mesmo o interior de móveis embutidos, maçanetas vintage e o que mais puder ser o diferencial daquela casa.

Escolha a resolução das imagens

A resolução traz nitidez e contraste à foto. Selecione a resolução máxima, especialmente se for tirar fotos com um smartphone. Após as imagens serem feitas, é fácil diminuir seu “tamanho” para poder incluí-las na internet, mas o contrário é bem difícil.

Prefira imagens horizontais

Para a web, prefira fotos na posição “paisagem”. Fotos verticais podem ser diminuídas em sites com limitação de espaço e não apresentar claramente os detalhes da imagem. No entanto, em algumas ocasiões a foto vertical é mais indicada, como para mostrar um prédio inteiro, por exemplo.

Após fotografar o imóvel

Depois de tirar dezenas de fotografias, chegou a hora de editá-las e escolher quais irão fazer parte do seu anúncio. Não é preciso ser um mestre em Photoshop para melhorar algumas imagens. Existem aplicativos para celular fáceis de serem utilizados e que trazem bons resultados.

Ao montar a galeria de imagens do imóvel, pense na lógica de visualização das imagens. Uma dica é seguir a ordem dos cômodos no imóvel – primeiro a fachada, depois garagem, salas, cozinha, quartos e assim sucessivamente.

Caso você tenha acesso, também pode colocar entre as imagens a planta do imóvel ou até mesmo uma fotografia 360º ou um vídeo. Gostou das dicas? Conte para nós nos comentários!

[mk_image src=”http://www.vistasoft.com.br/wp-content/uploads/2016/02/banner-blog-1.png” el_class=”banner-cta-blog” image_width=”520″ image_height=”115″ crop=”true” lightbox=”false” frame_style=”simple” target=”_blanck” caption_location=”inside-image” align=”center” margin_bottom=”10″ link=”http://conteudo.vistasoft.com.br/formulario-novo-vista-demo-gravada” ]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *