Whatsapp Whatsapp

Administração de aluguel: contar com a tecnologia é essencial!

A administração de aluguel bem-feita é uma oportunidade para imobiliárias que desejam ter mais recursos para pagar as despesas e aumentar a carteira de clientes. Para executar essa função, as imobiliárias utilizam ferramentas de automação que tornam todo o trabalho muito mais fácil.

Neste artigo, explicaremos a importância de usar plataformas de gestão na rotina das imobiliárias e como funciona o gerenciamento das locações. 

Com a leitura, você também conhecerá os principais motivos para adotar práticas adequadas para a administração de contratos de aluguel. Confira!

Homem fazendo a administração de aluguel da sua imobiliária

Qual a importância de utilizar a automação na administração de imóveis?

O uso de ferramentas para automatizar as tarefas mecânicas da rotina de imobiliárias pode facilitar bastante o trabalho. Com esse material, as empresas podem economizar tempo e recursos, além de executar as atividades de maneira muito mais rápida e intuitiva. 

A tecnologia pode ainda organizar as informações disponíveis, o que ajuda a otimizar as atividades e a garantir o cumprimento de prazos. Por meio da utilização de uma plataforma de gestão imobiliária, é possível obter alguns benefícios, a exemplo de:

  • boletos integrados com envio automatizado por e-mail;
  • área do cliente para 2ª via de boleto;
  • área do locador para extrato de conta-corrente e informações de IR;
  • nota fiscal automática;
  • controle de inadimplência; 
  • controle de repasses;
  • relatórios gerenciais;
  • espelho da carteira de clientes; e
  • gráfico de evolução financeira.

O que pode ser gerenciado com a administração de aluguel?

A administração de imóveis alugados envolve todo o processo de gerenciamento, organização e deliberação. Sendo assim, abrange diversos pontos, como controle de contas, renegociação de contratos, prospecção de novos clientes e estruturação das informações, que detalharemos adiante.

Controle de contas

Algumas contas do imóvel, a exemplo de IPTU, podem ficar a cargo da imobiliária que, por sua vez, deve descontar o valor sobre os rendimentos. A empresa ainda pode quitar as benfeitorias. 

No entanto, caso essas contas não estejam sob controle, podem não ter a atenção merecida. Por conta disso, é necessário gerenciar a entrada e saída desses recursos.  

Movimentação financeira

Ao administrar locações, fica sob responsabilidade da imobiliária o repasse dos valores. Ou seja, é necessária atenção redobrada, pois são administrados o valor do proprietário e o valor destinado à empresa. 

Todos esses repasses, além das taxas extras (IPTU, condomínio, água, luz etc.), podem ser administrados por uma plataforma de administração de aluguéis.

Prospecção de clientes

A administração de aluguéis também favorece a prospecção de clientes. A tarefa de lidar com as diversas pessoas que estão envolvidas em um contrato de administração de imóveis pode ser um desafio. Por outro lado, significa que você pode aumentar a sua carteira de clientes. 

Por isso, é importante garantir um bom atendimento, a fim de conquistar a confiança de cada uma das partes. Com base na qualidade do serviço, os clientes podem indicar o trabalho da sua imobiliária para outras pessoas que têm interesse em fechar negócio.

Renegociação de contratos

É importante destacar que as imobiliárias também são responsáveis pela função de renegociação de contratos de locação. As empresas desse segmento ganham uma comissão pelas transações envolvidas.

No contexto da pandemia do novo coronavírus, o Sindicato da Habitação (Secovi-SP) fez uma pesquisa em junho de 2020 que mostrou que 75% das negociações feitas entre donos de imóveis e inquilinos provocaram uma redução entre 25% e 50% no valor do aluguel

Sendo assim, os valores oriundos dos acordos geraram renda para as empresas até mesmo em um cenário de queda de receita de vendas e aluguéis.

Organização de informações

O planejamento e a estruturação de informações são uma maneira eficaz de assegurar bons resultados ao seu negócio. Devido à quantidade de processos que devem ser executados, as empresas precisam contar com o auxílio de um sistema que possa organizar essas informações. Desse modo, é possível gerenciar os contratos de aluguel mais facilmente.

Quais motivos fazem a administração de aluguel ser uma ótima opção para profissionais?

Em tempos de crise e de diminuição do poder de compra dos clientes, a administração de aluguel pode ser uma opção mais segura para a imobiliária. A locação é uma alternativa para garantir o pagamento das despesas da empresa quando as vendas são reduzidas, uma vez que a organização terá uma receita recorrente, ou seja, com a projeção de pagamentos que serão executados. 

Dessa maneira, também é provável que a sua empresa ganhe maior estabilidade financeira, já que a saúde do seu negócio dependerá, entre outros aspectos, da capacidade de gerar receitas de maneira frequente. 

Outro ponto positivo da locação é a possibilidade de desenvolver a sua base de contatos. Em um contrato de aluguel estão envolvidas ao menos três pessoas: locador, locatário e fiador. Em alguns casos, pode ser mais de uma pessoa em cada função. Por isso, a administração imobiliária terá o contato dessas pessoas e pode aproveitar a chance de fazer novos negócios. O aluguel também é uma forma de negócio que oferece diversas possibilidades. O perfil de locatário é bem variado e abrange estudantes, trabalhadores, famílias, escritórios, comércios etc. Para se ter uma ideia, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 32 milhões de pessoas vivem de aluguel formal no país.

Receitas indiretas: como a administração de aluguel auxilia nesse aspecto?

Além das receitas recorrentes, a administração de aluguel ainda gera receitas indiretas para as empresas do setor imobiliário. Algumas comissões devem ser pagas para as organizações, como o seguro incêndio e o seguro fiança, além do título de capitalização. Portanto, os ganhos da empresa não serão oriundos apenas da taxa de administração.  

Sendo assim, o mercado imobiliário ganha muito com a administração desse tipo de contrato. Devido à renda obtida com taxas e comissões, as companhias do segmento podem contar com recursos que podem oferecer maior saúde financeira, estabilidade e segurança em situações de crise econômica. 

Com o propósito de garantir o sucesso dos contratos de administração de aluguel, as imobiliárias devem usar ferramentas de automação que otimizem as atividades e tornem a rotina mais descomplicada. 

Gostou das informações? Entre em contato conosco para conhecer o que há de melhor em plataformas imobiliárias para gestão de aluguéis.

Precisando de ajuda para administração de aluguel? Conte com a Vista!

Já imaginou gerenciar os contratos de locação e acompanhar as finanças da sua imobiliária em uma só plataforma?

Ter o total controle das finanças e dos contratos de locação da sua imobiliária vai te ajudar a tomar decisões baseadas em dados concretos e automatizar processos manuais, diminuindo (e muito!) a sua chance de errar.

Conte com a tecnologia do Vista Office para:

  • Enviar automaticamente boletos para inquilinos, sem se preocupar com datas;
  • Acompanhar todas as informações da sua carteira de locação em uma única tela;
  • Fazer o controle de repasses e inadimplência de forma simples;
  • Obter relatórios financeiros práticos e intuitivos!

Sua imobiliária está preparada? Entre em contato conosco!

Conheça mais sobre a Vista Software

A Vista Software é uma empresa de base tecnológica sediada em Florianópolis/SC.

Há mais de 20 anos, trabalhamos para oferecer as melhores soluções em aplicativos, CRM, sites e integração com portais e ferramentas para imobiliárias e corretores.

A empresa cresceu licenciando softwares para as maiores imobiliárias do país e aplicando tecnologia e inteligência comercial para ajudá-las a crescer em alta velocidade.

Atualmente, a Vista Software está presente em mais de 20 estados do Brasil e possui uma carteira de clientes com mais de 2.000 clientes nacionais e internacionais, além de cerca de 40.000 usuários ativos mensais.

Se você quiser ficar por dentro de todas as novidades sobre o mercado imobiliário e sobre a Vista, participe do nosso canal do Telegram!

Se você se interessou por este artigo, também poderá gostar de…

Ah, e se você quiser ficar por dentro de todas as novidades sobre o mercado imobiliário e sobre a Vista, participe do nosso canal do Telegram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *