Whatsapp Whatsapp

Administração de imóveis: 4 benefícios da tecnologia na gestão de locação

Trabalhar com administração de imóveis é, sem dúvidas, uma oportunidade única para imobiliárias que buscam atingir um novo patamar financeiro e para corretores autônomos que desejam garantir maior estabilidade profissional. 

Isso porque o montante de proprietários de imóveis que não querem ou não têm conhecimento para gerir a locação do seu próprio imóvel é grande, criando muitas oportunidades para quem deseja atuar na área de locação.

São várias funções envolvidas no processo de gerenciamento, que pode ser facilitado por meio de tecnologias disponíveis para ajudar o trabalho do corretor no dia a dia.

Neste artigo, explicaremos as principais responsabilidades e vantagens de trabalhar com administração imobiliária. Você ainda saberá como funciona a atividade na prática e quais cuidados devem ser tomados pelo profissional da área a fim de conquistar o sucesso do seu negócio.

Com a leitura, veja também de que maneira a utilização de um sistema de gerenciamento de carteira de clientes economiza tempo e aumenta a produtividade da equipe. Confira!

O que é a administração de imóveis?

A administração imobiliária abrange todo o processo de gerenciamento de uma locação de imóveis. Estão incluídas atividades como a formulação de contratos e até mesmo as ações de despejos de inquilinos. Assim, o profissional deve se preparar para executar várias tarefas que envolvem as etapas da administração.

Primeiramente, a imobiliária deve ser responsável pelo contato com o proprietário quando decidir alugar o imóvel. Além disso, deve cuidar de vistorias, da divulgação, da documentação e do contrato de aluguel. A função da administração ainda põe o corretor como o mediador legal da relação entre o locatário e o locador. 

Quais são as responsabilidades de quem trabalha com administração de imóveis?

Quem atua com administração de imóveis precisa lidar com várias atribuições nesse papel de mediação. 

A imobiliária deve se ocupar de pontos burocráticos, a exemplo da cobrança de taxas, do controle de quitação de seguros, das parcelas de condomínio e do pagamento de impostos, como o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU).

A administração de aluguel também envolve a garantia de que o proprietário ofertará o imóvel com boa estrutura e condições adequadas para que o locatário possa fechar negócio com tranquilidade. A imobiliária ainda precisará captar e selecionar o perfil do inquilino que irá morar ou utilizar a unidade.

Depois que o acordo de aluguel for concluído, a imobiliária deve cuidar da formalização do negócio, por meio de um contrato que será negociado entre as partes. 

É de responsabilidade também assegurar o cumprimento das condições estabelecidas no contrato para a entrega do imóvel, com o propósito de garantir que a unidade foi preservada pelo locatário.  

Quais são os benefícios da administração de locação de imóveis?

Qualquer imobiliária ou profissional autônomo que busca obter ganhos financeiros fixos não pode deixar de contar com a administração de imóveis locados. 

Explicaremos adiante as principais vantagens da administração imobiliária. 

Estabilidade financeira para o negócio

Os recursos recorrentes oriundos da função de administrar a locação devem assegurar maior equilíbrio financeiro para o negócio. Caso a imobiliária atue de forma comprometida e consiga conquistar uma carteira de clientes sólida, poderá usufruir de estabilidade financeira por um longo período.

Influência no mercado

Em um contrato de locação, a imobiliária se relaciona com ao menos três pessoas: o locador, o locatário e o fiador — caso o acordo estabeleça a fiança como garantia. Com isso, o negócio ganha uma rede de contatos ampliada. Cada um desses stakeholders pode indicar outras pessoas, o que gera mais oportunidades de negócios. 

Retenção de clientes

A qualidade do serviço oferecido na administração de imóveis deve dar o tom da permanência ou da evasão dos clientes. Se o profissional se dedicar a se capacitar e aperfeiçoar o seu trabalho, terá mais chance de que os clientes permaneçam por mais tempo nos contratos, construindo uma carteira de clientes sólida e robusta. 

Cuidados que devem ser tomados na administração de imóveis

É necessário adotar algumas precauções para que a administração de imóveis seja feita com êxito. 

A começar pelo contrato, que deve estabelecer cláusulas que precisam ser correspondidas pelas partes. O profissional responsável deverá revisar o documento, além de garantir que todos sigam os itens determinados. 

Caso o contrato seja feito com atenção, isso deve diminuir o risco de qualquer desentendimento entre o proprietário e o inquilino. Ademais, o profissional também deve orientá-los para que leiam o documento com cuidado e estejam cientes do que pode ocorrer em caso de descumprimento de algum tópico. 

Outro ponto que merece cautela são as vistorias. É fundamental averiguar se o imóvel realmente tem condições adequadas para que o locatário receba a unidade e não tenha problemas com a falta de reparos. Caso o inquilino encontre alguma necessidade de conserto na estrutura, o profissional precisa estar disponível para solucionar a questão. 

4 benefícios da tecnologia para a administração de imóveis 

Diante de todas essas funções que são de responsabilidade da imobiliária, conseguiu perceber como é importante contar com organização dos processos do negócio? 

Leia também: O gerenciamento de tarefas pode aumentar as vendas de imóveis?

Para isso, existem ferramentas tecnológicas disponíveis para auxiliar diversas etapas da administração imobiliária e contribuindo para:

  1. Automação de processos

Chega de tarefas manuais e repetitivas!

Esse recurso tecnológico pode tornar algumas obrigações do gestor imobiliário mais simples, por meio da automatização do envio de boletos e da emissão de nota fiscal. 

Você também pode deixar o sistema a cargo de atividades rotineiras, como os avisos de depósito e a apuração de tributos. 

  1. Economia de tempo

A utilização de um software é capaz de dar muito mais agilidade no seu dia a dia enquanto profissional do mercado imobiliário. 

É possível economizar o tempo gasto com tarefas como a declaração de rendimentos, já que o sistema proporciona a integração com o site e a área do cliente.  

  1. Controle de informações

Uma plataforma para gestão de contratos de locação facilita também o acompanhamento de prazos do contrato, eventuais reajustes, vencimento de seguro incêndio e dos pagamentos em atraso. 

Com o controle dessas informações, você pode reduzir de maneira simples a inadimplência e melhorar o resultado financeiro do seu negócio. 

  1. Produtividade da equipe

A automatização das tarefas permite ainda que elas sejam concluídas em minutos em vez de horas. Assim, você pode redirecionar o tempo que o seu time gastaria com essas atividades para outras funções mais estratégicas para o negócio. 

O time ganha mais tempo para captar novos clientes, aperfeiçoar o próprio trabalho com capacitações, entre outras tarefas que podem dar maior retorno, aumentando assim a produtividade de vendas

Precisando de ajuda para administração de imóveis? Fale com a Vista! 

A Vista Software tem como principal objetivo facilitar a vida das pessoas no mercado imobiliário. Estamos conectados às mais novas tecnologias e às pessoas mais incríveis deste desafiador e apaixonante mercado.

Não deixe de entrar em contato conosco, estaremos mais que dispostos a contribuir com o crescimento do seu negócio!

Acompanhe os nossos artigos e conheça as melhores soluções tecnológicas para a sua imobiliária!

Ah, e se você quiser ficar por dentro de todas as novidades sobre o mercado imobiliário e a Vista, participe do nosso canal do Telegram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *