O uso de ferramentas de automação de marketing para as imobiliárias atribui diversas vantagens. Por exemplo, o fluxo de nutrição de leads, que é um recurso utilizado para atrair os potenciais clientes e incentivá-los a realizar ações que podem orientá-los a fechar um negócio.
Neste artigo, explicaremos o que é inbound marketing e os benefícios para o setor imobiliário. Também daremos dicas práticas de como implementar esse planejamento no ramo de imóveis. Boa leitura!
O que é inbound marketing e por que tantas imobiliárias têm apostado nessa estratégia?
O inbound marketing é, em tradução literal, o marketing de atração. Nessa modalidade de marketing, o seu negócio deve planejar ações para aproximar e encantar o potencial cliente para o seu site ou blog. Por meio dessa atração, a empresa busca oferecer um conteúdo relevante, autoral e de qualidade.
O material produzido pelas organizações, com uso de técnicas de inbound marketing, pretende aumentar a autoridade da empresa na área em que atua e, assim, conduzir os futuros clientes nas suas decisões de compra.
Além disso, o inbound marketing vem crescendo cada dia mais por ser uma forma menos custosa, com retorno por investimento maior e mais facilmente verificável. Essa estratégia é altamente efetiva para atrair leads (potenciais clientes) se comparado aos métodos tradicionais (campanhas off-line, outdoors, propagandas etc.).
Benefícios do inbound marketing no setor imobiliário
Utilizar um plano de marketing de atração para a sua imobiliária pode trazer diversos benefícios, principalmente se também decidir utilizar uma ferramenta de automação. Com isso, você pode diminuir as atividades repetitivas e deixar a função de executar as tarefas para as plataformas tecnológicas.
Desse modo, com o inbound marketing imobiliário, você pode usufruir de vantagens como:
- maior alcance da marca;
- é mais barato;
- acelera o ciclo de venda;
- maior contato com o cliente;
- educa o mercado; e
- é mais uma forma de gerar leads.
Antes de ter uma estratégia, é necessário ter artifícios!
É muito importante contar com dispositivos que auxiliem a sua empresa a atrair mais clientes, e só depois seguir com o planejamento de inbound marketing.
Contar com um CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) e criar um site são alguns dos recursos que podem ajudar. O CRM pode ajudar a centralizar a sua estratégia e acomodar todos os leads de atendimento e categorizá-los com base nas fases em que eles se encontram.
Dessa maneira, é possível identificar se eles já visitaram os imóveis, entretanto não concluíram a compra, ou se foram atendidos pelos corretores para tirar dúvidas, por exemplo, e utilizar dessas informações para fazer uma abordagem personalizada nos processos de Marketing.
4 dicas práticas para iniciar a sua estratégia de automação de inbound marketing
Com o intuito de auxiliar sua organização a pôr em prática uma estratégia de automação de inbound marketing e impulsionar as vendas, selecionamos algumas recomendações. Confira!
1. Definir a jornada do consumidor e a jornada de compras da sua imobiliária
É importante delimitar a jornada do consumidor e a jornada do comprador da empresa do setor imobiliário em que atua. Por meio disso, você deixa a produção de conteúdo e a comunicação mais relevantes para o seu cliente, além de entender exatamente como funciona o processo de vendas da sua empresa, organizando o fluxo de trabalho.
2. Desenvolver a sua persona
Para estruturar a jornada, você deve entender qual é a sua persona, ou seja, o perfil ideal detalhado do seu consumidor. Neste ponto, precisará conhecer os hábitos do seu cliente, quais são os meios de comunicação que ele mais utiliza e quais são as necessidades que podem ser atendidas pela sua empresa.
3. Entender quais são seus objetivos
A definição da estratégia de inbound marketing também passa pela determinação das metas da sua organização. O objetivo pode ser vender mais imóveis em um segmento escolhido, seja residencial ou comercial. Você ainda pode decidir tornar a sua empresa uma referência de qualidade no mercado.
Depois de definir os objetivos, é possível orientar melhor o seu planejamento.
4. Compreender suas fraquezas
Outro ponto relevante é fazer uma avaliação sobre a situação da sua imobiliária, com a finalidade de perceber a existência de alguns empecilhos que podem dificultar o progresso da empresa.
É importante compreender o motivo de o cliente não ter fechado o negócio, porque pode significar, por exemplo, a adoção de preços muito elevados ou a oferta de imóveis inadequados para as necessidades dos compradores.
Como as ferramentas de automação de marketing podem auxiliar a sua imobiliária
Agora que já entendeu a importância da automação de marketing e já sabe como dar os primeiros passos nesse caminho, conheça alguns recursos que facilitam bastante o processo de otimização das tarefas na sua empresa.
Landing Pages
As landing pages são páginas voltadas para despertar a atenção do seu cliente e para extrair informações de contato do seu lead, como e-mail e telefone. Além disso, essa ferramenta permite a inclusão de informações essenciais sobre o imóvel, como imagens e vídeos, para convencer o consumidor a efetivar a compra.
Lead Scoring
Também é importante adotar o lead scoring, a fim de localizar alternativas para os leads durante a comercialização de uma unidade. É possível orientar as ações da sua equipe de vendas e compreender quais estratégias adotadas até o momento estão em funcionamento.
Esse sistema de pontuação classifica o contato conforme as ações efetivadas, por exemplo, o preenchimento de um formulário para receber um e-book, que pode significar 5 pontos.
Fluxo de nutrição
A captação de leads envolve etapas para a “nutrição” do possível cliente, em que os contatos se tornam qualificados para a compra. Dessa forma, uma estratégia é traçada para o envio de e-mails com o intuito da conversão. Nestes conteúdos, você pode dar dicas sobre a compra de apartamentos, falar sobre os imóveis à venda, divulgar unidades e eventos etc.
E-mail marketing
Um dos recursos que podem ser alcançados com o e-mail marketing é aumentar a relevância da sua marca entre os seus contatos, além de divulgar conteúdos de relevância para o cliente. Os e-mails são importantes para aumentar a autoridade da marca, divulgar a imobiliária, educar o público etc.
CRM e automação de marketing: por que é tão importante fazer a integração?
A integração do CRM com uma ferramenta de automação é essencial para os negócios do ramo imobiliário. A associação faz com que essas plataformas cruzem dados importantes sobre as interações do lead com o site da sua organização e, assim, é possível saber o número de páginas visitadas, por exemplo.
Também é possível conhecer quais foram os e-mails abertos pelos potenciais clientes, a fim de entender em qual estágio do funil de vendas eles estão.
Essas informações devem estar acessíveis para os corretores, com a finalidade de orientar as ações mais apropriadas e aumentar as chances de concluir as oportunidades de negócios.
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