Cobrança de aluguel: veja os benefícios de automatizá-la na sua imobiliária

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

A cobrança de aluguel é uma tarefa que pode ocupar muito tempo no dia a dia dos corretores de uma imobiliária.

Quando o envio de boletos e notificações é feito de forma manual, podem ocorrer falhas e esquecimentos no processo. Por isso, surge a necessidade de automatizá-lo, para aumentar a produtividade nas empresas.

Neste artigo, abordaremos as principais vantagens da automatização de processos no setor imobiliário e de que maneira a cobrança de aluguel pode ser realizada com esse recurso. Acompanhe!

Transformação digital: quais os benefícios da automatização de processos no meio imobiliário?

A automatização de processos faz parte do cotidiano de diversas imobiliárias, principalmente por oferecer diversos benefícios. No entanto, ao apresentar resistência com a modernização dos processos, muitas empresas ainda passam por problemas e, assim, deixam de reduzir os seus custos e as falhas ao aderir à automatização.

Quando os procedimentos são realizados de forma manual, são desperdiçados mais recursos e esforços dos profissionais. Por outro lado, a automatização minimiza a chance de erros e possibilita a otimização dos processos. É possível ainda identificar quais são os pontos de ineficiência devido à possibilidade de mapeamento.

Além dessa economia, a automatização dos processos promove a segurança das informações da empresa e do cliente. Com todos os dados centralizados e organizados, diminui a probabilidade de perder informações importantes para o seu negócio e de ocorrer retrabalho.

Como cobrar um aluguel de forma automatizada?

Em uma empresa com muitos clientes, efetivar a cobrança de aluguel atrasado, por exemplo, pode ser muito complicado sem a automatização.

Os prazos para envio dos boletos podem não ser cumpridos por conta da dificuldade de organização da demanda. Em um mercado tão competitivo, os atrasos ainda podem causar insatisfação nos clientes.

O uso de um software facilita esse processo, porque o envio dos boletos passa a ser automatizado. Além disso, a ferramenta possibilita enviar notificações relativas ao vencimento. Assim, além de reduzir a possibilidade de falhas, o recurso diminui o gasto de tempo com tarefas repetitivas.

Com isso, os profissionais da imobiliária podem ganhar horas de trabalho para executar funções mais importantes e melhorar o desempenho da companhia. A imobiliária também adquire uma ferramenta aliada para aumentar o controle sobre a inadimplência dos locatários de imóveis.

Quais recursos podem ser automatizados? 

A automatização pode facilitar diversas tarefas nas empresas, como:

A seguir, veja com detalhes como a cobrança de aluguel e outros recursos podem ser automatizados e seus benefícios para a instituição.

Coleta e processamento de dados

Os processos de coleta, transmissão, processamento e análise de dados de uma organização podem ser feitos de maneira automatizada em uma plataforma digital

Dessa forma, a sua imobiliária ganha em produtividade e conquista a centralização de todas as informações necessárias, para que todos os setores tenham acesso a elas de maneira integrada.

Envio da cobrança de aluguel

O procedimento de envio de cobrança de aluguel para os inquilinos também pode ser realizado automaticamente, a fim de garantir que os boletos realmente sejam enviados.

Desse modo, são reduzidas as chances de falhas por conta da falta de encaminhamento da cobrança.

Gestão de inadimplência

Com o envio de boletos feito de maneira automatizada, a inadimplência no pagamento das locações de imóveis também tende a diminuir. 

Também é possível ter um maior controle sobre os dados da inadimplência, com a facilidade de consultar as informações a qualquer momento e de qualquer dispositivo.

Quando a automação passa a fazer parte do cotidiano da sua imobiliária, o cálculo manual relacionado à inadimplência, que era feito em planilhas, também deve ser dispensado. Assim, o trabalho da sua equipe passa a ser simplificado.

Gestão de imóveis

O software para empresas do setor imobiliário ainda permite realizar buscas por propriedades conforme as categorias. É possível pesquisar por apartamentos, casas, lojas, entre outros. Outro tipo de busca disponível é por status, para aluguel ou venda, e por código de cadastramento. 

Caso a pesquisa seja executada por meio do código, a plataforma ainda apresenta uma relação de imóveis semelhantes àquela categoria, localização ou número de quartos. Outra ferramenta importante é a possibilidade de comparação entre os imóveis por metro quadrado e preço.

Os corretores também ganham a vantagem de conseguir inserir e visualizar imagens e o histórico do imóvel. Dessa maneira, ficam disponíveis informações úteis, a exemplo dos clientes que manifestaram interesse em um determinado imóvel e quem já fez visitas ou apresentou propostas para as unidades.

Como os corretores podem se beneficiar disso?

Melhorar o relacionamento com os clientes, desenvolver a produtividade das equipes e aprimorar a gestão do time são algumas vantagens que podemos destacar após a implantação da automatização da cobrança de aluguel e de outras tarefas nas imobiliárias. Veja!

Desenvolver o relacionamento com os clientes

Conquistar um bom relacionamento com os clientes é uma peça fundamental para garantir o sucesso das imobiliárias. A automatização colabora para reduzir as chances de falhas no atendimento. Por outro lado, as empresas que ainda adotam e-mails e telefonemas como meios de comunicação estão mais sujeitas a erros.

Além disso, o recurso de automação permite que os seus clientes consigam acessar dados diretamente do celular, sem precisar fazer solicitações. Com isso, os clientes ficam mais satisfeitos e os corretores ganham tempo para realizar outras tarefas.

Melhora o rendimento da equipe

Os corretores podem perder muitas horas de trabalho com atividades manuais e burocráticas, como o envio de 2ª via de boleto e notificação de aluguel em atraso para os devedores. Os profissionais podem se beneficiar com a automatização dessas tarefas e direcionar o foco para ações mais estratégicas do negócio.

Facilita a gestão do time

O uso de um software também melhora a eficiência do gerenciamento do desempenho dos corretores. Com essa ferramenta, os gestores conseguem visualizar os resultados por meio de relatórios, gráficos e indicadores. Desse modo, os profissionais podem ser avaliados de forma mais assertiva, conforme os números de captações e visitas, por exemplo.

Conheça a Vista

A Vista Software é uma empresa de base tecnológica sediada em Florianópolis/SC que há cerca de 20 anos vem trabalhando para oferecer as melhores soluções em aplicativos, CRM, sites e integração com portais e ferramentas a imobiliárias, incorporadoras e corretores.

A empresa cresceu licenciando softwares para as maiores imobiliárias do país e aplicando tecnologia e inteligência comercial para ajudá-las a crescer em alta velocidade.

Atualmente, a Vista está presente em mais de 20 estados do Brasil, tem carteira com pouco mais de 2.000 clientes nacionais e internacionais (na Argentina e em Angola, por exemplo) e conta com cerca de 40.000 usuários ativos mensais.

Sua imobiliária está preparada para modernizar os negócios por meio da tecnologia? Faça o teste gratuito do Vista CRM ou consulte os nossos planos e preços agora mesmo.

Se você ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco pelo nosso site.

Gostou do nosso artigo? Então, confira outros títulos em nosso blog:

Buscar um artigo
Receba conteúdos exclusivos

Cadastre-se para receber notícias em primeira mão

Atendimento Comercial

Buscar