Se você busca saber como abrir uma imobiliária, é interessante conhecer alguns processos, desde os mais burocráticos até aqueles ligados ao planejamento do seu negócio.
Entender essas etapas pode contribuir para que a sua empresa tenha uma área de atuação bem definida e alcance os melhores resultados.
Por isso, explicaremos como abrir uma imobiliária, as tendências desse setor, como elaborar um plano de negócios e os benefícios de utilizar um CRM imobiliário.
Como deve estar o mercado imobiliário nos próximos anos?
Em 2020, o mercado imobiliário comemorou um crescimento de 57,5%. No primeiro semestre de 2021, o volume de financiamentos imobiliários subiu 113% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
A previsão é de que o setor continue em expansão. Isso porque a demanda por imóveis continua em crescimento por conta do déficit habitacional. As taxas de juros mais baixas também são atrativas para os investimentos. A estimativa é de que os financiamentos aumentem 30% neste ano, mesmo com a crise gerada pela pandemia do novo coronavírus.
A Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) divulgou que, no período de janeiro a março, as operações imobiliárias chegaram ao recorde de R$ 43,1 bilhões. No total, foram 187,6 mil unidades vendidas. Desse modo, a associação alterou a sua projeção de crescimento de 27% para 34%.
O que levar em consideração antes de abrir uma imobiliária?
Antes de saber como abrir uma imobiliária e iniciar o processo, é necessário fazer um planejamento de cada fase de implantação do seu negócio. Assim, você precisará definir de que maneira a empresa vai atuar, além dos principais serviços que propõe ofertar.
É importante delimitar se a atuação terá o foco em empreendimentos habitacionais para o público de baixa renda ou de renda média, por exemplo. É possível ainda se concentrar em construir um portfólio de imóveis de alto padrão.
É comum também que as empresas iniciantes no setor imobiliário determinem que a sua atividade acontecerá de acordo com critérios regionais, para atender a certos bairros ou a uma cidade. Além do mais, é provável que algumas imobiliárias especifiquem a atuação em serviços de venda ou locação.
Quais são os tipos de imobiliária?
Agora que você sabe os primeiros passos de como abrir uma imobiliária e as tendências do mercado, conheça também os principais tipos de imobiliárias.
Imobiliária física
Para abrir uma unidade física, é possível escolher a opção de um escritório para quem ainda está começando a empreender. Desse modo, os custos envolvem a locação de uma sala comercial, computadores, internet e móveis. Também pode incluir o uso de um CRM imobiliário e contratar os serviços de uma agência de marketing.
Já para quem pode investir um valor mais alto, é interessante apostar em uma imobiliária com uma fachada. Desse modo, além dos gastos que você empenharia em uma sala, precisaria quitar despesas com a personalização da fachada, placas e banners.
Imobiliária digital
Por outro lado, abrir uma imobiliária digital tem um custo menor, visto que é possível investir em campanhas de marketing digital no Google Adwords, Instagram Ads e Facebook Ads. Contar com um CRM imobiliário integrado ao site da sua imobiliária também pode impulsionar a produtividade da sua equipe.
Franquia imobiliária
Outra maneira de empreender nessa área é adotar o modelo de negócio de franquia. Com isso, você pode usar um sistema de licença de uma empresa que já existe. O franqueado então terá direito a usar a infraestrutura da marca. O valor das franquias varia de R$ 35 mil a R$ 200 mil.
Pessoa física
Quem prefere não abrir uma empresa ainda pode atuar como pessoa física. No entanto, há algumas limitações para essa modalidade de atuação, por exemplo: você não poderá usar um nome fantasia; assim, o seu escritório precisará usar a descrição “corretor de imóveis” na publicidade.
Como abrir uma imobiliária: o que é necessário para solicitar a abertura?
Quem deseja saber como abrir uma imobiliária precisa cumprir algumas exigências. Entenda:
Contrato social (para empresas em sociedade)
Se você escolher abrir uma empresa na modalidade Sociedade Empresária Limitada, poderá incluir novos sócios por meio de um contrato social. Desse modo, caso decida por alterar a composição societária, também precisará alterar o contrato social.
Registrar o nome da empresa
Também será necessário cadastrar o nome da sua imobiliária. Ao fazer o registro do CNPJ, você pode escolher um nome fantasia para a empresa, conforme o que está inscrito no Creci. Esse cadastro pode ser feito por corretores autônomos ou por empresas formadas em sociedade, desde que um dos sócios seja o corretor.
Alvará de funcionamento
Mais um ponto importante é o alvará de funcionamento da sua empresa, caso decida pela imobiliária física. Geralmente, esse documento é emitido pelas prefeituras. Para solicitá-lo, é preciso reunir documentos, como o Cartão CNPJ e a cópia do recibo de quitação do IPTU do imóvel.
Inscrição na Receita Federal
É possível fazer a inscrição online em vários estados do país. Por meio de um cadastro único, juntamente com o CNPJ, você consegue realizar a inscrição estadual na Receita Federal.
Licença de funcionamento
As licenças de funcionamento podem variar conforme a cidade ou o estado do Brasil em que a sua imobiliária ficará localizada. A vistoria de cumprimento das normas de segurança é uma delas e deve ser executada pelo Corpo de Bombeiros da sua região.
Creci Jurídico
Como já citamos, para abrir uma empresa, é necessário que ao menos um dos sócios tenha registro no Creci. Essa pessoa também será a responsável técnica pelas atividades da imobiliária. Então, você precisará se informar junto com o Creci da sua região sobre as taxas cobradas para obter o seu credenciamento. Também é importante reunir alguns documentos, veja:
- Comprovante de pagamento da anuidade
- Comprovante de pagamento de emolumentos e taxas
- Comprovante de CNPJ
- Requerimento com os dados e as assinaturas solicitadas
- Contrato social e eventuais alterações contratuais
- Alvará de localização
Antes de abrir uma imobiliária, pense no plano de negócios
O planejamento da sua empresa pode reunir detalhes como as formas de atração dos clientes e a elaboração de valores, missão e visão. Confira!
Estude concorrentes e o mercado
Inicialmente, o plano de negócios deve apresentar um estudo sobre a concorrência. Será importante pensar no seu público-alvo e qual a média de renda dessas pessoas. Também é essencial detalhar os hábitos de compra do seu público e os tipos de imóveis que buscam para locação e venda.
Elabore a missão, a visão e os valores
Os valores, a missão e a visão são três pontos importantes para a formação da sua empresa. A missão pode ser definida como o propósito que deve guiar a sua atuação, já a visão é um olhar para o futuro.
Com isso, deve-se projetar aonde a empresa quer chegar em longo prazo. E os valores são os fundamentos que devem ser seguidos por todos que fazem parte da sua imobiliária.
Tenha objetivos em curto, médio e longo prazos
O planejamento ainda precisará incluir metas com diferentes prazos de conclusão. Sendo assim, você pode definir quais objetivos a sua empresa pretende alcançar em 6 meses, 1 ano e 5 anos, por exemplo. Nesse sentido, é essencial adotar uma perspectiva realista e considerar as condições que a sua imobiliária deve ter ao começar a atuação.
Defina o número de funcionários
Ainda que a sua empresa seja de pequeno porte, com apenas dois sócios, por exemplo, você pode prever a contratação de funcionários. É possível contar com os serviços de um vendedor externo, contador ou advogado. Por isso, é importante avaliar as demandas e então planejar as eventuais contratações.
Elabore um modelo de trabalho
Também é interessante elaborar um modelo de trabalho para a sua imobiliária e preparar um fluxo de trabalho que considere todas as etapas de atividades. Você pode incluir as fases de cadastro de imóveis, prospecção de clientes e visitas, além dos estágios de negociação.
Pense em como atrair clientes
Por fim, outra questão fundamental é desenvolver estratégias de atração de clientes pensando no seu público-alvo. Você pode investir na criação de perfis nas redes sociais e na produção de conteúdos informativos para a sua audiência. Também é possível gerar leads com a divulgação de materiais informativos.
Um bom exemplo é a produção de e-books. Nessa estratégia, os usuários podem incluir dados como nome, bairro de interesse e tipo de imóvel que está buscando. Assim, a sua empresa pode enviar ofertas mais personalizadas aos contatos.
Pensando em abrir uma imobiliária? Conheça o nosso CRM imobiliário
Agora que você já sabe como abrir uma imobiliária, conheça o nosso CRM Imobiliário capaz de oferecer diversos benefícios para as empresas.
Com a ferramenta integrada ao site da imobiliária, é possível ter acesso a dados estratégicos para chegar aos objetivos definidos para o seu negócio. Desse modo, você conseguirá fazer a gestão por indicadores e obter melhores resultados.
A tecnologia também possibilita o cadastro de usuários do sistema e a vinculação aos imóveis captados. Desse modo, o fluxo de trabalho fica mais simplificado e a sua empresa ganha em produtividade.
Também é possível fazer a integração com os portais imobiliários e tornar a comunicação com os seus clientes mais eficaz.
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A empresa cresceu licenciando softwares para as maiores imobiliárias do país e aplicando tecnologia e inteligência comercial para ajudá-las a crescer em alta velocidade.
Atualmente, a Vista está presente em mais de 20 estados do Brasil, tem em sua carteira pouco mais de 1.000 clientes nacionais e internacionais (na Argentina e em Angola, por exemplo) e conta com cerca de 20.000 usuários ativos mensais.
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