Corretor de imóveis autônomo: 12 ferramentas para administrar o seu negócio

Se você é corretor de imóveis autônomo, precisa saber que esse é o momento ideal para investir na automatização das operações do seu negócio.

Afinal de contas, as vendas do mercado imobiliário apresentaram um aumento de 9,7% no primeiro trimestre de 2019 em relação ao mesmo período do ano anterior. Segundo os Indicadores Imobiliários Nacionais, elaborado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). 

Aliada à melhoria do segmento, alcançamos o auge do uso da tecnologia, que tem mediado as mais diferentes relações da vida contemporânea, tanto interpessoais como comerciais. 

As facilidades que a automatização traz para nosso dia a dia apontam para os novos hábitos de consumo do cliente, o que geram transformações no mercado imobiliário.

Não é à toa que cerca de 88% das pessoas que buscam por um imóvel utilizam a internet como principal instrumento de pesquisa, de acordo com estatísticas do Google.

Por isso, para que sua carreira como corretor de imóveis autônomo alcance bons resultados, você precisa estar a par das inovações tecnológicas e utilizá-las a seu favor na gestão e organização de seu negócio. 

Nesse contexto, listamos neste artigo 12 ferramentas tecnológicas para tornar o seu processo de vendas muito mais ágil, eficiente e atraente para novos clientes.

Antes, entenda:

Quais vantagens de automatizar os processos do seu negócio?

As principais vantagens de automatizar os processos do seu negócio, como corretor de imóveis autônomo, são: 

Veja como se dá cada um deles:

Melhor qualidade no atendimento ao cliente

O uso da tecnologia no seu negócio como corretor de imóveis autônomo vai tornar os seus processos menos burocráticos e complicados. 

Esse é um ponto muito positivo no atendimento ao cliente, pois uma das principais características do consumidor contemporâneo é a exigência de ter mais facilidade e rapidez na resolução dos problemas.

Leia também Como garantir um bom atendimento ao cliente?

E ainda 

Obtenção de dados precisos

Outra vantagem que vale a pena destacar é a automatização dos processos, principal fator que gera a obtenção de dados precisos.

Como corretor de imóveis autônomo, vale muito a pena trabalhar e planejar estratégias de vendas e marketing, a partir de registros exatos. 

Só assim é possível estabelecer um processo de vendas eficiente, obtendo resultados realmente positivos.

Esse aspecto nos leva à próxima vantagem.

Controle e agilidade nos processos

A obtenção de dados precisos, feita à partir do uso da tecnologia no negócio de corretor de imóveis autônomo, dá muito mais controle sobre cada etapa do funil de vendas.

Até porque, a maioria dos aplicativos para imobiliarias são desenhados justamente para o acompanhamento de índices (como KPI’s), e outros registros importantes de um negócio, como a taxa de conversão.

Aumento da produtividade de vendas 

A maioria das ferramentas disponíveis atualmente, e as que listamos neste artigo, são completamente gratuitas ou possuem um valor bastante acessível. 

Isso significa que você estará investindo em um recurso que, além de não gerar custos significativos, irá potencializar exponencialmente o seu número de vendas.

O resultado dessa conta é o aumento da produtividade do seu negócio de corretor de imóveis autônomo.

Não é à toa que a tecnologia é considerada um dos quatro pilares que ajudam a aumentar a produtividade de vendas.

Segurança no segmento

Como ser um corretor de imóveis autônomo eficiente?

Para responder essa questão, você precisa compreender que, devido à atuação autônoma no mercado imobiliário seu risco diário é um pouco maior em comparação com aqueles corretores que estão ligados à alguma corretora, incorporadora, ou até mesmo imobiliária digital.

Por isso, para garantir a segurança dos processos operacionais, dos dados dos clientes e do negócio, a maioria das ferramentas tecnológicas possuem mecanismos de privacidade e backup, a partir de sua inteligência por design.

Sendo assim, uma das principais vantagens de automatizar sua cadeia produtiva é a proteção que essas ferramentas trazem.

É por isso que vale a pena compreender como funciona e como utilizar cada uma dessas ferramentas no seu negócio de corretor de imóveis autônomo

10 Ferramentas tecnológicas funcionais para profissionais autônomos

Já que você está nessa empreitada, seja inteligente e use como estratégia e planejamento as seguintes ferramentas: 

#1 Plano Broker   

Preste muita atenção, porque o Plano Brooker será, possivelmente, o software para imobiliária mais vantajoso para seu negócio de corretor de imóveis autônomo.

Esse sistema para imobiliária, que acaba de ser lançado, é voltado para atender, justamente, as demandas peculiares do dia a dia de um profissional autônomo.

Já imaginou ter à sua disposição a mesma ferramenta de gestão utilizada pelas grandes imobiliárias? Contar com um site e e-mail exclusivos, CRM e as facilidades de um aplicativo?

Tudo isso é possível com o Plano Broker. Afinal, a mesma tecnologia e funcionalidades utilizadas por grandes imobiliárias estão no Plano Broker. 

Assim, o corretor de imóveis autônomo terá acesso a:

  • site exclusivo;
  • e-mail exclusivo;
  • aplicativo acompanhar e compartilhar os seus imóveis nas redes sociais (social selling) e Whatsapp;
  • cadastro de imóveis integrado com mais de 80 portais.

O Plano Broker oferece inúmeras as possibilidades de aprimoramento do seu método de vendas. 

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#2 WhatsApp 

Sim. O queridinho da maioria dos brasileiros, e uma das redes sociais mais utilizadas em todo o mundo, o WhatsApp pode ser muito útil para corretores, que assim como você, atuam no mercado por conta própria.

Não é à toa que recentemente o termo WhatsApp Marketing tem sido cada vez mais difundido pelo mercado imobiliário. 

Isso porque a ferramenta possibilita: 

  • aprimoramento e personalização do atendimento ao cliente: por oferecer  privacidade por design, o cliente se sente muito mais à vontade para estabelecer uma comunicação honesta e direta com o corretor. Ou seja, a ferramenta incrementa a qualidade no atendimento ao cliente;
  • gratuidade da plataforma: além de ter um download gratuito, o WhatsApp também  proporciona o envio gratuito de mensagens para uma base de contatos, o que pode ser interessante para sua estratégia. 

Diferentemente de outras redes sociais – como Instagram, Twitter e Facebook – o alcance do conteúdo enviado no WhatsApp não é limitado por algoritmos;

  • geração de leads qualificados: já que, no aplicativo, o contato entre corretor de imóveis e cliente é muito mais direto, a comunicação estabelecida acontece de um jeito que estreite os laços entre você, corretor de imóveis autônomo, e o seu lead

Consequentemente, isso possibilita uma compreensão mais profunda acerca das necessidades, dúvidas e anseios que seu potencial comprador tem;

  • aumento do engajamento dos potenciais clientes: de acordo com uma pesquisa feita pela DigitalDefynd, no WhatsApp, cerca de 70% das mensagens são visualizadas em poucos minutos. 

Essa é uma vantagem enorme, pois o engajamento do público acontece de forma rápida e próxima. 

Ou seja, em relação ao envio de uma trilha de e-mails – parte da estratégia do marketing digital, por exemplo – a performance pelo aplicativo de mensagens apresenta resultados melhores. 

Leia também o artigo 16 dicas de mestre para vender imóveis pelo WhatsApp

#3 Portais imobiliários integrados

Uma maneira muito prática para ser encontrado pelos seus clientes é a criação de um portal imobiliário. Até porque, se você não está em nenhum domínio na rede, é como se você não existisse.

O site da sua imobiliária, portanto, precisa proporcionar uma experiência para o cliente muito mais intuitiva, eficiente e responsiva.

Por isso, na hora de montar seu site para imobiliária, é interessante que ele disponha de integração com portais e ferramentas, como os portais da Vista, que apresentam:

  • design responsivo – oferece uma excelente experiência ao usuário em desktops, tablets e celulares, aprimorando a experiência do cliente;
  • fácil atualização dos imóveis – permite que você insira e atualize imóveis com poucos cliques;
  • integração ao CRM Vista – os contatos realizados no site vão automaticamente para o CRM. 

Leia também “Porque integrar seu site a um CRM imobiliário?

#4 Waze 

Esse é um dos aplicativos mais populares do mundo, já que normalmente é utilizado por motoristas de aplicativo como um GPS online.  

Além de fornecer as diferentes possibilidades de trajetos, o Waze também informa qual é a opção de caminho mais rápida, apresentando todos os detalhes do trânsito em tempo real. 

A aplicabilidade do Waze na vida de um corretor de imóveis autônomo é bastante útil, visto que são feitas inúmeras visitas a imóveis, clientes, agenciadoras e isso requer um deslocamento prático. 

#5 CRM imobiliário

O CRM imobiliário é considerado uma ferramenta indispensável para o sucesso dos negócios. 

Porém, para atingir os resultados desejados com o uso do CRM, é importante que você explore os principais recursos e vantagens que essa ferramenta oferece. As quais são: 

  • gestão imobiliária organizada e estratégica;
  • automatização da rotina diária de trabalho;
  • melhoria na comunicação com clientes e prospects;
  • integração de leads;
  • integração com Whatsapp.

Dessa forma, um CRM imobiliário se mostra uma ferramenta bastante útil para seu negócio de corretor de imóveis autônomo.

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Leia também Guia prático CRM imobiliário: recursos inovadores Novo Vista

E ainda Porque integrar seu site a um CRM imobiliário?

#6 Chatbot – Vista Ezok

Uma das ferramentas que vale muito a pena agregar ao seu portal de corretor de imóveis autônomo são os chatbots.

Eles simulam um atendente online, de acordo com a fase do funil em que o seu cliente se encontra. 

Por isso, os chatbots são programados para realizar diálogos personalizados e simples, o que contribui com a organização do seu CRM imobiliário

A Vista criou um chatbot exclusivo para o mercado imobiliário super funcional, em parceria com a Ezok.  

Esses chatbots:

  • auxiliam os clientes na sua jornada de compra de forma natural e rápida;  
  • descomplicam as operações burocráticas, pois respondem as dúvidas mais frequentes sobre documentação necessária e do processo de compra/aluguel;
  • qualificam seus leads: o chatbot VistaEzok registra dados, como nome, telefone e email, dos clientes.

Perceba como o chatbot para imobiliária é uma ferramenta imprescindível para o bom funcionamento do seu negócio.

#7 Beemob 

O beemob é uma plataforma que ajuda tanto corretores de imóveis, como imobiliárias e incorporadoras a se contactarem e estabelecerem parcerias entre si –  em tempo real.

Essa é uma forma muito válida de acelerar o crescimento do seu negócio

Veja mais vantagens do beemob para corretor de imóveis autônomo:

  • diminuição do custo de aquisição do cliente (CAC);
  • aumento das possibilidades de encontrar compradores em potencial; 
  • uma grande plataforma organizada de parcerias em todo o Brasil
  • expansão do portfólio de produtos;
  • aceleração dos processos de vendas;
  • criação de uma rede de seguidores;
  • gestão das pessoas que engajam com suas postagens.

#8 Trello 

O Trello é uma ferramenta de compartilhamento que permite o gerenciamento de tarefas e, também, funciona como um tipo de agenda. 

Através dessa ferramenta, é possível administrar e organizar projetos – função bastante útil  para um corretor de imóveis autônomo – que precisa ter muito bem desenhada cada etapa do seu processo de vendas.

Algumas utilidades do Trello são:

  • compartilhamento de arquivos facilitado;
  • acompanhamento do processo de vendas;
  • documentação e registro de dados colhidos a partir da geração de leads.

#9 Photoshop Express 

O Photoshop Express é um aplicativo direcionado para edição e retoque de imagens. Por isso, também é recomendado para aquela edição final nas fotos dos imóveis que você vende.

Não se esqueça que dentro da perspectiva de mídias sociais é muito importante que a imagem esteja em alta resolução e atrativa.

Veja alguns motivos para utilizar o Photoshop:

  • seus produtos estarão mais atraentes;
  • aumenta a possibilidade de captar clientes;
  • atribui qualidade à imagem.

Leia também Como atrair mais clientes para a imobiliária usando as redes sociais?

#10 Canva 

O Canva é um site no qual você pode fazer, gratuitamente, designs de diferentes formatos (cards de divulgação, ppt’s, entre outros).

Basta criar uma conta no site e você terá acesso à uma plataforma de fácil navegação e uso. Isso porque, o Canva oferece serviço que pode ser utilizado por qualquer pessoa, mesmo que não tenha tanta habilidade com edição de imagens ou criação de peças.

Para um corretor de imóveis autônomo essa é uma ajuda e tanto, já que além de ser de fácil manuseio, é possível aferir uma padronização nos cards criados, fator interessante para sua publicidade imobiliária.

#11 Instagram 

O instagram é uma rede social ideal para corretores autônomos. Afinal, essa plataforma é destinada justamente para o compartilhamento de imagens e fotos do imóvel.

Isto é, oportunidade perfeita para atrair novos clientes tanto para seu perfil na rede, quanto para o portal imobiliário.  

Veja alguns motivos para utilizar o instagram:

  • é uma rede social muito utilizada;
  • trata-se de uma plataforma voltada especificamente para imagens;
  • você pode utilizar anúncios pagos;

Por isso, capriche nas postagens! 

Leia também Dicas práticas para fotografia imobiliária

E ainda 

#12 Google Keep 

Esse serviço do Google é voltado para a criação de anotações e tarefas. 

Além disso, o Google Keep também conta com a opção de transcrever a fala em texto, função que pode ser útil para registrar negociações, por exemplo.

Essas são apenas algumas ferramentas que podem te ajudar. Se você quiser um contar com um serviço completo de soluções tecnológicas, então, o mais indicado é que você contrate uma empresa perita no assunto.

Até a próxima!

Leia também Como a tecnologia gera novos negócios imobiliários? Veja o que o presente nos reserva

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Conheça a Vista 

A Vista Software é uma empresa de base tecnológica sediada em Florianópolis/SC, que há cerca de 20 anos vem trabalhando para oferecer as melhores soluções em aplicativo, CRM, sites e integração com portais e ferramentas para imobiliárias, incorporadoras e corretores.

A empresa cresceu licenciando softwares para as maiores imobiliárias do país e aplicando tecnologia e inteligência comercial para ajudá-las a crescer em alta velocidade.

Atualmente, a Vista Software está presente em mais de 20 estados do Brasil, além de possuir clientes na Argentina e Angola. São mais de 40.000 usuários ativos.

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