Cursos de vendas gratuitos para indicar aos seus corretores

Vender é um objetivo. Vender mais é um desafio. Sem dúvidas, independentemente da situação econômica, o ideal para qualquer negócio é sempre conseguir ir além das metas. Porém, como os corretores podem colocar isso em prática? Os bons resultados podem ser a soma de uma série de fatores: experiência, feeling, carisma, empatia e outras características pessoais e profissionais. Contudo, uma coisa é certa: vender também se aprende. Por isso, é tão importante procurar conhecer e aprender sempre, como com os cursos de vendas, por exemplo.

A boa notícia é que sabendo onde procurar na internet, é possível encontrar uma série de cursos de vendas gratuitos, alguns até mesmo certificados por instituições internacionais. Também se consegue assistir a palestras dadas por especialistas sobre diversos assuntos que impactam não só o processo de vendas, mas tambéma própria organização e a produtividade do corretor. Pensando nisso, separamos alguns cursos de vendas e palestras para que os seus corretores possam extrair insights e dicas práticas. Confira.

Cursos de vendas: do estudo do cliente até como inovar na negociação

Muitos dos cursos de vendas gratuitos na internet têm curta duração e, por isso, é mais fácil organizar uma turma de corretores para fazê-los em conjunto. É também uma oportunidade para debates e troca de conhecimento. Porém, nada impede que os corretores façam individualmente, pois por serem on-line e estarem disponíveis em tempo integral, o profissional pode encaixar no melhor horário dentro da sua agenda diária. O fundamental é estimular a busca contínua por aperfeiçoamento. Veja abaixo quais cursos de vendas selecionamos para uma experiência inicial.

  1. Atendimento ao cliente: o Sebrae já é reconhecido pelos serviços prestados aos empreendedores, microempreendedores e empresas de pequeno porte. Um dos serviços oferecidos é, justamente, o de capacitação. Apesar do foco ser outro, alguns dos cursos de vendas podem ser de grande valia para os corretores. O curso de “atendimento ao cliente” é rápido, cerca de 40 minutos, e permite uma reflexão sobre o que é atender bem a clientela e como satisfazê-las. É ótimo para conhecer conceitos sobre atendimento e como aprimorar habilidades de comunicação dos corretores.
  1. Entrepreneurship 101: ¿Quién es tu cliente?: o portal edX é uma empresa sem fins lucrativos fundada a partir de uma iniciativa da Harvard e do MIT com o objetivo de oferecer aprendizado on-line. Lá, é possível encontrar cursos oferecidos por diversas instituições renomadas do mundo inteiro. O curso  que selecionamos tem um nível de dificuldade a mais, pois é em espanhol. Contudo, ele também tem legendas em inglês e muitos vídeos e slides, o que facilita a compreensão. As aulas do “¿Quién es tu cliente?” é oferecida pelo MITx, de forma gratuita, e tem duração média de 6 semanas. Nele, será possível entender como identificar possíveis clientes e quais os perfis mais adequados para cada negócio. No final, caso queira obter o certificado, o usuário deve pagar uma taxa.
  1. Negociações de sucesso: estratégias e habilidades essenciais: outro portal fundado por universidades norte-americanas, o Coursera oferece aulas de diversos assuntos, inclusive cursos de vendas ou aulas que podem ser usadas para esse propósito. O curso “Negociações de sucesso: estratégias e atividades” é oferecido em inglês, mas com legendas em português. A ementa promete ensinar as quatro principais etapas de uma negociação bem sucedida: preparar, negociar, fechar e avaliar. Ele é oferecido pela Universidade de Michigan, tem cerca de 9 horas de vídeos e, em sua modalidade gratuita, oferece acesso a vídeo-conferências e certas tarefas.
  1. Liderança, gestão de pessoas e do conhecimento para inovação: o Veduca é uma plataforma de e-learning, ou seja, de aprendiza on-line. Nela, há conteúdos de diversas áreas oferecidos por grandes universidades. No curso “Liderança, gestão de pessoas e do conhecimento para inovação“, os alunos terão como instrutor Joel Souza Dutra, mestre e doutor na área de administração. Apesar de não ser exatamente um curso de vendas, as 45 horas de aulas proporcionam conhecimentos sobre como trabalhar melhor em equipe e interagir com outros profissionais. O que, de forma indireta, pode auxiliar bastante na produtividade e nos resultados do corretor. No final, o curso também oferece uma certificação paga.
  1. Como aumentar e gerenciar suas vendas: atualmente, a Endeavor é praticamente sinônimo de empreendedorismo, principalmente por oferecer apoio e informações para as pessoas que desejam criar seus próprios negócios. No mesmo caso do Sebrae, o foco de “Como aumentar e gerenciar suas vendas” não é exatamente em corretores, mas traz dicas que podem ser adaptadas para o dia a dia, ainda mais por se tratar de um curso 100% on-line e contar com  apenas 4 horas de duração. O curso promete trazer informações sobre diferenças de venda consultiva e transacional, canais de distribuição, processo de vendas, ciclo de vendas e gerenciamento de equipes de vendas.

4 palestras que podem impactar o desempenho dos seus corretores

Por fim, selecionamos quatro palestras que podem igualmente contribuir para aumentar as vendas dos seus corretores. São assuntos que tratam de disciplinas diferentes, mas que ao final convergem em um único ponto: alcançar um objetivo. Nesse caso, um objetivo que envolve a interação com outras pessoas. Para isso, procuramos dentro da conferência mundial TED (Technology, Entertainment, Design) quais ideias que devem ser estimuladas dentro da equipe de vendas de uma imobiliária. Os vídeos duram aproximadamente 20 minutos, todos com legendas em português e podem ser exibidos em reuniões ou indicados para cada profissional.

  1. Simon Sinek: como grandes líderes inspiram ação: nesse famoso vídeo Simon Sinek apresenta o conceito de “círculo dourado” ou golden circle. Nele, Sinek explica o que diferencia empresas que tem um “por que” e como isso influencia em seu sucesso. Ao trazer para o contexto dos corretores, é de se perguntar: quando uma venda é feita , qual é o verdadeiro “por que” que deve ser transmitido?
  1. Angela Lee Duckworth: A chave para o sucesso? A determinação: a educadora Angela Lee percebeu que um alto QI não era o fator mais determinante para os seus alunos atingirem o sucesso. Então, se não é a capacidade intelectual, qual característica deve ser desenvolvida para alcançar os objetivos?
  1. Julian Treasure: Como falar de forma que as pessoas queiram ouvir: a voz é, sem dúvidas, um dos grandes instrumentos de trabalho dos corretores. A entonação certa é capaz de ser um elemento decisório no fechamento de um negócio. Contudo, há também os pecados que corrompem o discurso e, consequentemente, invalidam esforços anteriores. Nesse vídeo, Julian Treasure ensina as boas e más práticas na hora de falar.
  1. Amy Cuddy: Sua linguagem corporal molda quem você é: mesmo sem falar nada, apenas ao observar a posição de uma pessoa, é possível extrair uma série de informações sobre ela. O mesmo vale para os corretores que não apenas avaliam com quem estão falando, mas também são constantemente avaliados pelos clientes. A psicóloga social Amy Cuddy fala sobre linguagem corporal e como trazer mais confiança aos gestos e posições do corpo.

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