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5 dicas para atendimento remoto em tempos de pandemia

A transição abrupta para o isolamento social por conta da pandemia do novo coronavírus pegou muita gente de surpresa. Enquanto a crise traz muita incertezas, imobiliárias notam que o tempo de resposta às mudanças pode fazer diferença nos resultados.

No mercado imobiliário não é diferente. Mais do que nunca, é hora de buscar formas de otimizar a performance, especialmente no que se refere a atendimento ao cliente. Esse é um fator importante para um bom índice de satisfação e de vendas.

Em um cenário de digitalização forçada para grande parte das empresas, o segmento de imóveis já tinha dado passos importantes. A tecnologia para facilitar a vida dos corretores existe faz tempo e oferece aplicativos, sites e diversos softwares.

No entanto, ainda há muitos corretores patinando no atendimento digital, quando o momento pede o fortalecimento desse tipo de solução.

Pensando nisso, preparamos um guia rápido e prático com dicas para atendimento remoto no seu negócio. Boa leitura!

Fonte: Freepik

1. Prepare um material visualmente atrativo

Os profissionais do setor imobiliário precisam se munir de recursos para fazer frente aos diversos cenários de negociação durante a crise.

Dessa forma, Não importa se a comunicação será por telefone, chat, e-mail ou chamada de vídeo. Contar com um material atrativo é um complemento importante para apoiar argumentos e ajudar na visualização do cliente!

Infográficos, fotos de imóveis, slides, vídeos e folhetos informativos agregam valor e otimizam o atendimento remoto. Uma imagem vale mais que mil palavras, diz o ditado. Assim, disponibilizar esse material para o cliente é uma forma de informá-lo com maior precisão e mostrar vantagens e diferenciais do que está sendo ofertado.

Não é sem motivo que as fotos 360º e as visitas virtuais têm feito tanto sucesso. Os consumidores já são digitais e querem conveniência e experiência de qualidade para além das fronteiras físicas.

E como deslanchar nisso? Ferramentas como Canva e Google Presentation são boas opções gratuitas. Quem desejar algo mais profissional pode recorrer aos serviços de agências de marketing ou autônomos.

>> Leia também: Guia definitivo de como vender imóveis na crise com 14 dicas infalíveis

2. Tenha um CRM robusto

As ferramentas CRM são grandes parceiras de profissionais na área de vendas que já entenderam como a maturidade digital potencializa resultados e deixa uma operação mais inteligente.

Para corretores autônomos e equipes comerciais de imobiliárias, o CRM é uma solução tecnológica que permite gerenciar informações e ações, permitindo maior assertividade no atendimento cliente.

Um CRM imobiliário de ponta possibilita o cadastro e a gestão da carteira de clientes de forma eficiente e a configuração por etapa de um processo de vendas e locação (pipeline) adequado ao seu perfil de negócio.

Com essa solução digital é possível ainda ver gargalos no atendimento e ter relatórios completos sobre taxa de conversão, desempenho etc.

Um dos CRMs mais completos no ramo imobiliário é o da Vista Software, que, além das funcionalidades acima, possui também integração com diversos portais imobiliários, chat, WhatsApp e Facebook.

Material: como otimizar as vendas da sua imobiliária

3. Considere o poder das videochamadas

As chamadas de vídeo são a bola da vez para atividades que não vão parar durante o isolamento social. Elas costumam ser mais econômicas que os serviços de telefonia comuns. Além disso, têm muito mais recursos, permitindo uma experiência mais interativa e satisfatória.

Muitos serviços vêm com compartilhamento de tela, de arquivos, espaço para anotações etc. Tudo para recuperar a conexão humana, otimizar a construção de rapport com os clientes e até mesmo o fechamento de vendas.

No entanto, essa opção não deve ser imposta. Informe aos seus canais de atendimento remoto e deixe que os clientes optem por aquilo que for mais confortável. Em um momento tão particular, falta de flexibilidade e ações invasivas são percebidas com negatividade.

Há muitas ferramentas de videochamadas gratuitas no mercado. Facebook, WhatsApp, Zoom e Google Meet são algumas delas.

Leia também: Coronavírus no mercado imobiliário: como a tecnologia pode te ajudar?

4. Marque presença on-line com novos meios de comunicação com seu cliente

Já que só restou o espaço digital, é hora de potencializar o atendimento remoto por meio do seu site com chat integrado. As redes sociais e os portais de anúncio também precisam de monitoramento e atenção aos comentários e mensagens diretas.

Além disso, sites de avaliação e mediação, como o Reclame Aqui, também devem ser checados periodicamente. Afinal, os comentários nessas plataformas fazem parte do atendimento ao cliente.

Você deve estar se perguntando como gerenciar todos esses canais, não é? 

O caminho é o uso de soluções que otimizem a gestão, como o CRM, que se conecta a chats, sites e também ao RD Station, solução de automação de marketing e e-mails.

Há ainda plataformas que unificam o gerenciamento das redes sociais, com serviço de SAC, a exemplo da Mlabs e da Etus.

5. Atenda com proximidade e proatividade

Corretores e equipes comerciais devem buscar adaptação ao momento, criando uma cultura de serviço, com atendimento padronizado, atento às necessidades dos clientes e consciente do momento atual e seus desafios.

Portanto, as interações precisam ser ainda mais humanizadas e proativas no pré ou pós-compra. O cliente se sente valorizado e respeitado quando suas questões são respondidas de forma única, e ele termina o atendimento se sentido propriamente informado.

O Kantar tem disponibilizado pesquisas constantes que demonstram o fortalecimento do e-commerce e das mídias sociais, mas também há expectativas sobre o comportamento do comércio, que não deve ser focado somente em vender, mas em trazer uma perspectiva pós-crise.

Por essa razão, além de se munir de inovação e boas práticas, o setor imobiliário deve aprender a guiar os clientes a planejar positivamente o futuro. Isso pode ser feito com distribuição de conteúdo pelo site, pelas redes sociais ou até de forma mais personalizada via e-mail.

Esteja lá para o seu cliente, esse é um diferencial para sair na frente da concorrência!
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