Dinâmica do mercado imobiliário: as melhores técnicas de vendas para acompanhar o ritmo do setor

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Quem deseja ter uma imobiliária de sucesso precisa focar em técnicas que acompanhem a dinâmica do mercado imobiliário. Isso porque o setor está sempre em atualização, e a competitividade é uma característica marcante da área.

Sendo assim, é importante que o time de vendas passe por treinamentos e que os gestores analisem constantemente os resultados do negócio para superar adversidades e atrair mais pessoas que pretendem realizar a compra e venda de imóveis como investimento.

Por isso, se você quer ter um negócio escalável e aproveitar as oportunidades do mercado, acompanhe a dinâmica do mercado imobiliário aplicando técnicas para garantir boa lucratividade.

Neste artigo, conheça as dicas da Vista sobre vendas e ferramentas para se destacar nesse setor tão competitivo.

Como está o mercado imobiliário brasileiro?

No primeiro semestre de 2021, a venda de imóveis no Brasil subiu 46,1% se comparado ao ano anterior. Mas não foi o único número favorável ao setor imobiliário nesses últimos tempos: o crescimento das vendas de novos imóveis durante todo o ano passado computou quase 13% de alta.

Isso acontece porque o setor imobiliário vem se modernizando com tecnologias inovadoras para entregar melhores resultados nas construções, nas transações imobiliárias e nas formas de negociação. Tudo isso oferece uma gama de oportunidades aos clientes que querem adquirir o primeiro imóvel ou que desejam seguir investindo no setor.

Sendo assim, esses são fatores que contribuem para que o mercado imobiliário brasileiro registre resultados positivos ano após ano.

Para acompanhar esse dinamismo, as imobiliárias precisam se atualizar constantemente para oferecer novidades e as melhores experiências aos seus clientes – seja por meio da qualidade dos imóveis, seja no atendimento personalizado.

Perspectivas do mercado de imóveis para os próximos anos

Após números animadores em 2021, as tendências do mercado imobiliário continuam prósperas para 2022 e para os anos seguintes. Por isso, esse acaba sendo um investimento cada vez mais seguro para quem quer imóveis para obter renda extra.

Assim, segundo a pesquisa realizada pelo grupo Mulheres do Imobiliário – Think Tank Amazonita Clube —, divulgada na Revista Exame, os segmentos imobiliários de maior destaque em um futuro próximo para quem quer investir serão:

  • galpões e condomínios industriais e logísticos;
  • fundos de investimento imobiliário;
  • edifícios residenciais para compra e venda e locação.

Enquanto isso, no setor residencial, as tendências de escolha dos consumidores para morarem sozinhos e com as famílias são:

  • imóveis maiores;
  • construções sustentáveis;
  • preferência por localizações estratégicas;
  • aumento pela busca de imóveis usados.

Além disso, a tecnologia estará presente nas negociações, no marketing digital para imobiliárias e na desburocratização do setor.

Por isso, é preciso que seu negócio acompanhe a dinâmica do mercado imobiliário e aposte em aparatos tecnológicos que apresentem melhor os imóveis, contando até mesmo com realidade aumentada, visitas virtuais e chatbots cada vez mais personalizados.

7 melhores técnicas de vendas para acompanhar a dinâmica do mercado imobiliário

Para acompanhar o dinamismo do mercado, é preciso rever todos os processos da imobiliária. Assim, a gestão imobiliária identifica gargalos para obter melhores resultados no desempenho da equipe e, consequentemente, nas vendas.

Confira as 7 dicas que a Vista oferece para imobiliárias que querem vender mais e melhor!

1 – Conheça bem os imóveis

O estudo do mercado e o domínio sobre a sua carteira de imóveis é um fator essencial para vender mais. Dessa forma, a equipe de vendas se mantém alinhada com o que tem a oferecer aos clientes e às necessidades deles.

Na hora de apresentar os imóveis, seja pessoalmente ou por meio de anúncios nas redes sociais e portais imobiliários, as boas descrições são essenciais para atrair os leads imobiliários e destacar os pontos mais persuasivos do imóvel.

2 – Crie valor ao apresentar o preço

O preço do empreendimento deve ser apresentado junto aos diferenciais do imóvel. Ou seja, ele não deve representar um número, mas sim emoções, sentimentos e oportunidades.

Assim, ressalte pontos importantes, como o potencial de valorização da região e as condições de pagamento. Lembre-se também de criar situações de uso para que o cliente se imagine morando ali com a família.

3 – Acompanhe a jornada do cliente

É preciso acompanhar a jornada do consumidor com tecnologias apropriadas para entender o perfil do cliente, oferecer um atendimento de qualidade e ter as melhores estratégias de marketing. Saber atrair, nutrir e se relacionar com o lead é fundamental para construir uma relação entre ele e a imobiliária.

Assim, por meio do mapeamento da jornada do cliente, o time de vendas consegue captar as melhores oportunidades e fornecer dados importantes aos corretores de imóveis para otimizar o tempo de vendas.

4 – Crie funil e pipeline de vendas

Gerencie funil de vendas e pipeline para ter um marketing de relacionamento de sucesso.

A relação cliente-empresa precisa de esforços para engajar e conquistar clientes. Por isso, foque em montar essas estruturas para acompanhar todas as etapas do processo de marketing e vendas. Ambas são essenciais para compreender a jornada de compra até a conversão.

5 – Invista em marketing digital

Ter a presença on-line da imobiliária é praticamente obrigatório, visto que a internet é o primeiro lugar que os compradores vão quando estão procurando imóveis.

Dessa forma, invista em um site, blog e redes com conteúdos relevantes para o seu público, que façam com que eles vão até você e construam uma autoridade da sua marca no mercado.

Além disso, acompanhe a dinâmica do mercado imobiliário vendendo on-line por meio  de portais e publicando anúncios.

Sendo assim, fique atento às tendências de consumo, às novas redes que surgem e às formas de comunicação que podem atrair seu público. O setor imobiliário é tão competitivo e inovador quanto a própria área de marketing.

6 – Mantenha a equipe treinada

De nada adianta ter os melhores softwares para imobiliária se sua equipe não está preparada para usá-los.

Sendo assim, forme uma equipe de sucesso por meio de treinamentos, cursos e compartilhamento de conhecimento técnico entre os membros do time. Faça com que todos entendam o processo do começo ao fim, passando pelas diversas áreas.

Dessa forma, com uma visão macro, você mostra qual é a importância daquele colaborador no processo e estimula a busca por melhoria contínua, com foco nos resultados da equipe.

7 – Use a tecnologia a seu favor

Hoje, existem ferramentas e plataformas que facilitam todo o trabalho de gestão e oferecem insights para vender mais e melhor. Para isso, é interessante usar a tecnologia a seu favor para encontrar gargalos nos processos, otimizar o trabalho da equipe e acompanhar as taxas de desempenho dos colaboradores.

Um CRM imobiliário, por exemplo, é de grande valor para imobiliária, uma vez que oferece a possibilidade de integração, separação entre vendas e locação, aplicativo de celular, atualização de dados em tempo real e muito mais.

Todas essas utilidades trazidas pela tecnologia são cruciais para se diferenciar no mercado e conseguir acompanhar a dinâmica do mercado imobiliário.

Acompanhe a dinâmica do mercado imobiliário com a Vista

A Vista é a plataforma de gestão mais completa do mercado imobiliário. O foco é aplicar tecnologia e inteligência para ajudar sua imobiliária a crescer em alta velocidade.

Portanto, gerencie clientes e carteiras de imóveis, otimize o acompanhamento de taxas de conversão e aumente os resultados da empresa com as diversas funcionalidades que nossa empresa pode oferecer ao seu negócio.

Veja algumas de nossas soluções a seguir!

Vista CRM

O Vista CRM é uma plataforma que promove a otimização de processos na imobiliária. O dashboard é completo, com informações de indicadores de desempenho, para que a gestão tome decisões mais assertivas.

Além disso, ele ajuda a imobiliária a ter etapas bem definidas do funil de vendas para facilitar o encontro de gargalos na comunicação e dados de fácil acesso para superar os obstáculos de um mercado competitivo como o imobiliário.

Vista Office

O Vista Office disponibiliza soluções inteligentes para melhorar a gestão de locação e acelerar o crescimento da organização. A plataforma é específica para imobiliária, e o foco é administrar a carteira com praticidade e recursos automatizados.

Além disso, a ferramenta oferece controle e gerenciamento dos setores administrativo e financeiro da empresa em um único lugar.

Vista Site

O Vista Site é a plataforma ideal para ter o site da imobiliária completo com recursos que atraiam os clientes e melhore os resultados da empresa.

Nossa solução oferece layouts personalizáveis, otimização para SEO e integração completa ao CRM. Tudo isso para que você tenha autoridade no mercado e passe credibilidade aos clientes quando eles pesquisarem por sua imobiliária na internet.

Vista APP

O Vista APP é um aplicativo disponível para smartphones para modernizar o dia a dia dos corretores, que estão sempre cumprindo rotinas fora da imobiliária.

Dessa forma, eles têm acesso aos dados dos clientes e imóveis diretamente do celular, sem precisar retornar à empresa. Além disso, possibilita o cadastro de novas informações, sem perder oportunidades de novos negócios, o compartilhamento de imóveis por WhatsApp e o gerenciamento de visitas com eficiência e praticidade.

Suporte de Customer Success

O apoio dado pelo Customer Success da Vista é essencial para ter um negócio escalável. Nossos profissionais acompanham as necessidades das imobiliárias, que sempre buscam novidades e serviços extras para potencializar as vendas.

Dessa forma, nossos consultores acompanham a dinâmica do mercado imobiliário para ter sempre as melhores soluções para oferecer ao time de vendas e aos gestores.

Conheça os planos da Vista para acompanhar a dinâmica do mercado imobiliário

Como sabemos que cada imobiliária enfrenta uma realidade, temos planos personalizados para que você adquira a melhor opção para gerir seu negócio. Atualmente, os clientes podem contar com os planos:

  • Starter;
  • Basic;
  • Analytics;
  • Suite.

Quer entender como funcionam nossos serviços na prática? Faça o teste grátis por 7 dias em nossas plataformas: Vista CRM e Vista Office.

Invista no futuro do seu negócio e solicite hoje mesmo o seu orçamento com nossos especialistas!

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