Ferramentas e técnicas para vendas imobiliárias: como será em 2021?

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O avanço das tecnologias trouxe muitas facilidades para todos os ramos de vendas. O uso de aplicativos e as boas práticas aumentaram resultados, atraindo cada vez mais adeptos.

No ramo imobiliário, o uso de ferramentas e técnicas para vendas imobiliárias se tornou uma das melhores soluções para aumento de produtividade.

O ano de 2020 foi totalmente atípico, obrigando mesmo os mais resistentes a recorrer a técnicas de vendas imobiliárias. E, para 2021, essas soluções prometem crescer ainda mais.

Neste artigo, vamos falar mais sobre ferramentas e técnicas para vendas imobiliárias e como elas têm auxiliado os profissionais a aumentar a produtividade e a lucratividade, e trazer dicas para que você possa inserir essas boas práticas na sua rotina.

O mercado imobiliário e os processos

É comum ver no ramo de imóveis clientes que desejam ver resultados rápidos para aumentar vendas imobiliárias, mas, na realidade, os processos podem ser mais demorados do que se espera.

Entre ferramentas e técnicas para vendas imobiliárias, é importante saber qual o melhor caminho para ter os melhores resultados; para isso, podemos pensar em três pilares para essa construção: a atração, a qualificação e a conversão.

Atração

É importante pensar em como os leads (os clientes) serão atraídos, seja para a imobiliária, para o site, ou para as redes sociais.

Qualificação

Clientes atraídos: é o momento de pensar em como conquistá-los. A qualificação do lead vai desde o atendimento rápido até questões como valores e geolocalização.

Conversão

O passo final: encaminhamento do lead para o fechamento de contratos, de venda ou de locação, por meio do bom caminho percorrido durante os canais de comunicação da marca e até mesmo dos anúncios ou disponibilização de materiais com conteúdo apropriado.

A importância da pré-venda no ramo imobiliário

As ferramentas e técnicas para vendas imobiliárias também estão na etapa de pré-venda. Um bom exemplo são os SDR (Sales Development Representatives) ou pré-vendedores.

Essa função vai filtrar os leads e direcioná-los para cada tipo de profissional de vendas imobiliárias, que pode ser o hunter ou o farmer.

Hunter

Esse tipo de profissional é aquele que é buscado para vendas mais rápidas. A pré-venda identifica o perfil do cliente; se ele já for engajado, já souber o que deseja e for mais decidido, o hunter é o profissional ideal.

Farmer

O farmer é o profissional que pode dedicar mais tempo à conquista do cliente. Geralmente, é buscado para leads que ainda não estão decididos ou não têm uma preferência; ou seja, aqui há mais dedicação de tempo.

Ferramentas e técnicas para vendas imobiliárias

Diante de um cenário totalmente atípico como o ano de 2020, o ramo imobiliário precisou se atualizar ainda mais. O setor, que já era adepto a tecnologias, precisou correr para acompanhar o ritmo das evoluções.

Hoje é difícil pensar no ramo sem ferramentas e técnicas para vendas imobiliárias por meio de canais on-line. O setor aproveitou a receptividade do cliente em receber contatos e informações virtuais e se inseriu de vez no mundo digital.

As ferramentas de vendas têm sido aliadas que vão além do contato. Elas possibilitam aos profissionais registrar as informações de cada cliente, de forma que os atendimentos sejam personalizados.

Um bom exemplo de ferramenta de vendas é o CRM (Customer Relationship Management ou a Gestão de Relacionamento com o Cliente). Essa ferramenta permite que as imobiliárias prestem atendimentos automatizados, evitando perdas de leads.

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O papel das ferramentas e técnicas

Com as demandas diárias, gestores, gerentes, administradores e corretores de imobiliárias passaram a utilizar ferramentas on-line para auxiliar na personalização dos atendimentos.

Essas técnicas de vendas ajudam em demandas como envio de e-mails, contatos por outros meios, envio de informações, entre outras. Além de deixar tudo devidamente registrado, essas ferramentas e técnicas para vendas imobiliárias evitam retrabalho.

Técnicas de distribuição

Uma das dúvidas dos gestores do ramo imobiliário é a distribuição dos clientes para cada corretor. Essa técnica pode ser bastante variável, dependendo do tamanho da empresa, do ramo e da quantidade de clientes.

Por meio de ferramentas e técnicas para vendas imobiliárias, a empresa ou o gestor pode e deve acompanhar as métricas e os resultados.

De início, é interessante que os dados sejam analisados com maior frequência; por exemplo, diariamente. Com o tempo, revisões semanais podem ser suficientes, tudo vai depender do tamanho da empresa.

O CRM no mercado imobiliário

O CRM vem crescendo cada vez mais entre ferramentas e técnicas para vendas imobiliárias. Podemos defini-lo como uma série de soluções de marketing, vendas e atendimentos em vários canais.

Essa plataforma tem o foco em melhorar o desempenho das imobiliárias e dos profissionais do ramo. Ela une estratégias e tecnologias para gerar leads e entregar resultados por meio do armazenamento de dados dos clientes.

Entre as informações que podem ser armazenadas no CRM estão nome, telefone, endereço, atividades de compra, visitas a sites, e-mails e ligações, entre várias outras, tudo para entregar os melhores resultados.

CRM da Vista

O CRM para imobiliárias da Vista é uma das melhores plataformas para quem deseja atrair e qualificar leads. Com ela, é possível consultar toda a base de imóveis e de clientes em qualquer lugar e hora do dia, além de poder cadastrar ou atualizar essa base sem a necessidade de retornar à imobiliária.

Por meio das ferramentas e técnicas para vendas imobiliárias da Vista, o profissional pode compartilhar os imóveis e suas informações por redes sociais como Facebook e WhatsApp, entre outras, além de agendar e gerenciar as visitas de forma totalmente on-line.

O Vista CRM ainda permite integração com o site da imobiliária ou do profissional e outros portais, integração com chats e bate-papos por redes sociais, como WhatsApp e Facebook, além de ser totalmente customizável para facilitar a gestão para cada tipo de cliente.

A plataforma Vista CRM é encontrada em diferentes planos, que se ajustam à necessidade de cada tipo de cliente, sendo possível ainda realizar um teste gratuito. Os planos são:

  • Broker
  • Basic
  • Analytics
  • Suite

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As ferramentas e técnicas em 2021

O ano de 2020 passou de forma diferente e trouxe muitos ensinamentos para os profissionais do ramo imobiliário. O uso das tecnologias foi a saída para que as empresas não ficassem para trás diante das restrições causadas pela pandemia do novo coronavírus.

Entre reuniões e visitas on-line, imobiliárias e profissionais do ramo descobriram novas formas de atrair e conquistar clientes, e até mesmo as empresas mais resistentes às tecnologias abriram espaço para as novas ferramentas e técnicas para vendas imobiliárias.

Para 2021, as mudanças não devem parar. Diante de resultados tão positivos com o uso das ferramentas e técnicas on-line, o novo ano deve vir com muitas novidades, como no caso das plataformas Vista CRM e Vista Office, além de clientes cada vez mais engajados em contatos e relacionamentos on-line.

Conheça a Vista

A Vista Software é uma empresa de base tecnológica sediada em Florianópolis/SC que há cerca de 20 anos vem trabalhando para oferecer as melhores soluções em aplicativos, CRM, sites e integração com portais e ferramentas a imobiliárias, incorporadoras e corretores.

A empresa cresceu licenciando softwares para as maiores imobiliárias do país e aplicando tecnologia e inteligência comercial para ajudá-las a crescer em alta velocidade.

Atualmente, a Vista está presente em mais de 20 estados do Brasil, tem em sua carteira pouco mais de 1 mil clientes nacionais e internacionais (na Argentina e em Angola, por exemplo) e conta com cerca de 40 mil usuários ativos mensais.

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