7 passos para fidelizar clientes no mercado imobiliário

Corretor com estratégia para fidelizar clientes no mercado imobiliário
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Leia neste artigo

Com a alta competitividade do setor imobiliário, fidelizar clientes se tornou a chave para uma imobiliária viabilizar novos negócios, consolidar sua reputação e obter melhores resultados.

Isso porque uma estratégia de fidelização bem executada evita que o público migre para a concorrência e abre portas para indicações.

Neste artigo, a Vista explica como fidelizar clientes no mercado imobiliário, desde o primeiro contato até a conclusão da transação. Confira!

O que é fidelização de clientes?

A fidelização de clientes é um processo estratégico que visa criar um relacionamento duradouro com o cliente.

O objetivo é fazer com que ele volte a fechar negócios após a primeira compra ou contratação, além de indicar a empresa para amigos, familiares e conhecidos.

Para fidelizar clientes, é necessário oferecer um excelente atendimento, proporcionar experiências positivas e entregar valor em cada interação. 

Hoje em dia, muitas imobiliárias ganham o cliente oferecendo facilidades, como uma garantia locatícia sem fiador, por exemplo.

Qual é a importância de fidelizar clientes na imobiliária?

De acordo com Philip Kotler, grande teórico do marketing, conquistar um novo cliente pode custar de 5 a 7 vezes mais do que manter um cliente atual. Isso porque é muito mais fácil fechar novos negócios com quem já conhece a empresa e os serviços prestados do que conseguir captar a atenção de outras pessoas.

Em um mercado competitivo e com um ciclo de compra relativamente longo, como é o imobiliário, trabalhar a fidelização de clientes é ainda mais importante. 

Afinal, clientes satisfeitos estão mais propensos a fazer negócios novamente, seja para comprar, vender ou investir em novos imóveis no futuro. Também podem adquirir imóveis de maior valor com o tempo, aumentando o ticket médio da empresa.

Outro fator crucial da fidelização é que ela aumenta as chances do cliente recomendar a imobiliária para outras pessoas. Esse “marketing boca a boca” facilita a aquisição de novos clientes e diminui os esforços de vendas.

Em resumo, a imobiliária consegue reduzir custos, ganhar mais previsibilidade financeira e fortalecer sua reputação no setor.

Como fidelizar clientes no mercado imobiliário?

O melhor caminho para fidelizar clientes no mercado imobiliário é entregar um alto valor para o cliente. Felizmente, existem diversas estratégias que auxiliam nesse objetivo. 

Confira abaixo algumas delas!

1- Invista em um atendimento consultivo e personalizado

O atendimento imobiliário é um dos aspectos mais importantes para a retenção de clientes. Quando a imobiliária oferece um atendimento de excelência, os clientes sentem-se valorizados e ficam mais inclinados a fechar novos negócios.

Contudo, para que isso seja possível, é fundamental conhecer seus clientes e saber quais são as dores, necessidades e interesses deles. Com essas informações, será mais fácil prestar um atendimento personalizado e garantir total satisfação.

2- Mantenha contato com os clientes

Outra estratégia que os corretores de sucesso utilizam é manter contato com os clientes. Isso vai desde mandar uma mensagem no aniversário do cliente até enviar uma atualização sobre um imóvel que ele estava interessado.

Atualmente, existem diversas ferramentas que podem ajudar a gerenciar o relacionamento com o cliente. Um CRM Imobiliário, por exemplo, consegue registrar todas as interações dos clientes com a imobiliária, o que possibilita acelerar processos e otimizar os atendimentos.

3- Seja um especialista

Ter uma boa reputação é um diferencial para conseguir clientes fiéis, mas para ser visto como especialista, é importante conhecer bem seu nicho e os imóveis presentes em sua carteira.

Também pode ser interessante dominar as características das regiões onde você atua para resolver dúvidas de clientes. 

Além disso, investir em cursos relacionados à função, retórica e mercado é uma ótima forma de melhorar a performance.

4- Ofereça facilidades para seu cliente

O cliente imobiliário espera mais facilidades na hora de vender, comprar ou alugar um imóvel. Por isso, é muito importante trabalhar com tecnologias inovadoras para oferecer uma boa experiência e disparar na frente da concorrência.

Felizmente, existem as soluções da CredPago, empresa líder em aluguel sem fiador, para agilizar processos e ajudar a fidelizar seus clientes:

  • Garantia locatícia CredPago: possibilita que o inquilino alugue sem fiador, com análise de crédito em menos de um minuto. A imobiliária e o proprietário têm cobertura contra a inadimplência de até 40 vezes o valor locatício;
  • CredSign: Assinatura eletrônica com validade jurídica, para imobiliárias e corretores libertarem-se de papeladas e facilitarem a vida do cliente.

A CredPago faz parte do Grupo Loft e possui mais de 20 mil imobiliárias parceiras do Norte ao Sul do país, sendo considerada a maior garantia de aluguel do Brasil.

5- Tenha uma equipe engajada e bem preparada

A equipe da imobiliária precisa estar comprometida em oferecer a melhor experiência ao cliente. Por isso, é fundamental ter uma cultura organizacional na qual os corretores compreendam e estejam alinhados com o propósito da empresa.

Nesse sentido, o gestor imobiliário pode planejar treinamentos para capacitar os profissionais e comunicar estratégias para fortalecer o relacionamento com os clientes. Também é importante estimular a criatividade e garantir que a equipe possui soluções adequadas para este fim.

6- Faça o acompanhamento do cliente

Imagine que uma pessoa alugou um imóvel e o time de corretores da sua imobiliária manteve contato com ela após a negociação. Sua equipe esclareceu dúvidas e a orientou em necessidades específicas.

Isso é relacionamento com o cliente: colocar-se à disposição mesmo após a conclusão de uma venda ou locação. O cliente se sente valorizado e bem atendido, o que fará ele lembrar de você quando for realizar outras transações imobiliárias no futuro.

7- Peça feedbacks

É preciso estar sempre aprimorando serviços e atendimentos, e a melhor forma de saber a perspectiva dos clientes é solicitando feedbacks. Essa ação por parte do cliente faz toda a diferença para entender exatamente como ele se sentiu com a experiência oferecida pela sua imobiliária e o que pode ser lapidado. 

Os melhores momentos para solicitar um feedback são logo após uma negociação, atendimento ou mudanças nos serviços. Além disso, você pode enviar a pesquisa de satisfação por e-mail, WhatsApp ou usar formulários on-line.

Potencialize sua gestão de locação com o Vista Office

Como você percebeu, a fidelização de clientes é essencial para o sucesso de uma imobiliária. Investir em estratégias personalizadas, entregar valor e manter um relacionamento pós-venda são algumas formas eficazes de reter o cliente.

Um bom começo é melhorar a performance da sua imobiliária utilizando o Vista Office. A plataforma veio para simplificar a administração da carteira de locação, de modo a liberar os corretores para atividades estratégicas.

Com ela, você consegue integrar todos os setores, realizar diagnósticos e definir estratégias de desenvolvimento. Além de aproveitar diversas funcionalidades como:

  • reembolso, cálculo de rescisão e controle de comissões automáticos;
  • repasses automáticos via arquivo;
  • gestão de recebíveis;
  • emissão de boletos;
  • conciliação bancária;
  • dashboards com dados sobre o negócio.

Se você quer levar a sua imobiliária para outro patamar, solicite um teste gratuito do Vista Office e aproveite.

Buscar um artigo
Receba conteúdos exclusivos

Cadastre-se para receber notícias em primeira mão

Atendimento Comercial

Buscar