Adotar métodos inovadores como o funil de vendas nas imobiliárias se tornou essencial para que os corretores consigam identificar a etapa exata em que seu público-alvo se encontra na jornada de compra, assim como suas reais necessidades e desejos para fazer a oferta ideal na hora certa. Diante de consumidores cada vez mais conectados e exigentes, que costumam compartilhar nas redes sociais seus gostos e critérios, proporcionar um atendimento personalizado é determinante para alavancar as vendas da sua imobiliária. Nesse sentido, o funil de vendas é um processo que, se adotado de forma eficaz pelas imobiliárias, pode trazer uma maneira inovadora e prática de converter leads em clientes, encurtando o ciclo de venda e criando melhores oportunidades de negócio.
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O método de funil de vendas, aplicável aos mais diversos tipos de negócios, consiste em conduzir e relacionar o prospect a partir do momento em que ele busca informações sobre o seu negócio até o fechamento da compra de fato. No caso das imobiliárias, a jornada é composta por quatro etapas: prospecção, visita, proposta e fechamento. A seguir detalharemos melhor como os gestores podem acompanhar a metodologia em suas imobiliárias.
3 razões para a gestão acompanhar o funil de vendas da imobiliária
No post “Por que (e como) fazer o alinhamento entre Marketing e Vendas para Imobiliárias”, produzido em parceria com a Resultados Digitais – destacamos a importância das imobiliárias compreenderem como o consumidor atual compra ou aluga imóveis. Entender todos os passos da sua jornada de compra é fundamental para desenvolver um funil de vendas eficaz e direcionado para alcançar as metas da imobiliária.
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Estabeleça melhorias constantes no funil de vendas e potencialize seus negócios
Compreender todas as etapas na jornada de compra é essencial para entender os diferentes perfis de leads e como a equipe de marketing e vendas pode influenciá-los a avançarem em cada uma das etapas. Ao acompanhar esse processo, o gestor passa a entender quais melhorias deve adotar para que sua equipe consiga conduzir efetivamente os leads qualificados à etapa de fechamento do contrato.
Dessa forma, o lead chega ao corretor com informações valiosas sobre sua jornada, por exemplo: o que pesquisou, qual seu interesse, qual sua disponibilidade financeira, se procura um imóvel para morar ou investir e todas informações que são relevantes aos vendedores. Portanto, com mais informações fica mais fácil acertar na tomada de decisão e, assim, melhorar os resultados de vendas.
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Centralize os esforços da sua equipe de vendas para atrair o perfil certo de clientes
A decisão de compra de um imóvel não ocorre da noite para o dia: o consumidor pesquisa, se informa, confere diversas opções de imóveis, busca alternativas, lê depoimentos. Por isso, a equipe de vendas e marketing devem estar alinhadas para se comunicarem da melhor forma com esse consumidor em todas as etapas da sua jornada.
Ao centralizar os esforços para que a equipe de vendas receba o lead no momento certo para a negociação com esse cliente em potencial, as chances de garantir o fechamento do negócio aumentam e o ciclo de venda é reduzido.
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Busque tecnologias que possam otimizar o trabalho da sua equipe
Ao investir em um CRM imobiliário, a exemplo do Novo Vista, tanto gestor como as equipes de marketing e vendas podem fazer o acompanhamento do lead ao longo do funil de vendas, desde o cadastro até o fechamento do negócio. O gráfico do funil de vendas fica visível no dashboard do sistema com métricas de cada período que o gestor deseja analisar. Além disso, a funcionalidade permite ainda gerenciar atividades pessoais, da equipe. O software ainda possibilita receber lembretes de eventos ou tarefas por e-mail ou SMS.
Utilizar uma tecnologia desse porte amplia a visão de gestão sobre o funil de vendas. No Novo Vista, é possível identificar quais clientes foram captados e em que etapa do funil eles se encontram, entre outras informações importantes para acelerar o processo de fechamento de vendas.
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