A Geração Z está começando a ingressar no mercado imobiliário, trazendo consigo novas demandas e expectativas. Esses jovens, marcados pela tecnologia e valores sustentáveis, buscam mais do que apenas um lugar para morar; eles procuram espaços que reflitam seus estilos de vida dinâmicos e conscientes.
Por isso, é crucial que o setor se adapte para atender às necessidades dessa nova geração, tanto em termos de produtos oferecidos quanto nas formas de comunicação e negociação.
Quer entender melhor e se preparar? Confira, neste artigo, todos os pontos para atender de forma personalizada esses novos consumidores.
Como se define a geração Z?
A geração Z, também conhecida como “nativos digitais”, refere-se a pessoas nascidas entre meados da década de 1990 e 2010. Essa geração é mais tecnológica que as anteriores porque cresceram junto a popularização da internet.
Dessa forma, esse grupo hiperconectado costuma ser mais prático em suas decisões e está acostumado com rápidas evoluções.
Qual o perfil da geração Z?
Pessoas da geração Z participam de vários grupos ao mesmo tempo, são multitarefas e buscam maior interatividade, assim como autonomia.
Além disso, são jovens realistas e procuram viver com maior propósito, priorizando a qualidade de vida e procurando por serviços personalizados para atender suas necessidades individuais.
Principais características
- Altamente tecnológicos;
- Multiculturais;
- Empoderados;
- Rápidos e ágeis na forma de lidar com as informações;
- Foco na carreira e em seu crescimento rápido;
- Consumistas conscientes e preocupados com questões ambientais e sociais;
- Pragmáticos, desapegados e individualistas;
- Autonomia como valor importante;
- Valorização da experiência do usuário;
- Imediatistas;
- Forte tendência ao empreendedorismo.
Como a geração Z se relaciona com o mercado imobiliário?
A Geração Z mostra uma preferência por aluguéis flexíveis e espaços de moradia compartilhados, refletindo seu valor por experiências e mobilidade em vez de posse permanente.
Além disso, são altamente influenciados por tecnologias digitais na busca por imóveis, priorizando plataformas on-line e aplicativos para encontrar a moradia ideal.
O que a Geração Z valoriza?
Diversos quesitos devem ser levados em consideração para entender os tipos de imóveis preferidos por essa geração. Entender em detalhes esse público ajuda o mercado imobiliário a lidar melhor com esses jovens adultos.
Abaixo, separamos algumas questões do comportamento desses jovens que são valorizados na hora de escolher imóveis para morar e de acordo com seus desejos, além de necessidades específicas dessa geração.
Apartamentos compactos e funcionais
Os espaços menores são suficientes para a geração Z, por serem apartamentos mais funcionais, fáceis de limpar e gerenciar no dia a dia.
A localização é mais importante, de acordo com um levantamento feito em 2022 com clientes nascidos entre 1998 e 2004.
Assim, esses jovens preferem morar próximo a faculdades, hospitais, estações de metrô ou trem, shopping centers e pontos comerciais.
Sair do aluguel
Cerca de 34% dos integrantes da geração Z querem sair do aluguel, segundo uma pesquisa feita pela Brain Estratégia para o Estadão Imóveis. O que, comparado à geração anterior, era um desejo de 29%.
Além disso, eles desejam sair da casa dos pais para morar sozinhos.
Moradia como serviço
Esse conceito é uma tendência dos jovens nascidos entre 1995 e 2010, em que eles optam por soluções flexíveis de contratos para moradia, sem burocracia, necessidade de fiador e mais econômico.
As soluções de coliving também são procuradas, onde os moradores pagam um aluguel que inclui serviços compartilhados, coletivos e serviços adicionais, como limpeza, lavanderia, wi-fi, garagem e até atividades sociais.
Atendimento on-line e personalizado
As imobiliárias que não se adaptarem ao atendimento online ficarão para trás, porque os jovens cresceram com o ambiente online fazendo parte de suas vidas.
Além disso, a personalização da comunicação é muito valorizada, com serviços personalizados à disposição, que atendam às suas necessidades.
Presença digital
O marketing digital para imobiliárias é um ponto a ser considerado por corretores e empresas que desejam vender e alugar para essa geração. Isso porque esse público quer encontrar informações rapidamente sobre os imóveis em redes sociais, com fotos e descrições detalhadas em sites.
Logo, a presença digital de corretores de imóveis e imobiliárias conecta-se com esse público que deseja informações ágeis, a qualquer hora, preferindo a comunicação on-line pelo imediatismo proporcionado.
Como sua imobiliária pode conquistar a Geração Z?
Para ser mais eficiente, é preciso valorizar a praticidade e se conectar com esse público usando tecnologia e outros artifícios, usando a comunicação digital para atender às expectativas desses potenciais clientes.
Entenda, a seguir, como conquistar e sanar suas necessidades e demandas nesse mercado, adotando estratégias para esse grupo de jovens adultos.
Tenha empatia e linguagem acessível
A flexibilidade valorizada pela geração Z no mercado de trabalho também é predominante ao considerar sua moradia, e é preciso que os corretores tenham empatia para se colocar no lugar desses jovens.
Eles valorizam quem os escuta atentamente com relação ao que procuram, com uma comunicação que prioriza a linguagem acessível e sem uso de jargões ou formalidades em excesso, que os afastam.
Foque no storytelling
O storytelling também é um ótimo recurso para se conectar com esse público. Essa é a habilidade de contar histórias verdadeiras e envolventes e deve ser aplicada ao mercado imobiliário.
Portanto, contar histórias sobre os imóveis, destacando suas vantagens ao mostrar cada espaço sobressalta seus diferenciais. Histórias pessoais relacionadas à geração Z também são uma forma de mostrar suas necessidades e desejos.
Personalize o atendimento
Essa geração busca serviços personalizados por serem mais imediatistas e procurarem por soluções rápidas, de acordo com o que precisam.
Logo, adaptar o tom e o conteúdo para cada cliente melhora a experiência deste usuário, assim como mostrar imóveis que condizem com seu estilo de vida é importante também.
Adapte-se às tecnologias e ao digital
Comunique-se por chats online, chatbot para imobiliárias, e-mail e whatsapp, evitando ligações. Ou seja, estar disponível em plataformas online é essencial. Tenha redes sociais porque a geração Z é extremamente tecnológica e essas costumam ser suas principais formas de se comunicar.
O processo de atração e vendas também deve ser fácil e atualizado, disponibilizando busca de imóveis por aplicativos e sites funcionais, como veremos a seguir.
Tenha um site atrativo e funcional
Investir em um site imobiliário é fundamental para ter uma vitrine virtual, não importa o tamanho da empresa, mas ele precisa ter boa usabilidade e design responsivo.
Isso porque a usabilidade dos visitantes precisa ser intuitiva, com layout atraente e profissional, para que a experiência do usuário seja a melhor possível. Essa navegação é obrigatória para pessoas da geração Z acostumadas à tecnologia.
Invista em um CRM para ter controle das interações
Tenha uma plataforma realmente eficiente, como um CRM imobiliário, para ter o controle de todas as interações em cada etapa de venda ou locação dos imóveis, com compartilhamento de informações sobre imóveis fácil.
Com isso, você prioriza a facilidade de comunicação para ser tão ágil e personalizável como essa geração espera.
Conheça nossas soluções
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Otimize as estratégias para vender para a geração Z e atender a todas as demandas e desafios de cada cliente.
Confira algumas de nossas soluções para imobiliárias e corretores:
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