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Geração Z e o mercado imobiliário: como se preparar?

Leia neste artigo

A Geração Z está começando a ingressar no mercado imobiliário, trazendo consigo novas demandas e expectativas. Esses jovens, marcados pela tecnologia e valores sustentáveis, buscam mais do que apenas um lugar para morar; eles procuram espaços que reflitam seus estilos de vida dinâmicos e conscientes. 

Por isso, é crucial que o setor se adapte para atender às necessidades dessa nova geração, tanto em termos de produtos oferecidos quanto nas formas de comunicação e negociação.

Quer entender melhor e se preparar? Confira, neste artigo, todos os pontos para atender de forma personalizada esses novos consumidores.

Como se define a geração Z?

A geração Z, também conhecida como “nativos digitais”, refere-se a pessoas nascidas entre meados da década de 1990 e 2010. Essa geração é mais tecnológica que as anteriores porque cresceram junto a popularização da internet.

Dessa forma, esse grupo hiperconectado costuma ser mais prático em suas decisões e está acostumado com rápidas evoluções.

Qual o perfil da geração Z?

Pessoas da geração Z participam de vários grupos ao mesmo tempo, são multitarefas e buscam maior interatividade, assim como autonomia.

Além disso, são jovens realistas e procuram viver com maior propósito, priorizando a qualidade de vida e procurando por serviços personalizados para atender suas necessidades individuais.

Principais características

  • Altamente tecnológicos;
  • Multiculturais;
  • Empoderados;
  • Rápidos e ágeis na forma de lidar com as informações;
  • Foco na carreira e em seu crescimento rápido;
  • Consumistas conscientes e preocupados com questões ambientais e sociais;
  • Pragmáticos, desapegados e individualistas;
  • Autonomia como valor importante;
  • Valorização da experiência do usuário;
  • Imediatistas;
  • Forte tendência ao empreendedorismo.

Como a geração Z se relaciona com o mercado imobiliário?

A Geração Z mostra uma preferência por aluguéis flexíveis e espaços de moradia compartilhados, refletindo seu valor por experiências e mobilidade em vez de posse permanente. 

Além disso, são altamente influenciados por tecnologias digitais na busca por imóveis, priorizando plataformas on-line e aplicativos para encontrar a moradia ideal. 

O que a Geração Z valoriza?

Diversos quesitos devem ser levados em consideração para entender os tipos de imóveis preferidos por essa geração. Entender em detalhes esse público ajuda o mercado imobiliário a lidar melhor com esses jovens adultos.

Abaixo, separamos algumas questões do comportamento desses jovens que são valorizados na hora de escolher imóveis para morar e de acordo com seus desejos, além de necessidades específicas dessa geração.

Apartamentos compactos e funcionais

Os espaços menores são suficientes para a geração Z, por serem apartamentos mais funcionais, fáceis de limpar e gerenciar no dia a dia. 

A localização é mais importante, de acordo com um levantamento feito em 2022 com clientes nascidos entre 1998 e 2004. 

Assim, esses jovens preferem morar próximo a faculdades, hospitais, estações de metrô ou trem, shopping centers e pontos comerciais.

Sair do aluguel

Cerca de 34% dos integrantes da geração Z querem sair do aluguel, segundo uma pesquisa feita pela Brain Estratégia para o Estadão Imóveis. O que, comparado à geração anterior, era um desejo de 29%. 

Além disso, eles desejam sair da casa dos pais para morar sozinhos.

Moradia como serviço

Esse conceito é uma tendência dos jovens nascidos entre 1995 e 2010, em que eles optam por soluções flexíveis de contratos para moradia, sem burocracia, necessidade de fiador e mais econômico. 

As soluções de coliving também são procuradas, onde os moradores pagam um aluguel que inclui serviços compartilhados, coletivos e serviços adicionais, como limpeza, lavanderia, wi-fi, garagem e até atividades sociais.

Atendimento on-line e personalizado

As imobiliárias que não se adaptarem ao atendimento online ficarão para trás, porque os jovens cresceram com o ambiente online fazendo parte de suas vidas.  

Além disso, a personalização da comunicação é muito valorizada, com serviços personalizados à disposição, que atendam às suas necessidades.

Presença digital

O marketing digital para imobiliárias é um ponto a ser considerado por corretores e empresas que desejam vender e alugar para essa geração. Isso porque esse público quer encontrar informações rapidamente sobre os imóveis em redes sociais, com fotos e descrições detalhadas em sites. 

Logo, a presença digital de corretores de imóveis e imobiliárias conecta-se com esse público que deseja informações ágeis, a qualquer hora, preferindo a comunicação on-line pelo imediatismo proporcionado.

Como sua imobiliária pode conquistar a Geração Z?

Para ser mais eficiente, é preciso valorizar a praticidade e se conectar com esse público usando tecnologia e outros artifícios, usando a comunicação digital para atender às expectativas desses potenciais clientes.

Entenda, a seguir, como conquistar e sanar suas necessidades e demandas nesse mercado, adotando estratégias para esse grupo de jovens adultos.

Tenha empatia e linguagem acessível

A flexibilidade valorizada pela geração Z no mercado de trabalho também é predominante ao considerar sua moradia, e é preciso que os corretores tenham empatia para se colocar no lugar desses jovens.

Eles valorizam quem os escuta atentamente com relação ao que procuram, com uma comunicação que prioriza a linguagem acessível e sem uso de jargões ou formalidades em excesso, que os afastam.

Foque no storytelling

O storytelling também é um ótimo recurso para se conectar com esse público. Essa é a habilidade de contar histórias verdadeiras e envolventes e deve ser aplicada ao mercado imobiliário.

Portanto, contar histórias sobre os imóveis, destacando suas vantagens ao mostrar cada espaço sobressalta seus diferenciais. Histórias pessoais relacionadas à geração Z também são uma forma de mostrar suas necessidades e desejos.

Personalize o atendimento

Essa geração busca serviços personalizados por serem mais imediatistas e procurarem por soluções rápidas, de acordo com o que precisam.

Logo, adaptar o tom e o conteúdo para cada cliente melhora a experiência deste usuário, assim como mostrar imóveis que condizem com seu estilo de vida é importante também.

Adapte-se às tecnologias e ao digital

Comunique-se por chats online, chatbot para imobiliárias, e-mail e whatsapp, evitando ligações. Ou seja, estar disponível em plataformas online é essencial. Tenha redes sociais porque a geração Z é extremamente tecnológica e essas costumam ser suas principais formas de se comunicar.

O processo de atração e vendas também deve ser fácil e atualizado, disponibilizando busca de imóveis por aplicativos e sites funcionais, como veremos a seguir.

Tenha um site atrativo e funcional

Investir em um site imobiliário é fundamental para ter uma vitrine virtual, não importa o tamanho da empresa, mas ele precisa ter boa usabilidade e design responsivo.

Isso porque a usabilidade dos visitantes precisa ser intuitiva, com layout atraente e profissional, para que a experiência do usuário seja a melhor possível. Essa navegação é obrigatória para pessoas da geração Z acostumadas à tecnologia.

Invista em um CRM para ter controle das interações

Tenha uma plataforma realmente eficiente, como um CRM imobiliário, para ter o controle de todas as interações em cada etapa de venda ou locação dos imóveis, com compartilhamento de informações sobre imóveis fácil.

Com isso, você prioriza a facilidade de comunicação para ser tão ágil e personalizável como essa geração espera.

Conheça nossas soluções

Oferecemos as melhores soluções para corretores e imobiliárias, com ferramentas essenciais para uma boa gestão dos negócios nesse mercado.

Otimize as estratégias para vender para a geração Z e atender a todas as demandas e desafios de cada cliente.

Confira algumas de nossas soluções para imobiliárias e corretores:

  • CRM: potencialize as estratégias de relacionamento com os leads com uma plataforma completa, prática e intuitiva.
  • Aplicativo para celular: acesse as funcionalidades do CRM e gerencie seus clientes e imóveis de qualquer lugar e a qualquer momento.
  • Site para imobiliárias: crie um site otimizado e profissional para ganhar destaque com a presença on-line.

Potencialize suas estratégias e acompanhe as necessidades do mercado imobiliário e da geração Z.

Clique aqui e entre em contato com nossos consultores para impulsionar seu negócio.

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