O que é a gestão de pagamentos e como facilitar o trabalho na imobiliária?

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Leia neste artigo

Se você é um gestor ou proprietário de uma imobiliária, sabe quanto a gestão de pagamentos é crucial para o sucesso do seu negócio. 

A complexidade na conciliação financeira e a falta de transparência nas operações são obstáculos frequentes que podem tornar essa gestão uma tarefa árdua. Por isso, é fundamental ter atenção e contar com os melhores recursos para otimizar o processo.

Neste artigo, a Vista mostra o que é e explica por que ter um sistema de gestão de pagamentos. Além disso, você entende a importância desse gerenciamento de forma eficiente e como pode usar o Vista Pay para descomplicar esse processo para as imobiliárias.

O que é gestão de pagamentos?

Em uma imobiliária, a gestão de pagamentos é um conjunto de práticas e processos que visam controlar e otimizar todas as transações financeiras envolvendo a empresa.

Esse gerenciamento inclui o contrato de aluguéis e outras receitas, bem como o pagamento de despesas operacionais e funcionários. 

Dessa forma, é preciso uma abordagem estratégica para garantir que as finanças da imobiliária estejam sob controle, promovendo a transparência e a eficiência em todas as operações financeiras. Portanto, continue lendo e entenda com profundidade a sua importância.

Qual é a importância de fazer uma boa gestão de pagamentos?

Uma boa gestão financeira permite ter controle da saúde financeira do negócio, reduzindo problemas futuros. Com ela, a imobiliária promove o cumprimento de prazos de pagamento, tem maior visibilidade financeira e atinge a tomada de decisão mais eficiente.

Além disso, ao ter esse controle preciso, o negócio passa a ter mais transparência e a passar mais credibilidade aos proprietários e investidores, o que fortalece a reputação da imobiliária no mercado.

Principais desafios para imobiliárias

No setor imobiliário, lidar com aluguéis, vendas e taxas envolve uma variedade de transações financeiras que exigem cuidado e precisão. Nesse contexto, é fundamental que as imobiliárias enfrentem e superem obstáculos, como atraso nos pagamentos, inadimplência, cálculo e repasse de comissões, além de lidar com a complexa estrutura de impostos e taxas que regem o mercado imobiliário. 

Além disso, as empresas também precisam estar atentas às mudanças nas regulamentações financeiras e às tendências tecnológicas que podem afetar a maneira como os pagamentos são realizados e registrados.

Dessa forma, é preciso ter à disposição uma ferramenta de gestão de pagamentos eficaz. 

O que a falta de gestão financeira pode causar?

  • Dificuldade de conciliação de contas;
  • Prejuízo à reputação da empresa;
  • Má alocação de recursos;
  • Desorganização operacional;
  • Prejuízo financeiro;
  • Falta de transparência;
  • Oportunidades perdidas;
  • Falhas em cobranças;
  • Desmotivação da equipe com processos financeiros complexos;
  • Falta de previsibilidade.

Como fazer o gerenciamento de pagamentos?

Para fazer uma gestão de pagamentos com sucesso, adote um conjunto de práticas bem estruturadas e utilize as ferramentas certas.

Confira, a seguir, como garantir a saúde financeira do seu negócio.

Faça o levantamento de custos e despesas

Inicie o processo de gestão de pagamentos com um levantamento abrangente de todos os custos e despesas envolvidos em suas operações. Identifique os principais elementos financeiros e certifique-se de documentar todos esses gastos de forma organizada e detalhada. 

Com isso, é possível ter uma visão clara da estrutura de custos da imobiliária, melhorar a eficiência financeira e aumentar a lucratividade do negócio por meio do controle de pagamento detalhado.

Organize e automatize processos

A automação desempenha um papel importante nesse processo por utilizar sistemas de gestão financeira e software especializado para impedir erros nas tarefas.

Para isso, compreenda a estrutura de custos, organize e automatize os processos financeiros. Além disso, crie fluxos de trabalho claros e a definição de responsabilidades específicas.

Faça o acompanhamento e o controle de pagamentos

Com tudo organizado e automatizado, dê continuidade com o acompanhamento e o controle de pagamentos de forma consistente. 

Isso implica manter um registro detalhado de todos os pagamentos recebidos, identificando a data, a origem e a finalidade de cada transação com o apoio da ferramenta de controle.

Esse controle de pagamentos também envolve a conciliação de contas, garantindo que os valores recebidos coincidam com as obrigações financeiras.

Revise custos e estratégias

A revisão periódica permite identificar oportunidades de otimização de custos e o aprimoramento das estratégias financeiras da imobiliária.

Avalie atentamente os custos operacionais, procurando maneiras de reduzi-los sem comprometer a qualidade dos serviços prestados. Além disso, use essa gestão de pagamentos para buscar eficiência e rentabilidade, adaptando-se às mudanças no mercado a longo prazo.

Isso não só assegurará a estabilidade financeira mas também ajudará a posicionar sua imobiliária para o crescimento e o sucesso contínuos.

Conte com o melhor sistema de gestão de pagamentos

Ter o melhor sistema de gestão financeira disponível quer dizer ter um sistema robusto como o Vista Pay. Ele oferece funcionalidades específicas para atender às necessidades das imobiliárias. 

Dessa forma, sua empresa desburocratiza processos ao mesmo tempo em que pensa em crescer de forma estratégica.

Vista Pay: a solução para desburocratizar sua gestão de pagamentos

O Vista Pay é a resposta às complexidades da gestão financeira em imobiliárias. O sistema foi desenvolvido para simplificar e desburocratizar todos os aspectos financeiros, oferecendo funcionalidades para que você se concentre em expandir seus negócios.

Com um painel intuitivo, ele fornece acompanhamento em tempo real para oferecer eficiência operacional, manutenção de um fluxo de caixa estável e previsível e transparência financeira.

Funcionalidades

  • Cobrança automatizada no sistema financeiro;
  • Geração de boletos;
  • Split de valores;
  • Repasse via TED ou Pix;
  • Comprovante de transação;
  • Integração com Vista Office;
  • Emissão automática de boletos.

Não deixe que a gestão financeira seja uma fonte de preocupação. Torne-a uma vantagem competitiva hoje mesmo e simplifique o controle.

Buscar um artigo
Receba conteúdos exclusivos

Cadastre-se para receber notícias em primeira mão

Atendimento Comercial

Buscar