Whatsapp Whatsapp

Gestão financeira imobiliária: 8 dicas práticas para o seu negócio!

Em um mercado visto economicamente como instável para imobiliárias, no qual a receita considerada mais regular é a do aluguel, a gestão financeira imobiliária é, sem dúvida, uma das tarefas mais desafiadoras.

Para que haja uma manutenção das receitas e que os lucros sejam efetivamente assegurados, algumas ações precisam ser tomadas durante a gestão.

Desde o controle do fluxo de caixa até a definição de metas e objetivos financeiros, a gestão financeira imobiliária demanda precisão e atenção. Neste artigo, vamos te apresentar 8 dicas para melhorar a sua gestão financeira imobiliária!

Boa leitura!

A importância de uma boa gestão financeira imobiliária

Visto que o segmento da construção civil é visto como um termômetro da economia nacional. Esse segmento, em períodos de crise, é o primeiro a ser impactado, assim como se coloca em destaque em momentos de retomada ou reaquecimento econômico.

Por isso, a gestão financeira imobiliária é um ponto de atenção na atividade de gestores de imobiliárias em todo o país. Como o setor imobiliário tem a característica de estar sujeito às mudanças econômicas ocorridas em grande escala, é importante que os líderes atuem de maneira mais flexível em relação às empresas de outros segmentos.

Para manter a saúde financeira dos negócios imobiliários, é necessário estar atento a todos esses desafios e atuar de forma organizada para diminuir riscos e evitar erros.

homem de terno preocupado com a gestão financeira imobiliária do seu negócio

Em outras palavras, desenvolver uma estrutura de gestão financeira imobiliária significa seguir uma série de práticas que ajudam a preservar o seu negócio das variações de rendimentos típicas do mercado imobiliário.

Conceitos básicos sobre gestão financeira imobiliária

A gestão imobiliária consiste em técnicas, práticas e ferramentas que possibilitem à empresa manter bons clientes e, ao mesmo tempo, aumentar sua cartela de interessados.

Uma boa gestão consiste justamente tanto em equilibrar a rotatividade de clientes como em garantir um crescimento da imobiliária e a redução dos custos operacionais.

Já a gestão financeira imobiliária trata-se basicamente de organizar as entradas e saídas do caixa da imobiliária. É importante ressaltar que, nesse mercado, as receitas de vendas, por exemplo, não são fixas.

imagem para download do guia de bolso "9 erros fatais na negociação de imóveis", fatores que podem impactar na gestão financeira imobiliária do seu negócio.
[Guia de Bolso] 9 erros fatais na negociação de imóveis

A gestão imobiliária envolve diversos pontos, como a gestão de pessoas, de documentos, de imóveis, entre outros.

A seguir, você irá conhecer oito passos para uma gestão financeira imobiliária de sucesso, tornando-o capaz de aplicar essas dicas na prática e melhorar a gestão como um todo!

8 passos para uma gestão financeira imobiliária de sucesso

1# Estabeleça metas e objetivos

Antes de iniciar qualquer tipo de planejamento financeiro, é importante definir as metas e os objetivos que a empresa precisa alcançar. Seja a redução de custos operacionais ou o aumento de vendas, o objetivo precisa estar claro.

A partir de um objetivo definido, a segunda etapa é a determinação de metas para alcançá-los. Seja em curto, médio ou longo prazo, essas metas devem ser claras e, principalmente, reais.

Traçar metas inalcançáveis torna todo o processo de gestão financeira imobiliária sem propósito, pois, além de não ser possível concluir o planejamento, gera em toda a equipe um sentimento de frustração que afeta diretamente a produtividade dos corretores e demais colaboradores.

2# Determine indicadores de desempenho

Após definir quais são as metas e os objetivos, é necessária a escolha dos indicadores-chave de performance, ou KPI (Key Performance Indicator).

São esses indicadores que trarão os dados necessários para que seja possível determinar se a gestão financeira obteve sucesso ou não e quais medidas devem ser tomadas a partir disso, tanto para melhorias como para manutenção de práticas.

Saiba mais: 5 dicas infalíveis para reverter objeções nas vendas de imóveis

As informações obtidas por meio da elaboração dos KPIs farão com que a gestão financeira imobiliária seja mais assertiva e alcance melhores resultados durante o processo.

3# Separe finanças pessoais das empresariais

Outro grande dilema de gestores, sobretudo das pequenas imobiliárias, é separar as finanças pessoais das empresariais. Entender como funciona a gestão desses recursos financeiros é fundamental para a gestão financeira da sua imobiliária. 

Esse fato pode não apenas prejudicar a análise de resultados como também pôr em risco a lucratividade do seu negócio. Para evitar que isso aconteça, o ideal é criar uma estrutura de gestão completamente independente, garantindo exclusividade às finanças corporativas.

Uma das nossas dicas práticas é estabelecer um pró-labore para sócios da empresa. Essa remuneração de um sócio-administrador é essencial para manter afastadas as contas pessoais e comerciais de empresas pequenas ou em fase de implementação.

Ficou com alguma dúvida sobre pró-labore? Acompanhe este vídeo do Sebrae e saiba mais:

4# Controle a inadimplência

Ter planilhas de contas atualizadas é o primeiro passo para controlar a inadimplência. Por mais que na sua rotina enquanto gestor seja complicado manter os dados atualizados por conta das múltiplas demandas, é preciso vencer o desafio de monitoramento da inadimplência e começar a controlar os pagamentos dos clientes.

Se a imobiliária conta com diversos contratos de locação, por exemplo, o ideal é conhecer o prazo de cada um e identificar quando eles são (ou não) pagos.

Com essas informações atualizadas, é possível atuar na cobrança de cada cliente em específico, entendendo as suas particularidades.

Tenha atenção, sobretudo, com os clientes que possuem dívidas. Esse controle é essencial a fim de garantir uma melhor previsibilidade das receitas da imobiliária.

5# Trace um planejamento financeiro

Para as imobiliárias, o planejamento financeiro é importante, pois ajuda a organizar o caixa levando em conta a imprevisibilidade das receitas

Para um planejamento bem-sucedido, o primeiro passo é criar o plano orçamentário. Nele são definidos os objetivos financeiros para determinado período e os direcionamentos para atingir essas metas.

Esse planejamento é essencial para o desenvolvimento financeiro da imobiliária. Assim, essa é uma etapa-chave para entender o fluxo das finanças e organizar os processos financeiros visando a lucratividade da empresa.

6# Invista no que vale a pena

Os investimentos na sua imobiliária também fazem parte de uma boa gestão financeira. Desde os treinamentos para a equipe até a compra de softwares para as rotinas, entender qual investimento é mais adequado em determinados momentos pode ser desafiador.

Uma dica útil para aplicar esse conceito é calcular o retorno sobre o investimento (ROI) de cada uma das opções que se apresentam. 

A partir daí, é simples: a alternativa que apresentar maior ROI tem prioridade para alocação dos recursos.

7# Mantenha o controle de contas em dia

Contas a pagar e a receber precisam estar organizadas e com o devido controle de todos os valores que entram e saem do caixa da imobiliária.

Desde o pagamento de funcionários, tributos, até as contas de água e luz, tudo o que envolve as despesas da imobiliária precisa estar no controle de contas.

Dessa forma, para alcançar esse controle de forma ágil e com uma gestão que demande pouco tempo, é importante contar com a tecnologia.

8# Use a tecnologia a seu favor

Para garantir uma gestão financeira imobiliária segura, com precisão de detalhes e, sobretudo, evitando erros manuais, poupando tempo em tarefas simples, é necessário utilizar a tecnologia.

Softwares de gestão imobiliária são excelentes ferramentas que potencializam a atuação tanto  dos corretores como dos líderes. Atividades do dia a dia como fluxo de caixa ou comissão de corretores são facilmente administradas nessas plataformas.

Dessa maneira, com um software para gestão financeira imobiliária é possível otimizar processos, o que significa aumentar a eficiência da sua equipe e melhorar o controle financeiro no dia a dia da sua empresa. Assim, é garantida a transparência no processo de remuneração e são evitados erros de cálculo e pagamento.

Como escolher a melhor tecnologia de gerenciamento imobiliário?

Automatizar e integrar processos são a chave para uma gestão financeira de alta performance na sua imobiliária!

No entanto, as opções de tecnologias no mercado imobiliário são diversas. Escolher a melhor solução em tecnologia nem sempre é uma tarefa fácil para quem está em busca de um software que atenda integralmente às demandas da empresa.

Assim, para definir qual a melhor opção, é necessário entender quais os objetivos básicos que esta plataforma precisa cumprir. Seja um CRM potente ou uma ferramenta que consiga integrar melhor seus canais de venda, são critérios iniciais.

Por isso, para tornar suas operações comerciais mais práticas, eficazes e capazes de alavancar sua produtividade de vendas, você precisa contar com o melhor software para imobiliária do mercado.

A Vista Software oferece soluções inovadoras ao mercado imobiliário, aplicando tecnologia e inteligência comercial para ajudar as empresas do segmento a crescer em alta velocidade. Afinal, estar fora da tecnologia é perder vendas, e, para melhorar a receita da sua imobiliária, a Vista oferece as melhores ferramentas de gestão e integração de dados do mercado.

Agora que você sabe tudo sobre gestão financeira imobiliária, acompanhe os nossos artigos e saiba mais sobre onde encontrar as melhores soluções tecnológicas para sua imobiliária.

Onde encontrar as soluções tecnológicas mais eficientes do mercado? 

A Vista é uma empresa de tecnologia sediada em Florianópolis, com bases em Belo Horizonte e Porto Alegre. Presente em mais de 22 estados do Brasil, atende a mais de 2.000 clientes, tem mais de 40.000 usuários ativos e conta com uma plataforma conectada a mais de 100 empresas parceiras. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *