Inadimplência imobiliária: como reduzir as taxas e fazer a gestão de contratos inadimplentes

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A inadimplência imobiliária é uma realidade no mercado de locação de imóveis, cenário que tende a se agravar durante uma crise financeira.

Contudo, é possível reduzir a quantidade de inadimplentes, salvando a sua empresa e os locadores desse problema.

Neste artigo, veja quais são os principais desafios das imobiliárias e saiba como evitar a inadimplência e manter uma boa gestão. Boa leitura!

Inadimplência imobiliária: quais são os principais desafios para empresas?

Enfrentar a inadimplência imobiliária não é fácil, sobretudo quando as imobiliárias ainda precisam superar os desafios que esse problema carrega consigo. São eles:

Escolher os clientes certos

Tudo bem que a crise financeira pode atingir qualquer pessoa, contudo existem alguns clientes com maior propensão à inadimplência imobiliária.

São aqueles que têm muitas dívidas no mercado, assumem compromissos que a sua renda não consegue cumprir ou estão passando por um momento de dificuldade financeira.

E saber diferenciá-los dos bons clientes é uma tarefa difícil, principalmente durante momentos de baixa em que a empresa necessita urgentemente fechar novos contratos.

Lidar com momentos de crise

A pandemia de covid-19 nos ensinou que uma crise financeira pode atingir o país a qualquer momento.

E por mais que o mercado imobiliário já estivesse enfrentando momentos difíceis há algum tempo, algumas empresas conseguiram se manter estáveis até o ano de 2020.

Esse cenário, inclusive, deve ter ocasionado também um aumento na inadimplência imobiliária, trazendo mais um desafio às empresas.

Contar com uma gestão de inadimplência imobiliária eficiente

Uma excelente gestão de inadimplência imobiliária é mais um desafio que surge com esse problema, uma vez que algumas empresas não sabem como aplicá-la. Porém, são as estratégias dessa gestão que podem salvar o seu negócio dos inadimplentes.

Como evitar a inadimplência imobiliária?

Felizmente, existem algumas estratégias que ajudam a diminuir a inadimplência imobiliária entre seus clientes ou até mesmo zerá-la.

Se você deseja aprender essas técnicas pondo fim de vez nesse problema, confira algumas dicas:

Invista em uma análise de crédito eficiente

O primeiro passo antes de assinar um contrato imobiliário é realizar a análise de crédito do futuro cliente.

Contudo, devido ao anseio de finalizar o negócio, alguns corretores acabam pulando etapas e deixando informações cruciais de fora dessa análise.

E é aí que mora o perigo, visto que o cliente pode vir a assumir um acordo que não conseguirá cumprir, gerando prejuízo ao proprietário do imóvel.

Por isso, antes de fechar o negócio, realize uma análise de crédito minuciosa, investigando a situação financeira do futuro cliente a partir de consultas do CPF, da renda mensal e do histórico do comprador.

Esteja aberto a negociações

Imagine que você empresta a um amigo R$ 100,00, mas, no dia combinado, ele diz que só poderá pagar R$ 80,00.

O que você prefere: ter os 80 reais hoje ou esperar que algum dia o seu amigo tenha os 100 reais?

A mesma lógica deve ser aplicada em casos de inadimplência imobiliária.

Ou seja, caso um cliente esteja apresentando dificuldade em realizar os pagamentos, sugira negociar o valor, seja dando um desconto, parcelando a dívida ou até mesmo estendendo um pouco o prazo de pagamento.

É muito mais benéfico para sua imobiliária facilitar a quitação das dívidas e receber o valor do que complicar e talvez nunca ter aquele crédito.

Mas sempre proponha negociações que sejam benéficas para o proprietário do imóvel, afinal o objetivo é que todos saiam ganhando.

Facilite o acesso aos boletos

Você sabia que a dificuldade de acesso aos boletos é uma das causas da inadimplência?

Isso porque o mundo moderno pede que todos os processos sejam facilitados, sobretudo os pagamentos.

Uma maneira de agilizar isso é enviando os boletos diretamente para o e-mail do cliente.

Outra forma interessante é criando uma plataforma para sua imobiliária, na qual ele terá acesso a esses e outros documentos importantes, como o contrato.

Realize lembretes sobre o pagamento

Enviar lembretes também é uma excelente estratégia para evitar a inadimplência imobiliária.

Para isso, você pode utilizar dois canais de comunicação: o e-mail ou o SMS.

Algumas empresas também optam pelo WhatsApp por fornecer uma comunicação ainda mais rápida e direta.

Tenha um bom relacionamento com o cliente

Criar uma relação agradável com o seu cliente ajuda a evitar a inadimplência imobiliária, pois, assim como os seus amigos, ele não vai querer ficar devendo.

Afinal, ninguém gosta de perder um bom relacionamento por causa de dívidas.

Portanto, ele fará de tudo para manter os pagamentos em dia ou, ao menos, tentar negociar o valor.

Além disso, você aumenta as chances de aquele cliente indicar a sua imobiliária para outros amigos, sejam eles com interesse em ser locatários ou locadores.

Inadimplência imobiliária e pandemia: quais são as melhores soluções?

A pandemia gerou uma crise financeira mundial, a qual afetou muitas pessoas, impactando diretamente o pagamento do aluguel de muitas famílias, uma vez que a renda mensal de grande parte das pessoas diminuiu devido à perda de emprego ou à queda do rendimento da empresa familiar.

Então, surgiu a grande dúvida: como chegar a um acordo benéfico para as duas partes?

A estratégia mais eficiente a ser utilizada nesse momento é o diálogo.

Converse com o proprietário do imóvel informando as possibilidades de negociação favoráveis a ele, depois comunique ao locatário as opções disponíveis. Também não deixe de perguntar ao locatário do imóvel quais são as melhores opções de negociação viáveis à situação financeira dele naquele momento.

Gestão da inadimplência imobiliária: como fazer e reduzir os índices de inadimplência da sua empresa

A melhor forma de evitar a inadimplência imobiliária é criando uma gestão para lidar com esse problema.

Para isso, você deve implementar um software de gestão de inadimplência imobiliária, dando preferência a um que ofereça vantagens, como:

Gestão de cobranças

Por meio desses softwares, é possível não só ter o controle dos pagamentos em aberto como também notificar o cliente acerca do atraso de forma automática, simular as negociações possíveis e informar o locatário sobre elas.

Maior controle

Um bom software de gestão ajuda a ter uma visão mais ampla e clara da imobiliária, controlando todos os processos realizados. Assim, você não somente tem acesso mais rápido aos casos de inadimplência como consegue verificar e evitar erros internos.

Automatização de tarefas

Outra característica dessas ferramentas é a possibilidade de automatizar tarefas, como o envio dos boletos ou dos lembretes de pagamento. Basta indicar o dia e escolher a mensagem que o sistema fará todo o resto, além de notificar acerca das inadimplências.

Saiba como fazer uma boa gestão da inadimplência com a Vista

A Vista Software é uma empresa de base tecnológica sediada em Florianópolis/SC que há mais de 20 anos vem trabalhando para oferecer as melhores soluções em aplicativos, CRM, sites e integração com portais e ferramentas a imobiliárias, incorporadoras e corretores.

A empresa cresceu licenciando softwares para as maiores imobiliárias do país e aplicando tecnologia e inteligência comercial para ajudá-las a crescer em alta velocidade.

Atualmente, a Vista está presente em mais de 20 estados do Brasil, tem em sua carteira pouco mais de 1.000 clientes nacionais e internacionais (na Argentina e em Angola, por exemplo) e conta com cerca de 20.000 usuários ativos mensais.

A partir das nossas soluções tecnológicas, a sua empresa conseguirá realizar uma excelente gestão da inadimplência imobiliária. Para saber mais informações, entre em contato conosco.

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