Inovação no Setor Imobiliário: o que as grandes empresas têm feito para se destacar

O constante avanço da ciência e da tecnologia tem proporcionado novos hábitos de consumo.  

Afinal, um aspecto muito marcante dessa nova Era da Informação é justamente o uso de apetrechos tecnológicos para a intermediação das relações interpessoais, com intuito de sanar qualquer tipo de problema ou questão, a exemplo da Inteligência Artificial da Apple, Siri.     

Assim, um dado que representa como essas transformações têm gerado inovação no setor imobiliário é que a maioria das pessoas, na hora de comprar um imóvel, recorrem à internet. O montante é de cerca de 88%, de acordo com uma pesquisa da Google.

Dessa forma, instrumentos de inovação no setor imobiliário são um fator preponderante para a geração de prospects e KPI’s (Indicadores-Chave de Desempenho).

Isso porque, nesse contexto, a automação de processos é uma tendência a ser seguida, já que promove a diminuição de gaps nas operações comerciais, além de gerar resultados precisos.

Por isso, reunimos neste artigo 8 ferramentas e artifícios tecnológicos de inovação no setor imobiliário que têm sido implementadas tanto para captar clientes para imobiliária, como para auxiliar a gestão de negócio:

  1. Portais integrados e responsivos;
  2. Tour virtual;
  3. Óculos de realidade aumentada 
  4. CRM imobiliário;
  5. Chatbot;
  6. Whatsapp Marketing
  7. QR code;
  8. Geolocalização.

Confira! 

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#1 Portais integrados e responsivos 

Se você quer que o seu negócio seja bem-sucedido e esteja atualizado de acordo com os novos hábitos de compra, então, instaurar um portal integrado e responsivo é mais do que uma necessidade, trata-se de uma obrigação.

Dessa forma, é possível que você se pergunte:

O que são portais imobiliários integrados e responsivos?   

Portais imobiliários integrados e responsivos, respectivamente, consistem em sites que – através da inteligência por design – apresentam integração automática com anúncios feitos em outros portais e softwares que se adaptam à qualquer dispositivo nos quais são acessados. 

Por isso, sites imobiliários que apresentam essas características costumam se destacar dos demais, pois essa inovação no setor imobiliário transforma a experiência de compra do cliente para algo ainda mais ágil, eficiente e satisfatório.  

Leia também o artigo: Entenda como os portais imobiliários podem potencializar suas vendas

E ainda: Site imobiliário: o que devo ter na minha empresa para aumentar as vendas?

#2 Tour virtual        

A inovação no setor imobiliário tem ajudado inúmeras instituições a transformarem a formatação de seus anúncios e o modo como eles são compartilhados. 

O tour virtual veio para tornar o processo de busca por imóveis mais ágil e imersivo para o cliente

Sendo assim, vale a pena destacar:

O que é tour virtual?

O tour virtual é uma inovação do setor imobiliário, da construção civil e do teleturismo que consiste na simulação de um local já existente por meio da junção de fotos em 360º interconectadas através de hiperlinks e/ou thumbnails, para que as pessoas interessadas possam visitar o lugar. 

Geralmente, a localidade é recriada a partir de uma sequência de vídeos ou imagens fixas, mas também pode ser criada a partir da integração com o Google Maps e/ou outros elementos multimídia, como efeitos sonoros, música, narração e texto.   

Entre os benefícios de implementar essa ferramenta, podemos destacar:

  • versatilidade: o visitante consegue navegar por toda a extensão do lugar, da esquerda para a direita, de cima para baixo, ou vice-versa, sem sair do lugar. Isso permite que o potencial comprador se interesse ainda mais pelo seu serviço versátil;
  • otimização da etapa de escolha e visita do imóvel: aceleramento dos processos  e aumento das taxas de conversão do pipeline de vendas.
  • aperfeiçoamento da jornada de compra: torna a experiência do comprador mais imersiva e eficiente, o que ajuda a tornar as conversões das fases do funil de vendas mais rápidas;
  • benchmarking: por proporcionar uma experiência ímpar ao seu público, essa inovação no setor imobiliário, ajuda a destacar você dos demais concorrentes que não possuem tal ferramenta.

#3 Óculos de realidade aumentada   

Atualmente, uma grande aposta de inovação no setor imobiliário é uso de tecnologias em  3D e realidade virtual. 

Marco Túlio Vilela Lima, CEO de uma imobiliária nacional, destacou em entrevista que “o mercado de realidade virtual e realidade aumentada está crescendo vertiginosamente e deverá chegar a US$ 108 bilhões em 2021”.

Nesse sentido, a utilização dos óculos de realidade aumentada se destaca como uma estratégia bem eficiente que representa o futuro do mercado e introduz com excelência o comprador em potencial ao imóvel de seu interesse.

Para entender como funciona esse apetrecho, antes compreenda:

O que é realidade aumentada?

A realidade aumentada é um tipo de tecnologia que une elementos do mundo real com o  virtual, através do uso de um dispositivo, tal qual webcam e smartphones (IOS ou Android). Dessa forma, é feita a inserção de objetos virtuais no ambiente físico que é apresentado para o usuário em tempo real. Trata-se, portanto, de uma interface imersiva de um sistema operacional.

Com isso em mente, você pode implementar o óculos de realidade aumentada no seu negócio em diversas situações, como no caso de visitantes que vão ao Show Room de sua imobiliária, ou mesmo dispor de um tour 360º, oferecendo óculos para tornar a experiência ainda mais viva e instigante.

#4 CRM Imobiliário

O CRM imobiliário é um item indispensável para quem quer atingir sucesso em seus negócios. 

Isso porque trata-se de uma ferramenta de grande importância que oferece suporte tanto para corretores, como para gestores imobiliários na tarefa de administrar as demandas diárias.

Caso você não esteja familiarizado com o termo, veja:

O que é CRM Imobiliário?

CRM é um termo da língua inglesa (Customer Relationship Management) que se refere a um software para Gestão de Relacionamento com o Consumidor, utilizado em imobiliárias. Sendo assim, esse sistema para imobiliária automatiza o processamento e armazenamento das informações geradas nas transações do cliente com a empresa.

Portanto, algumas atividades desempenhadas por um bom CRM Imobiliário são:

  • cadastro e gestão dos contatos; 
  • envio de e-mail marketing; 
  • lembretes; 
  • produção de relatórios, entre outras atividades que podem ser automatizadas com essa plataforma.

Vale destacar alguns benefícios que essa inovação no setor imobiliário trará para seu negócio. Portanto, veja:

Quais as vantagens de um CRM imobiliário?

  • gestão imobiliária organizada e estratégica: o CRM promove maior organização dos dados cadastrais recolhidos em atendimentos e a automatização dos processos internos;
  • aumento da produtividade e performance da equipe de corretores: além de facilitar a gestão dos imóveis e clientes, o CRM fornece informações estratégicas para os corretores, sobre o clientes e prospects, etapa da jornada de compra e imóveis disponíveis;
  • melhoria na comunicação com clientes e prospects: o CRM imobiliário reúne dados de maneira integrada e organizada. Isso facilita a administração do negócio e do relacionamento que é construído com os clientes;
  • oferece gráficos, relatórios e uma série de indicadores: isso é extremamente vantajoso para basear as suas estratégias de marketing e vendas, como a criação de novas e melhores oportunidades de negócios.

#5 Chatbot

O uso de chatbots por imobiliárias é uma crescente no meio, isso porque essa inovação no setor imobiliário atribui agilidade e eficiência na experiência de compra do cliente. 

Afinal, os bots são programados para simular um atendente online, de acordo com a fase do funil em que o seu cliente se encontra. 

Por isso, o chatbot estabelece diálogos precisos, simples e personalizados, a fim de oferecer um atendimento mais ágil para o consumidor contemporâneo, que está cada vez mais exigente.

Assim, os chatbots são uma aplicação da Inteligência Artificial (IA) no mercado imobiliário que podem alavancar suas taxas de conversão, já que:

  • os chatbots atendem ao mesmo tempo inúmeros clientes, o que ajuda diminui o número de gaps e problemas primários que se dão durante negociações, além de otimizar o tempo da sua equipe de corretores; 
  • os chatbots não estão restritos aos horários comerciais. Principalmente, tendo em vista, que a maioria das buscas por imóveis são feitas depois desses horários, quando o cliente chega em casa, depois do trabalho;  
  • com os chatbots, você poupa seu time de corretores com a tarefa de atender seus leads, e assim pode canalizar essa energia em outras atividades, que demandam a inteligência e trato humano.

#6 Whatsapp 

O WhatsApp é a maior plataforma de troca de mensagens do mundo. São mais de 1,5 bilhão de usuários espalhados pelo globo, de acordo com a página da própria empresa na internet.

Nesse sentido, utilizar essa ferramenta com fins comerciais é uma inovação no setor imobiliário que tem sido muito utilizada ultimamente.

Principalmente, tendo em vista, o conceito de WhatsApp Marketing. Entenda abaixo: 

O que é WhatsApp Marketing?

O Whatsapp Marketing é uma estratégia de comunicação utilizada por empresas de diferentes segmentos, que tem como principal intuito aprimorar a produtividade em vendas e a construção do relacionamento existente entre a instituição e clientes (rapport).  

Sendo assim, vale destacar algumas aplicabilidades dessa inovação no setor imobiliário: 

  1. a plataforma é gratuita: além disso, é uma das mais populares do mundo;
  2. engajamento: o software oferece privacidade por design, através da criptografias das mensagens. Assim, o cliente se sente muito mais à vontade para estabelecer contato;
  3. geração de Leads qualificados: com o uso do WhatsApp, é mais fácil identificar e qualificar os leads que constam no seu CRM imobiliário
  4. privacidade e qualidade no atendimento: o conteúdo que circula no WhatsApp tem muito mais possibilidade de ser compartilhado com inúmeras pessoas. 

Veja a seguir mais uma das novidades no ramo imobiliário. 

#7 QR Code

O QR Code é uma inovação do setor imobiliário que se constitui como um tipo de código de barras bidimensional, sendo escaneável por quase todos os dispositivos móveis que possuem câmeras fotográficas e acesso à internet. 

Para tal, é preciso que a pessoa faça o download de um aplicativo de decodificação. 

Sendo assim, você pode implementar o QR Code nas suas estratégias de marketing. Afinal, além de ser acessível, essa inovação no setor imobiliário pode ser utilizada em conjunto com o óculos de realidade aumentada e outras ferramentas já citadas neste artigo.

#8 Geolocalização  

A geolocalização é uma inovação no Setor Imobiliário comumente utilizada em inúmeros tipos de serviços, como Uber e Waze.

Entretanto, muitos gestores ainda não sabem como extrair o máximo e as funcionalidades que essa tecnologia oferece.

Nesse sentido, pensando na interseção entre setores de marketing e vendas de uma  imobiliária, surgiu o conceito de Geomarketing.

O que é geomarketing?

Geomarketing abrange toda e qualquer estratégia de marketing que opera juntamente com noções e conhecimentos de localização e coordenadas geográficas, para otimizar campanhas e processos comerciais e, dessa forma, alcançar o consumidor na hora e lugar. Dentro das táticas do Geomarketing, estão Geotargeting, Geofencing, Geotagging e Geofiltros, principalmente.

Veja outras utilidades importantes que a geolocalização pode acrescentar à sua imobiliária:

  • mapear lojas e empreendimentos que estão no entorno. A partir disso e do conhecimento que você tem acerca do seu público-alvo, é possível destacar aspectos relevantes nas campanhas publicitárias; 
  • fazer um levantamento dos aspectos socioeconômicos da população que habita no bairro onde será implantado um imóvel;
  • gerar dados acerca da vizinhança e perfil das personas, para a elaboração de argumentos que serão utilizados pelo seu time de corretores;
  • entender dias, horários e locais de maior tráfego de pessoas para planejar as ações de marketing in loco, tais quais eventos e panfletagem, entre outros;
  • integração no site para imobiliária.

Bem vindo à Era Digital! 

Essas são apenas algumas ferramentas, tendências e inovações do setor imobiliário que você pode implementar ao seu negócio. 

Mas para fazer essa implementação de maneira eficaz e orientada, vale a pena contar com a consultoria e suporte de uma empresa perita em soluções tecnológicas, como a Vista Software.

A empresa oferece diferentes planos com preços acessíveis e adaptados para atender às demandas de todo e qualquer profissional do segmento imobiliário.

Conheça a Vista Software

A Vista é uma empresa de tecnologia sediada em Florianópolis, com bases em Belo Horizonte e Porto Alegre, presente em mais de 22 estados do Brasil, atendendo mais de 2.000 clientes, mais de 40.000 usuários ativos, com uma plataforma conectada a mais de 100 empresas parceiras. 

Nosso propósito é facilitar a vida das pessoas no mercado imobiliário através das nossas soluções. Estamos conectados às mais novas tecnologias e as pessoas mais incríveis deste mercado desafiador e apaixonante. 

Somos centrados nos clientes, porque acreditamos que eles são nossos maiores bens. Por isso, todas as ações são planejadas e executadas pensando neles.

Conseguimos isso guiados pelo mindset Customer First e inspirados pelas transformações constantes do universo tecnológico. Nossa prática diária é apresentar soluções incríveis, que exploram diversas formas de potencializar o sucesso de nossos clientes e parceiros.

Nossa expertise no ramo imobiliário é o ponto-chave para entregar soluções inteligentes, que resultam em experiências inovadoras. A conexão é a nossa base de entrega de valor e, por isso, buscamos nos conectar com nossos clientes, com os clientes dos nossos clientes e com parceiros de negócios.

Mais que uma plataforma de serviços, oferecemos uma plataforma que gera mais negócios.

Nossa Missão é desenvolver e agregar soluções inovadoras para o mercado imobiliário. Nossa Visão é ser referência como plataforma de soluções para o mercado imobiliário.

Nossos Valores são o encantamento, a dedicação, a integridade e o trabalho em equipe.

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