Inteligência artificial no mercado imobiliário: potencialize sua produtividade de vendas

Lembra como as pessoas se relacionavam há dez anos? Tecnologias que antes eram possíveis apenas em filmes de ficção científica, hoje são realidade graças aos avanços da ciência e tecnologia. 

Com os altos investimentos, são desenvolvidas cada vez mais ferramentas com o objetivo de facilitar as tarefas cotidianas, tornando-as muito mais práticas e eficientes. 

Assistentes virtuais, como a Siri, se destacam pela sua inteligência artificial no design, que é voltada para resolução de dúvidas, dificuldades e orientação do usuário, para que ele tenha a melhor experiência possível.

Quando analisamos o desenvolvimento da inteligência artificial no mercado imobiliário, notamos a contribuição dessas ferramentas para o aprimoramento dos sistemas de informação e tecnologias, como o CRM imobiliário.

Diante da eficiência desses instrumentos, automatizar suas operações nos negócios imobiliários não é mais uma simples mudança: é uma questão de transformação do segmento, adaptação e permanência no mercado.

Até porque, o potencial que a utilização da inteligência artificial no mercado imobiliário apresenta no contexto da era digital é muito grande. 

Não por acaso, a previsão de investimentos voltados para o segmento tecnológico, até 2022, é de US$ 77,6 bilhões, segundo dados da consultoria IDC (International Data Corporation/Pesquisa de Mercado e Consultoria Ltda.). 

E vale ressaltar que boa parte dessa fatia também está destinada para o aprimoramento do setor imobiliário.

O uso da inteligência artificial no mercado imobiliário potencializa os resultados positivos de qualquer fase do negócio – desde o início da jornada de compra do cliente até o pós-venda.

Então, para te ajudar a escolher as melhores tecnologias que vão alavancar suas vendas, elencamos 4 aplicações da inteligência artificial no mercado imobiliário e os impactos positivos que isso pode trazer para seu negócio.

Veja!

Leia também o ebook Tecnologia imobiliária para aumento de vendas 

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Aplicação 1: Portais Integrados

Talvez você não perceba, mas a integração entre sistemas – como sites e plugins, softwares ou outros domínios – também é um tipo de aplicação da inteligência artificial no mercado imobiliário.

Afinal de contas, segundo dados do Google, 88% das pessoas que estão à procura de um imóvel utilizam a internet como principal instrumento de pesquisa. 

Esse hábito de consumo diz muito sobre o potencial comprador da sua imobiliária. Perceba, que nesse contexto, os portais imobiliários integrados com outras ferramentas se destacam entre os demais.

Até porque, se você não está em nenhum domínio na rede, é como se você não existisse. E o site da sua imobiliária precisa proporcionar uma experiência para o cliente muito mais intuitiva, eficiente e responsiva.

Sendo assim, uma vez presente no ciberespaço, a sua imobiliária precisa ser suficiente para sanar qualquer tipo de dificuldade durante a jornada de compra do seu cliente.

Um exemplo bem prático da utilidade da inteligência artificial no mercado imobiliário é a localização dos imóveis por meio da integração com GPS. Isso permite que o lead visualize qual será a localidade do seu futuro imóvel.

Pensando nisso, a Vista Software apresenta o melhor serviço de planejamento, elaboração, construção e manutenção de portais imobiliários.

Ainda contamos com formas de pagamento e pacotes bastante acessíveis e específicos para os mais diferentes perfis de imobiliárias.

Portais Vista Software 

Sabendo que o site da sua imobiliária provavelmente será onde o seu potencial cliente fará contato com o seu negócio, é muito importante que ele encontre informações completas e atualizadas sobre os imóveis oferecidos por você. 

A plataforma de sites da Vista dispõe de temas com design moderno e responsivo para oferecer uma experiência incrível, independente do dispositivo utilizado.

Por isso, nos destacamos no mercado como um dos mais completos serviços em termos de site para imobiliárias.

Além disso, um portal integrado é uma das principais ferramentas estratégicas do marketing imobiliário atual para conseguir melhorar o posicionamento do seu portal de busca no Google.   

Os portais integrados da Vista Software apresentam:

  • design responsivo – excelente experiência ao usuário em desktops, tablets e celulares, aprimorando a experiência do cliente;
  • fácil atualização dos imóveis – insira e atualize imóveis com poucos cliques;
  • integração ao CRM Vista – contatos realizados no site vão automaticamente para o CRM;

Então, se você quer melhorar a produtividade de vendas e a lucratividade do seu negócio a partir da inteligência artificial no mercado imobiliário, vale a pena contratar nossos serviços.        

Ferramentas integradas ao seu site

A Vista oferece a possibilidade de integrar o seu site imobiliário às principais plataformas do mercado imobiliário:

  • Migra Seguros Soluções –  oferece, para empresas de software e imobiliárias, o serviços das maiores seguradoras do Brasil de maneira simples e sem burocracia;
  • OLX Presente – marca presente em 45 países, a OLX é o maior site e aplicativo de compra e venda de imóveis online; 
  • CredPago – locação de imóveis residenciais e comerciais onde o inquilino pode alugar sem burocracia, sem necessidade de um fiador, sem comprovação de renda e utilizando o cartão de crédito;
  • Rede Vistorias – rede de franquias que têm a missão de entregar uma vistoria especializada e imparcial, capaz de consolidar o relacionamento entre imobiliárias, construtoras e seus clientes.
  • RD STATION – as ferramentas para sua empresa fazer a gestão e automação de Marketing Digital de forma efetiva ao Vista, totalmente integrado no atendimento de leads, transformando-os em novos clientes.
  • Órulo – Integre com o catálogo de imóveis do Órulo e receba, de forma automática, o cadastramento e a atualização dos empreendimentos da sua região.
  • Exact Sales – Integre esta plataforma de pré-vendas ao Vista e envie os clientes cadastrados no sistema para o Spotter
  • Beemob –  Integre com a Beemob e compartilhe seus imóveis com uma rede de corretores, potencializando as oportunidades de negócio.
  • House Viewer –  Integre esta plataforma e selecione os imóveis que deseja enviar para o House Viewer para criação do tour virtual.

Imobiliárias, na intenção de atender cada vez melhor seus clientes, buscam a solução para promover uma experiência diferenciada, além de garantir maior transparência e segurança para as suas operações.  

Aplicação 2: Chatbots

A aplicação da inteligência artificial no mercado imobiliário tem transformado os hábitos de consumo. O comprador de imóveis apresenta hoje um perfil muito mais exigente, principalmente no quesito atendimento.

De forma prática, o cliente prefere a imobiliária que oferece não apenas habilidades nas resoluções dos problemas, mas, principalmente, agilidade durante toda a jornada de compra.

É aí que entram os chatbots, uma das aplicações da inteligência artificial no mercado imobiliário que têm grande potencial de aumentar suas taxas de conversão

Os bots são programados para estabelecer diálogos simples e personalizados (pois simulam uma atendente online, de acordo com a necessidade do cliente no momento) para resolver questões que surgirem.  

Dessa forma, a aplicação da inteligência artificial no mercado imobiliário por meio dos chatbots impactam positivamente no segmento. Isso porque, esses bots trazem:

Agilidade para o negócio

Os chatbots atendem ao mesmo tempo inúmeros clientes, diminuindo as criações de gaps e problemas primários.

O que ajuda a otimizar o tempo da sua equipe de corretores, visto que os problemas que podem ser facilmente resolvidos pela inteligência artificial não os dispersa.

Sem limitações de horário

Os chatbots não estão limitados aos horários comerciais. Até porque, a maioria das buscas por imóveis são feitas depois desses horários, quando o cliente chega em casa, depois do trabalho.

Com um sistema de chatbot de qualidade implementado, um visitante pode acessar o site de sua imobiliária e sanar qualquer dúvida que tenha com mais facilidade. 

A depender de quão eficiente seja o serviço de chatbot, e de como as perguntas estiverem programadas, esse visitante pode ir mais fundo no funil de vendas e se tornar um lead. 

Economia de recursos

Com os chatbots, ao invés de sobrecarregar seu time de corretores com a tarefa de atender seus leads, você vai poder canalizar a energia dessa equipe em outras atividades que demandam a inteligência e trato humano.

Leia também “Chatbot para imobiliárias: Quais as vantagens de adotar esse serviço?” 

Conheça o chatbot da Vista 

A Vista criou um chatbot exclusivo para o mercado imobiliário, e é fruto da parceria com a Ezok

Sendo assim, o chatbot atua como um corretor de imóveis virtual da seguinte maneira: 

  • auxilia os clientes na busca de forma natural e rápida. Assim, o chat ajuda o cliente a encontrar imóveis com características de preferência do lead (como com churrasqueira, piscina, garagem entre outros);
  • descomplica as operações burocráticas, já que o Chatbot da Vista responde dúvidas acerca da documentação necessária e do processo de compra/aluguel.
  • qualifica os leads, visto que o chatbot VistaEzok também registra os dados do cliente (nome, telefone e email) para que a imobiliária estabeleça contato e dê prosseguimento à negociação;
  • além de tudo isso, o chatbot também possibilita que os clientes passem a ter acesso completo ao painel da Ezok, com diversas estatísticas acerca das conversas  estabelecidas com clientes, incluindo histórico de mensagens, mapas de localização e atendimentos em tempo real.

Aplicação 3: CRM para imobiliária

Na era digital, a automatização dos processos, a partir da ciência da computação, pode tornar o funcionamento do seu negócio muito mais prático, eficiente e preciso.

Portanto, vale destacar o impacto positivo da inteligência artificial no mercado imobiliário, através do uso do CRM imobiliário. 

Afinal de contas, qualificar com precisão cada tipo de lead é um dos fatores mais importantes para você aumentar suas taxas de conversão e, consequentemente, alavancar sua produtividade de vendas.

Por entendermos isso, oferecemos também um serviço de CRM para imobiliárias de alta qualidade. Veja:

CRM da Vista 

Com o CRM imobiliário Novo Vista você consegue ter uma visão nítida dos principais indicadores do desempenho (KPI’s) da sua imobiliária, como:

  • Pipeline de vendas – modelo estratégico de consumo que ilustra o percurso  que o cliente deve seguir até efetuar a compra de um produto ou serviço. Entenda as etapas do processo de vendas de locação e venda de imóveis;
  • Funil de vendas – acompanhe as taxas de conversão e encontre os gaps que estão atrapalhando suas operações comerciais;
  • Desempenho de corretores – acesse o ranking de corretores e melhore a gestão da sua equipe.

Leia também o ebook Guia Prático CRM imobiliário

Aplicação 4: softwares para imobiliária 

Um dos impactos mais tangíveis que a inteligência artificial no mercado imobiliário traz no segmento é a praticidade advinda do uso de sistemas ou softwares para imobiliária.

Esses sistemas possibilitam a resolução de qualquer problema e, quando ainda dispõem de aplicativos, isso acontece na palma da mão. Afinal de contas, a maioria das pessoas utilizam mais dispositivos móveis do que computador. 

Essa facilidade é um dos fatores que mais ajudam a atrair clientes para um negócio, já que, mais uma vez, o quesito agilidade entra em pauta.

Saiba mais no artigo Software para imobiliária: tecnologias para extrair dados e gerar mais negócios 

Vantagens Vista Software

Promova um atendimento personalizado e uma experiência extraordinária na locação de imóveis com a parceria da Vista.

Corretores estão sempre em movimento e o acesso rápido à informação é essencial para um bom atendimento e, consequentemente, para realizar vendas. 

Procurando agilidade para sua imobiliária? A Vista disponibiliza toda a tecnologia da plataforma em um aplicativo para dispositivos móveis, que está disponível em todos os planos.

Bem vindo à era digital!

Agora que você viu que o uso da inteligência artificial no mercado imobiliário pode ser  extremamente vantajoso, contrate uma empresa especialista em soluções tecnológicas que tenha experiência de mercado.

Afinal, não adianta compreender a importância de estar em dia com os avanços da era digital e não contar com o melhor serviço em termos de programação e sistemas de informação.

Conheça a Vista Software

A Vista Software é uma empresa de base tecnológica sediada em Florianópolis/SC, que há cerca de 20 anos vem trabalhando para oferecer as melhores soluções em:

A empresa cresceu licenciando softwares para as maiores imobiliárias do país, aplicando tecnologia e inteligência comercial para ajudá-las a crescer em alta velocidade.

Atualmente, a Vista Software está presente em mais de 20 estados do Brasil, além de possuir clientes na Argentina e Angola. São mais de 40.000 usuários ativos.

Sua imobiliária está preparada para modernizar o negócio por meio da tecnologia? Faça o teste gratuito do Novo Vista ou consulte os nossos planos e preços agora mesmo!

Restou alguma dúvida sobre os nossos serviços? Entre em contato com o nosso atendimento clicando aqui.

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