app vista
  • Soluções
    • Locações
    • Vendas
    • Sites
    • Mobile
    • Integrações
    • Portais
  • Sobre a Vista
    • Quem somos
    • Parceiros
    • Trabalhe conosco
  • Planos
  • Contato
  • Conteúdo
    • Blog
    • Materiais
    • Cases de Sucesso
  • Indique
Menu
  • Soluções
    • Locações
    • Vendas
    • Sites
    • Mobile
    • Integrações
    • Portais
  • Sobre a Vista
    • Quem somos
    • Parceiros
    • Trabalhe conosco
  • Planos
  • Contato
  • Conteúdo
    • Blog
    • Materiais
    • Cases de Sucesso
  • Indique
Entrar
VistaOffice

KPIs de vendas: aprenda como usá-los para potencializar os resultados em sua imobiliária

KPIs de vendas: aprenda como usá-los para potencializar os resultados em sua imobiliária
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

O acompanhamento dos KPIs de vendas é fundamental para que a imobiliária alcance um espaço maior no mercado, além de melhorar o atendimento e reduzir as despesas. Por isso, essa tarefa deve fazer parte da rotina do negócio.

Para apresentar o tema, preparamos este artigo sobre a importância desses indicadores e quais os principais KPIs de vendas que podem ser avaliados no mercado imobiliário. Também apresentamos quatro dicas para a sua empresa realizar o acompanhamento na prática.

Qual é a importância de mensurar os KPIs de vendas para a gestão imobiliária?

Afinal, o que são os KPIs de vendas? São indicadores de performance usados para a mensuração de resultados. Por isso, servem para que as empresas avaliem o desempenho das estratégias aplicadas. O principal objetivo de acompanhar esses indicadores é saber se as ações utilizadas durante as etapas dos processos de vendas têm sido eficientes.

Assim, os KPIs são parâmetros fundamentais para o acompanhamento do ciclo de vendas da imobiliária. Isso porque esse tipo de indicador pode basear as melhores decisões dos gestores para impulsionar a atuação nesse mercado.

A partir do acompanhamento dos indicadores-chave, é possível identificar se o rendimento da imobiliária está abaixo das expectativas ou ainda observar o crescimento dos números.

A depender dos resultados, os gestores podem direcionar ações de marketing e técnicas de vendas, por exemplo. Como resultado, as imobiliárias conseguem alcançar melhores taxas de conversão.

Além do mais, ao calcular os KPIs de vendas, as lideranças empresariais também conseguem apresentar os resultados aos colaboradores. Os indicadores podem contribuir para que a equipe entenda de que maneira as tarefas influenciam a performance da imobiliária.

Também é importante destacar a necessidade de analisar um conjunto de métricas e não apenas os indicadores isolados. Desse modo, é recomendado que a empresa implemente a avaliação de KPIs de maneira gradativa. Aos poucos, será possível aumentar o número de indicadores avaliados.

Quais são os principais KPIs de vendas que devem ser analisados?

A seguir, apresentamos alguns KPIs de vendas que, ao serem analisados, podem impulsionar o desempenho da sua imobiliária.

Veja como usá-los a seguir na sua imobiliária. 

Taxa de contato

A taxa de contato é aquela que mede as interações com os prospects. É provável que, quanto maior seja o número de chamadas frias e ligações, maior também será a chance de sucesso dos contatos.

Um exemplo disso é um levantamento da AG Sales Works & Bridge Group, que mostrou que, a cada mil chamadas de representantes de vendas, 32 oportunidades são geradas. Dá para projetar as oportunidades de vendas ao multiplicar o número de chamadas por 3,2%.

Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

O Custo de Aquisição de Clientes (CAC) mostra a média de despesas aplicada em marketing e vendas para adquirir um cliente. Nesse sentido, é possível concluir que o lucro com a venda será maior devido ao CAC ser menor.

Em contrapartida, quando o CAC está alto, é necessário que a imobiliária reavalie os processos. Entre as ações que podem ser colocadas em prática para a melhoria do CAC está o inbound marketing, que pode reduzir consideravelmente os custos para que a sua imobiliária se aproxime do seu público de forma orgânica.

Número de oportunidades em aberto

É possível acompanhar o número de oportunidades em aberto para conhecer as chances de negócio que cada corretor de imóveis da imobiliária está trabalhando no momento. Desse jeito, dá para determinar se esse número é considerável ou se é necessário aumentar o número de leads.

Ticket médio

O ticket médio, por sua vez, é um indicador que mensura a relação entre o faturamento e a quantidade de unidades que são negociadas na imobiliária. Para isso, você deve dividir o montante de vendas pelo número de clientes que fecharam negócio.

Taxa de conversão em vendas

A taxa de conversão calcula quantas pessoas passaram de um estágio do funil de vendas para o outro. Para chegar nesse indicador, você pode dividir o número de pessoas que avançaram no funil pelo número de visitantes e multiplicar por 100, a fim de calcular a porcentagem.

NPS

O Net Promoter Score (NPS) é um indicador de atendimento que avalia a chance de a imobiliária ser indicada para novos clientes. Para chegar a esse número, você pode criar uma pesquisa para que os clientes avaliem, em uma escala de 1 a 10, a probabilidade de indicação dos serviços para amigos e conhecidos.

Confira 4 dicas para acompanhar os KPIs de vendas 

Agora que você já entendeu a importância do acompanhamento de KPIs de vendas para o sucesso da sua imobiliária, confira adiante algumas sugestões para automatizar os processos e ainda facilitar o dia a dia dos gestores.

  1. Utilize ferramentas tecnológicas

É fundamental que a sua imobiliária aproveite as ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado a fim de agilizar a rotina de atividades. Desse modo, é possível destacar a possibilidade de usar um CRM imobiliário que forneça um painel de relatórios para que você acompanhe os dados de maneira descomplicada.

  1. Estratégias de benchmarking

Além do mais, os gestores ainda podem realizar o cruzamento de dados do mercado imobiliário a fim de analisar a concorrência e definir quais são os indicadores prioritários para o seu negócio. É possível utilizar ferramentas, a exemplo do Google Analytics, para automatizar esse processo.

  1. Escolha bem os indicadores

É necessário escolher de forma estratégica quais serão os KPIs de vendas analisados pelo seu negócio. Para isso, é importante determinar os indicadores relevantes para os objetivos da sua imobiliária, como melhorar a taxa de conversão ou a qualidade do atendimento oferecido aos clientes.

  1. Apresente consistência

De outro modo, mais uma dica essencial é apresentar consistência na frequência em que a sua empresa irá avaliar os KPIs. Portanto, determine a periodicidade em que os indicadores serão mensurados, a depender da necessidade da sua imobiliária.

Para mais conteúdos relevantes sobre gestão imobiliária, acesse a página inicial do blog.

Conheça a Vista Software

A Vista Software é uma empresa de base tecnológica sediada em Florianópolis/SC que há mais de 20 anos vem trabalhando para oferecer as melhores soluções em aplicativos, CRM, sites e integração com portais e ferramentas a imobiliárias, incorporadoras e corretores.

A empresa cresceu licenciando softwares para as maiores imobiliárias do país e aplicando tecnologia e inteligência comercial para ajudá-las a crescer em alta velocidade.

Atualmente, a Vista está presente em mais de 20 estados do Brasil, tem em sua carteira pouco mais de 2.000 mil clientes nacionais e internacionais (na Argentina e em Angola, por exemplo) e conta com mais de 18.000 usuários ativos mensais.

Sua imobiliária está preparada para modernizar os negócios por meio da tecnologia? Consulte os nossos planos e preços agora mesmo.

Ficou com alguma dúvida sobre os nossos serviços? Entre em contato com o nosso atendimento clicando aqui.

Gostou deste post sobre KPIs de vendas? Confira também:

  • O que é distrato imobiliário? Descubra o que é e como evitar
  • Dimob 2022: saiba como entregar no prazo e evite multas
  • Ficha de captação de imóveis: saiba qual é a importância de usar
Buscar um artigo
Receba conteúdos exclusivos

Cadastre-se para receber notícias em primeira mão

Categorias
  • Case Vista (12)
  • Conteúdo de Colaboradores (4)
  • CRM (35)
  • Dicas (164)
  • Gestão de imobiliárias (99)
  • Materiais educativos (10)
  • Melhore suas vendas (113)
  • Notícias (9)
  • Sem categoria (1)
  • Sistema para imobiliária (39)
  • Uncategorized (1)
Glossário do mercado imobiliário: 12 termos para conhecer

Em todos os ramos de atuação, existem expressões que são repetidas diariamente e que são essenciais para entender a dinâmica

Como usar o Instagram para vender imóveis?
Como usar o Instagram para vender imóveis?

Quem tem uma imobiliária e quer se destacar entre os concorrentes precisa apostar em várias ações on e offline. Hoje,

Melhor site para vender imóveis
Melhor site para vender imóveis: descubra como potencializar seus resultados na web

Você sabe o que o melhor site para vender imóveis precisa ter? Desenvolver a presença virtual da sua imobiliária é

Sobre o Vista

  • Quem somos
  • Seja um parceiro Vista
  • Cases de Sucesso
  • Trabalhe conosco

Produtos

  • Vista CRM
  • Vista Office
  • Vista Site
  • Vista App
  • Vista Desktop
Central de ajuda

LINKS ÚTEIS

  • Blog
  • Materiais
  • Termos de serviço
  • Condições de uso
  • Aviso de privacidade
  • Políticas de Privacidade
  • API para integrações
  • Evite Pirataria de Software
  • Integração com portais e ferramentas
  • Central de ajuda Vista CRM

CONTEÚDOS

Glossário do mercado imobiliário: 12 termos para conhecer

Como usar o Instagram para vender imóveis?

Melhor site para vender imóveis: descubra como potencializar seus resultados na web

Case de sucesso: como a agilidade da Vista na migração de dados ajudou a Premier Imóveis

Ferramenta completa de gestão na palma da sua mão: veja exemplos práticos de como funciona o Vista Mobile

7 motivos para eliminar as planilhas da sua imobiliária

Fale conosco

relacionamento@vistasoft.com.br
  • São Paulo: (11) 4210-2292
  • Rio de Janeiro: (21) 2042-0356
  • Curitiba: (41) 4042-4062
  • Florianópolis: (48) 3220-0962
  • Porto Alegre: (51) 4042-4302
  • Belo Horizonte: (31) 3499-5050
Suporte Vista
app vista
Facebook Instagram Linkedin Youtube

Feito com ♥ em Floripa desde 2005

Atendimento Comercial

Buscar