Marketing digital para imobiliárias realmente funciona?

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Confira como o marketing digital para imobiliárias pode te ajudar a vender mais imóveis e a se destacar em um mercado tão competitivo!

11 de abril de 2024

Autor Time Loft
Atualizado: 12 de abril de 2024 14 min de leitura

Muito tem se falado sobre a importância do marketing digital para as empresas, suas aplicações e análises de resultados de campanhas. E no setor de imóveis não é diferente: o marketing digital para imobiliárias tem trazido ótimos resultados para atrair público qualificado e aumentar as vendas.

Com o crescimento diário do número de usuários com acesso à rede mundial, aliado à explosão mobile (smartphones e tablets), se você não estiver na internet, seja por meio de um site, de uma fanpage no Facebook, uma conta no Instagram ou qualquer outra rede social, você simplesmente não existe no “universo de busca”.

Mas a presença digital em si não basta. É necessário ter conhecimento sobre marketing digital para imobiliária, traçar metas, seguir estratégias e analisar resultados. Só assim é possível criar um negócio escalável.

Neste texto, nós contamos a você a importância de investir no marketing digital para imobiliárias e como fazer sua estratégia funcionar de verdade. Confira!

Qual é a importância do marketing digital para imobiliárias?

marketing digital imobiliário é um grande aliado para alavancar vendas e chamar a atenção de novos clientes. Com ele, é possível apresentar imóveis alcançando muito mais pessoas.

Essas táticas são perfeitas para quem quer atrair público, reter clientes e promover o crescimento da imobiliária.

Além disso, investir no marketing digital para imobiliárias é acompanhar as tendências do novo consumidor que procura por imóveis pelo Google, por redes sociais e tem hábitos diferentes se comparado ao comportamento em um mundo sem internet.

Esteja onde seu público está e acerte no tom de voz para alcançar as metas que você traça com o marketing digital.

O consumidor moderno

As empresas que perceberam essa mudança de comportamento e hábitos do consumidor moderno fizeram do marketing digital um poderoso aliado na atração de novos clientes e na fidelização dos atuais.

No mercado imobiliário, disponibilizar o catálogo de produtos on-line já não é o bastante para encantar o seu cliente em potencial. É preciso trabalhar esse material para oferecer mais, de modo a fornecer soluções e informações relevantes aos clientes.

Nesse caso, as estratégias de marketing são grandes aliadas para atrair e converter clientes, sempre respeitando a jornada de compra e tratando-os de forma individualizada, de acordo com as dores de cada um.

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Quais são as vantagens do marketing digital para imobiliárias?

Quem sabe aproveitar as oportunidades e alavancar a imobiliária com estratégias de marketing digital tem muito a agregar ao negócio. Separamos os três principais benefícios desse investimento:

Atraia mais clientes

Use a tecnologia a favor da imobiliária e do corretor de imóveis. Por meio de um site ou das redes sociais, invista em estratégias de publicidade e do marketing digital para divulgar sua marca e seus produtos.

Dessa forma, cada vez mais pessoas terão acesso ao seu portfólio. Seja com mídia paga ou tráfego orgânico, o digital dá mais oportunidade para que pessoas que ainda não conheciam sua marca cheguem até você com poucos cliques.

Sendo assim, conquiste o consumidor com ações direcionadas em diversas mídias para aumentar o retorno desse investimento.

Aumente suas vendas

O comportamento de busca por imóveis do consumidor mudou, e as mídias tradicionais não são mais o único meio de divulgar a sua imobiliária. No ambiente digital, é possível testar formatos diversos e atrair a atenção de clientes que se interessam de verdade pelo que você oferece.

Estude seu público, esteja nas mídias que ele consome e acerte o tom de voz para ter sucesso nas interações. Além disso, use a segmentação de público e produza conteúdo relevante para chamar a atenção de leads qualificados.

Dessa forma, é possível não apenas atrair mais pessoas e aquelas que se interessam pelo seu negócio, mas também oferecer material específico de acordo com a jornada de compra do cliente.

Todas essas estratégias são essenciais e refletem diretamente na taxa de conversão, ou seja, nas vendas da imobiliária.

Tenha um diferencial  competitivo

As estratégias de marketing têm vários objetivos: apresentar seu serviço e produtos da melhor forma, aumentar vendas, criar relacionamento com os clientes e ser reconhecido no mercado.

Independentemente do seu foco, um trabalho bem feito é sempre reconhecido.

Por exemplo, quando um cliente é bem atendido, fecha negócio e é acompanhado durante e depois da venda, ele cria uma imagem positiva da sua imobiliária. Logo, ele poderá ser seu defensor nas redes sociais ou para outras pessoas, indicando seu trabalho.

Tudo isso é um diferencial competitivo frente à concorrência. Por isso, trabalhe com empenho em todas as etapas para ser reconhecido e referenciado no setor imobiliário.

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Marketing de conteúdo para imobiliárias

marketing de conteúdo faz parte do marketing digital para imobiliárias. Ele consiste em focar na criação e na disseminação de conteúdo relevante para o seu cliente.

No entanto, o foco não é promover a marca, mas sim ajudar o público-alvo a solucionar problemas. Assim, sua empresa resolve uma dor do lead e se torna referência no assunto, criando um relacionamento com aquele leitor.

Dessa forma, quando ele precisar de algum produto ou serviço que você ofereça, é da sua marca que ele lembrará, afinal, você já o ajudou uma vez.

Sendo assim, use o conteúdo para oferecer soluções e disponibilizar informações para ajudar o usuário a resolver alguma necessidade sua – seja por meio de blogsposts em redes sociais ou e-books.

Veja como criar espaços para ter essa comunicação e sua importância:

Tenha um blog

Ter um blog é uma ótima opção para gerar informações e prestar serviços à sua audiência. Escreva sobre temas relacionados ao setor imobiliário, principalmente aqueles que você sabe que geram dúvidas recorrentes.

Com boas práticas de marketing de conteúdo e SEO é possível ter bom posicionamento nos buscadores por meio de tráfego orgânico. Dessa forma, você leva visitas para o site e vai alimentando aquele lead com informações importantes, desde as básicas até os diferenciais do seu produto.

Seguindo essa linha, você usa as dicas imobiliárias para ajudar pessoas e fechar vendas. 

Torne-se autoridade

Um bom trabalho de blog e de marketing de conteúdo pode até levar tempo e exigir constância, mas os resultados tendem a ser crescentes ao longo do tempo. 

No entanto, quando se está no topo dos buscadores, é porque os visitantes reconhecem você como uma boa opção. Ou seja, você tem autoridade sobre o tema.

Quem atinge esse patamar tem mais chances de fechar vendas e se diferenciar dos concorrentes que ainda não investem em marketing de conteúdo.

SEO para imobiliárias e corretores

Search Engine Optimization (SEO) é indispensável para ser encontrado pela sua audiência. Ele corresponde às técnicas de conteúdo, autoridade e tecnologia que vão ajudar sua imobiliária a se posicionar melhor nos buscadores, sem investimento em mídia paga.

Use palavras-chave estratégicas para ser encontrado pelos seus potenciais clientes, seja no site e no blog, e tenha uma página responsiva e otimizada para alcançar mais pessoas.

Nesse caso, o SEO para imobiliárias e corretores tem duas vantagens:

Tráfego orgânico

Use o SEO para ser encontrado em buscas orgânicas, sem precisar investir em mídia paga. A confiabilidade em links orgânicos (que não são anúncios) tende a ser maior do que nos links patrocinados, que pagam para estar no topo da página.

Para isso, estude estratégias de SEO para conteúdo e tenha uma equipe de TI para ajudar você a desenvolver um site com carregamento rápido e sem erros.

Há ainda a possibilidade de contratar sites que já vêm otimizado para SEO. Muitos deles estão ligados a CRMs e são ótimos para fazer a gestão completa da imobiliária.

SEO local

Outra estratégia interessante de marketing digital para imobiliárias é o SEO local. Nesse caso, o foco é na otimização para a geolocalização, não para gerar tráfego para o site.

Ou seja, com o SEO local, você torna seu negócio visível em recursos de localização, como mapas e aplicativos de navegação. Assim, quando o cliente pesquisa por serviços ou produtos por meio da geolocalização, sua imobiliária poderá ser encontrada por quem procura por imóveis em áreas específicas. 

Construa as páginas pensando no SEO local e atraia o cliente ideal, investindo em ter maior visibilidade com termos que atinjam esse público.

Invista na gestão de mídias sociais

É praticamente impossível falar em marketing digital sem citar as mídias sociais. Estar presente nas que seu público consome é essencial para construir sua autoridade no mercado, mas também para atrair novos clientes.

As redes sociais também merecem total atenção pelo alto número de usuários e por fazer parte da rotina das pessoas. É por meio delas que vários potenciais clientes chegam a novos negócios e começam um relacionamento com uma marca.

Sendo assim, divulgue imóveis que estão à venda ou disponíveis para locação no Instagram, Facebook, TikTok ou qualquer outro meio que sua audiência consuma. Esteja onde seu público está e mantenha-se disponível para contato.

Inbound marketing para imobiliárias

inbound marketing é uma estratégia mais completa de marketing digital. Ela engloba tudo o que dissemos até aqui, mais mídias pagas, e-mail marketing, vídeos, materiais ricos e outros.

O objetivo do inbound é atrair, converter e encantar clientes. Ou seja, envolve muitas mídias e formas de se comunicar para ter soluções em todas essas etapas.

Para que sua estratégia de inbound marketing funcione, é preciso segmentar sua base de clientes e oferecer conteúdos de acordo com cada etapa do funil de vendas, percorrendo um caminho até a decisão de compra.

Sendo assim, para ter uma estratégia bem assertiva, é necessário pôr em prática todas as dicas que demos acima, que também fazem parte do inbound. Além disso, devemos acrescentar dois métodos para o sucesso do seu marketing digital para imobiliárias:

Invista em anúncios

O tráfego orgânico constrói uma audiência fiel e verdadeira, mas é feito a passos pequenos, com paciência e produção constante. Já as mídias pagas são ótimas para retornos rápidos.

Esses anúncios são a forma mais rápida de atingir o seu público-alvo, seja por meio de redes sociais, com publicidade em páginas relacionadas, ou mesmo links patrocinados no topo dos buscadores.

Mas, para dar bons resultados, é essencial saber segmentar a audiência. Assim, sua imobiliária alcança o retorno desejado e chega apenas a quem interessa e tem chances de fechar negócio.

Acompanhe o funil de vendas

Para funcionar, o marketing digital para imobiliárias precisa respeitar as fases de cada lead. Sendo assim, é primordial ter conhecimento sobre o funil de vendas.

Dessa forma, sua equipe sabe quem está pronto para ser abordado pelo setor de vendas e quem ainda precisa ser alimentado com mais materiais até estar pronto para a decisão de compra.

Cada um dos materiais que você produz é importante nessa jornada e deve ser pensado de forma estratégica.

Quais são os erros que devem ser evitados no marketing digital imobiliário?

Viu como o marketing digital para imobiliárias pode ajudar seu negócio a crescer?

Mas, assim como em outros setores, muitos gestores cometem erros básicos na hora de pôr a estratégia em prática. Confira a seguir os três erros mais comuns e que você não pode cometer!

Ter medo de investir

Marketing digital não é gasto, é investimento. O potencial on-line é incrível e com as estratégias certas é possível conseguir resultados excelentes.

No entanto, o medo pode ser um empecilho, especialmente para pequenos negócios ou empresas que estão há pouco tempo no mercado.

Não tenha medo de investir nesse tipo de estratégia. Os pontos que citamos neste artigo já conseguem guiar você e sua equipe a começar. No entanto, é importante ler sobre o tema ou contratar especialistas na área para dar um passo com maior segurança.

O importante é começar e saber que, por meio do marketing digital para imobiliárias, é possível atrair leads com um custo muito menor do que era necessário para divulgações em mídias tradicionais. E o melhor: os resultados são mensuráveis. Se não der certo, basta ver onde errou e adaptar sua estratégia!

Não conhecer seu público

Antes de montar qualquer estratégia, estude seu público. Saiba dados básicos, comportamentos, interesses e tudo o que possa ser importante para sua imobiliária.

Só a partir daí comece a desenvolver conteúdo e montar suas ações. Todo o sucesso da estratégia depende de você falar da forma certa com o melhor público e no momento ideal.

Quem começa sem uma segmentação ou sem estudar o público acaba gastando energia e investimentos e não obtém o retorno esperado.

Não ter uma comunicação clara

Sua linguagem precisa ser adequada ao público que está tentando conquistar. Por isso, acerte o tom de voz nas comunicações para conquistar clientes de forma mais assertiva.

É essencial fornecer informações completas sobre os produtos que você oferece. Obstáculos na comunicação podem afastar os clientes e até mesmo dificultar a conexão com o seu negócio.

Por sua vez, trabalhe descrições claras dos imóveis, mostre profissionalismo com dados confiáveis e tenha sempre canais de contato para que o público saiba onde conseguir informações extras.

Sem cometer esses erros, seu investimento no marketing digital para imobiliárias caminhará para o sucesso completo!

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