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Mercado imobiliário 2020: o que aprendemos com a crise do coronavírus?

Os profissionais do mercado imobiliário, em 2020, precisaram se adaptar ao novo cenário de distanciamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus. Alguns aprendizados se sobressaíram e devem permanecer no contexto pós-pandemia.

As empresas que buscam colher melhores resultados no mercado devem entender quais são essas mudanças, que passam, principalmente, por soluções tecnológicas.

A seguir, conheça as projeções de especialistas para o mercado imobiliário 2020 depois da pandemia. Também entenda quais são as ferramentas que ajudam os profissionais do setor diante dessa conjuntura. Não deixe de conferir!

Como estava o setor imobiliário brasileiro em 2020 antes do coronavírus? 

O ano de 2020 começou com uma expectativa de estabilização e crescimento da economia, diante do cenário de reaquecimento do setor, demonstrado em 2019. A melhora do ano passado foi causada pela junção de alguns fatores socioeconômicos, que veremos adiante.

Captações imobiliárias

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 1,1% em 2019, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A performance foi a mais branda dos últimos três anos, mas o desempenho do segmento imobiliário se destacou na área de serviços. As atividades do setor estiveram entre as que mais se desenvolveram, com acréscimo de 2,3%. 

Antes mesmo da divulgação dos dados pelo IBGE em março de 2020, as estimativas de aumento do PIB já traziam certo otimismo entre compradores e investidores, o que influenciou diretamente nas captações imobiliárias do ano passado.

De julho a dezembro de 2019, seis incorporadoras e construtoras captaram cerca de R$ 3,8 bilhões em novas ofertas de ações para investir em projetos comerciais e residenciais. Associada a isso, em meados de dezembro, a queda da Selic contribuiu ainda mais para o interesse no setor.

Crescimento de lançamentos de imóveis em todo o país

Parte dessa expectativa positiva consistia no aumento do número de lançamentos de imóveis em todo o país, que cresceu 11,8% no segundo trimestre de 2019 em comparação ao mesmo período de 2018. Esse avanço ajudou a expandir o número de vendas de imóveis, que subiu 16%, segundo a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção).

Até novembro de 2019, empresas do setor puseram em caixa cerca de R$ 4,4 bilhões por meio da capitalização via oferta de ações na Bolsa de Valores. Veja abaixo o lançamento de vendas no segundo trimestre de 2019 em cada região do Brasil. 

mercado imobiliário 2020

Com base nesses números, especialistas começaram a fazer projeções acerca do mercado imobiliário em 2020, que veremos adiante:

Expectativa de aumentar investimentos

Além do aumento das vendas e dos lançamentos  de imóveis no ano passado, a estimativa dos especialistas para 2020 era positiva devido à expectativa de retorno do Sistema Financeiro da Habitação (SFI). O SFI é formado pela parte dos compradores que já tem recursos ou uma parcela dos investimentos. 

Somado a isso, com a queda dos juros – como a taxa Selic, que atingiu 5% ao ano em novembro de 2019 – o interesse de investidores no mercado imobiliário em 2020 aumentou ainda mais. Com esses aspectos em vista, o segmento se apresentaria como um ambiente seguro em termos fiscais no contexto antes da pandemia.

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Dados do primeiro trimestre de 2020

Essa tendência de retomada se mostrou também nos dados relativos à comercialização de imóveis no primeiro trimestre de 2020. 

Uma pesquisa da CBIC divulgada em maio mostrou que as vendas dos primeiros três meses deste ano registraram acréscimo de 26,7% na comparação com o mesmo período do ano passado. O levantamento foi feito em parceria com a Brian Inteligência Estratégica em 118 municípios do país.

Por outro lado, também no primeiro trimestre deste ano, houve uma queda de 14,8% no número de unidades lançadas no Brasil em comparação com o mesmo período de 2019. Foram 18.388 lançamentos em todo o país. 

A retração nacional não foi seguida por todas as regiões do Brasil. A maior queda foi registrada na região Nordeste, com desempenho 56,3% menor do que o primeiro trimestre de 2019. A segunda maior retração foi no Sul, com redução de 29,1%, e a terceira foi no Sudeste, com 2,4% a menos. As regiões que foram exceções e cresceram foram o Norte e o Centro-Oeste com, respectivamente, 183,5% e 57,4% de crescimento.

Quais são as principais tendências para o mercado imobiliário 2020 após a pandemia? 

O cenário da pandemia trouxe dificuldades principalmente para empresas mais tradicionais, que mantinham operação voltada para a interação pessoal com os clientes. O contexto de distanciamento social ampliou a necessidade de investir em novas tecnologias para superar esse obstáculo. 

Além disso, alguns especialistas acreditam que o setor imobiliário pode ser responsável por puxar a retomada da economia após a pandemia, já que o mercado é considerado seguro para investimento. 

Outro ponto relevante é que o segmento também apresentou recuperação nos contextos de crise apresentados nos últimos anos na economia brasileira e mundial. 

A seguir, detalharemos as principais tendências para o mercado imobiliário 2020 depois da pandemia. 

Lançamentos virtuais

Devido às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) contrárias à aglomeração de pessoas, cerca de 79% das empresas do segmento imobiliário decidiram adiar os lançamentos, de acordo com o levantamento da CBIC de maio. 

No entanto, as empresas também já mostraram sinais de adaptação ao cenário de distanciamento social, com lançamentos virtuais e atendimento remoto

Sem os estandes presenciais, os clientes podem fazer visitas on-line nos projetos decorados dos apartamentos. As companhias ainda conseguem usar recursos como vídeos e fotos de alta qualidade, além de visão 360° dos imóveis. 

Vendas on-line  

As vendas on-line já se apresentavam como uma tendência importante para 2020 antes mesmo da pandemia e a situação deve permanecer no cenário pós-crise. Os profissionais do segmento imobiliário devem usar cada vez mais a internet para prospectar clientes, gerar leads e fechar vendas.

O consumidor dará preferência às empresas que têm uma plataforma digital, com agilidade na resolução de suas questões e problemas. Também se destacam aquelas que possuem integração com portais de anúncio e chatbots, facilidades que tornam o atendimento ainda mais prático.

Além da realização das negociações, também é possível encaminhar documentações e concluir a assinatura de contratos de forma on-line.

Desenvolvimento e uso de inovações tecnológicas  

O uso de tecnologias cada vez mais refinadas para atrair clientes é uma tendência crescente no segmento. Essa é uma forma de revolucionar as negociações e tornar a sua imobiliária ainda mais bem-sucedida no ramo!

Já é possível perceber que muitas imobiliárias têm utilizado de realidade virtual, dispositivos de realidade aumentada, drones e outras inovações tecnológicas para apresentar os seus empreendimentos.

O momento pós-pandemia necessita que as imobiliárias invistam em ações de marketing e outras formas de aumentar a sua carteira de clientes

Para o mercado imobiliário 2020 depois da crise, essa tendência será ainda mais forte, com o desenvolvimento de tecnologias cada vez mais voltadas para o ramo. Tendo isso em mente, veja como se preparar para o cenário após a pandemia do novo coronavírus.

3 dicas infalíveis para o setor imobiliário depois da crise

Confira a seguir três recomendações infalíveis que vão ajudar a sua gestão comercial imobiliária a se recuperar mais rapidamente após a pandemia:

#1 Automatize seus processos

São tantos os fatores que influenciam no fechamento de uma venda complexa, diante da atual conjuntura, que você precisa gerir a sua imobiliária com muita precisão e expertise. Desse modo, ao criar mecanismos de automação de processos, você contará com uma administração muito mais eficaz, que trabalha com os números e dados gerados no pipeline de vendas durante as negociações.

Para tanto, o mais indicado é que você invista em uma ferramenta de administração que, de preferência, possa fazer integração não apenas com o seu banco de leads, mas também com outros mecanismos de negociação, como site para imobiliárias.

Um destaque disponível no mercado é o CRM imobiliário, instrumento extremamente versátil que se apresenta como uma ferramenta multifuncional.

#2 Use a tecnologia a seu favor!

A pandemia consolidou ainda mais o quanto estamos imersos na era digital! Desse modo, a tecnologia tem sido a principal ferramenta que permeia cada minúcia de nosso dia a dia.  Assim, a melhor maneira de automatizar cada etapa do seu funil de vendas, marketing e todos os processos de seu negócio é utilizando a tecnologia a seu favor.

Afinal, existem inúmeras possibilidades e áreas em que a tecnologia pode auxiliar seu negócio a alavancar suas vendas, gerar novos leads e estabelecer a sua imobiliária como a melhor do mercado.

#3 Conte com a ajuda de um especialista

Uma ótima dica para o mercado imobiliário 2020 depois da pandemia é contratar os serviços de uma empresa perita em soluções tecnológicas e vendas, que possa auxiliar a estruturar processos e estratégias que tornem as suas vendas cada vez mais eficientes.

Precisando de ajuda para gestão imobiliária? Fale com a Vista! 

A Vista Software tem como principal objetivo facilitar a vida das pessoas no mercado imobiliário por meio das nossas soluções. Estamos conectados às mais novas tecnologias e às pessoas mais incríveis deste desafiador e apaixonante mercado.

Não deixe de entrar em contato conosco, estaremos mais que dispostos a contribuir com o crescimento do seu negócio!

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