O setor imobiliário passou por diversas mudanças durante este ano, principalmente por conta da nova realidade advinda da pandemia.
Logo, conhecer as estimativas e tendências esperadas para o mercado imobiliário em 2022 pode ajudar a sua empresa a se alinhar às novas demandas desse setor.
Em razão disso, preparamos este artigo para apresentar o contexto em que o mercado imobiliário se encontra em 2021 e detalhar as previsões para o próximo ano.
Além disso, indicaremos caminhos que podem apoiar a sua empresa a conquistar melhores resultados diante do cenário previsto. Confira!
Qual é o contexto do mercado imobiliário em 2021?
Diante dos desafios impostos pela pandemia de covid-19 desde 2020, o mercado imobiliário precisou se reinventar. O uso da tecnologia no setor contribuiu para as empresas superarem obstáculos e desenvolverem novas perspectivas, que tendem a permanecer nos próximos anos.
As taxas de juros mais baixas representaram mais um fator que contribuiu para o aquecimento do segmento imobiliário. Com essa condição, as famílias puderam recorrer a financiamentos para adquirir imóveis sem comprometer mais o orçamento.
Nesse cenário, o país registrou, no primeiro semestre de 2021, um aumento de 46,1% no número de apartamentos novos vendidos, comparado com o mesmo período do ano passado. O resultado foi o melhor em um intervalo de quatro anos.
Esse levantamento foi divulgado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com base em informações coletadas em 20 capitais e 162 cidades brasileiras. O balanço ainda mostrou que os maiores índices de crescimento foram computados nas regiões Nordeste e Sudeste, com 60,9% e 49,2% respectivamente.
Mercado imobiliário 2022: quais são as previsões para o setor?
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu elevar, mais uma vez, no final de outubro, a taxa básica de juros (Selic) para 7,75%. Além do mais, no comunicado, o BC adiantou que na próxima reunião, em dezembro, haverá novo aumento da mesma magnitude da taxa básica de juros da economia brasileira.
Considerar o aumento da Selic é muito importante para o mercado imobiliário, dado que, quando essa taxa sobe, a tendência é de que os juros cobrados pelos bancos para financiamentos imobiliários também aumentem – e isso já vem sendo praticado por algumas instituições financeiras desde julho de 2021.
De acordo com especialistas do ramo imobiliário, a partir de 2022, a oferta de crédito pode ficar mais limitada. Por outro lado, a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) avalia que o aumento da Selic foi necessário para o controle inflacionário, o que pode estabilizar juros de longo prazo e contribuir para o crescimento do setor imobiliário.
Tendências para imobiliárias: o que você pode esperar no ano de 2022?
A utilização de tecnologias e os novos comportamentos de consumo estão entre as principais perspectivas para o cenário do mercado imobiliário em 2022. Entenda mais a seguir.
Uso de tecnologias
A demanda por inovação tecnológica, que se intensificou desde o ano passado com a pandemia, provavelmente vai permanecer no segmento imobiliário. Com isso, adotar soluções como a assinatura digital, que facilita o fechamento de contratos de imóveis, continuará em alta.
Também se mostra importante a utilização de recursos digitais, a exemplo da gravação de vídeos em 360º para apresentar as qualidades dos itens do catálogo da sua imobiliária para os clientes.
Do mesmo modo, o uso de um software de CRM (Customer Relationship Manager) robusto se estabelece como um recurso fundamental para potencializar a gestão das imobiliárias, bem como maximizar os resultados das empresas.
Com essa ferramenta dá para dispor de vantagens como o aumento da eficiência da gestão da carteira de clientes. Um dos CRMs mais completos do setor imobiliário é o da Vista Software, que ainda possibilita a integração com portais imobiliários, chat, WhatsApp e Facebook.
Tendências de consumo
A pandemia também alterou a relação que as pessoas tinham com o próprio lar. Devido à necessidade de ficar mais tempo em casa e à adesão ao trabalho remoto por muitas empresas, a busca por um ambiente mais aconchegante para morar se tornou prioridade.
Assim, foi registrado um aumento da procura por propriedades maiores. Uma pesquisa apontou que o número de pessoas em busca por imóveis com quatro quartos aumentou 58%, e por três quartos, 9%. Já a procura pelos menores (de um e dois dormitórios) diminuiu.
A tendência é de que os clientes da sua imobiliária continuem buscando ampliar as funcionalidades dos imóveis, seja com espaços apropriados para o home office, como áreas de coworking, ou com itens de bem-estar, a exemplo das varandas.
Como se preparar para esse cenário? Veja 3 dicas
Agora que você já sabe mais sobre a conjuntura aguardada para o setor imobiliário no próximo ano, separamos algumas sugestões para lidar com esse panorama. Confira!
- Investimento em inovação
O investimento em plataformas inovadoras de gestão, como o CRM e o Office da Vista, permite que a sua imobiliária potencialize o desenvolvimento das atividades administrativas e financeiras.
- Cliente no centro
É essencial também apostar em meios de fortalecer o relacionamento com o cliente e o atendimento online, assim como a sua imobiliária precisa compreender as características e necessidades dos seus clientes para oferecer os melhores serviços.
- Dados como aliados
O uso de dados pode ser eficiente para conhecer as demandas da sua clientela e melhorar a gestão da sua imobiliária. Nesse sentido, um CRM auxilia no armazenamento de informações sobre os seus contatos e sua base de imóveis. Com isso, a empresa consegue apresentar soluções mais adequadas e aumentar a taxa de conversão de vendas.
Conheça a Vista
A Vista é uma empresa de tecnologia imobiliária com atuação nacional, presente em mais de 20 estados do Brasil. A nossa expertise no segmento imobiliário é o principal diferencial para entregar soluções inteligentes, que resultam em experiências inovadoras para esse mercado.
Há mais de 20 anos, atuamos para oferecer as melhores soluções em aplicativos, CRM, sites, além de integração com portais e ferramentas a empresas desse setor. Como resultado, realizamos o atendimento a mais de 2 mil clientes e contamos com 100 parceiros.
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