Metas de vendas no mercado imobiliário: como alcançar os melhores resultados

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Leia neste artigo

As metas de vendas fortalecem a atuação de sua imobiliária no mercado, ajudando o time comercial a alcançar os melhores resultados. Com elas, é possível estabelecer objetivos para o negócio, ter previsibilidade e traçar sua curva de crescimento – tudo com foco em vender mais e melhor.

Se você não trabalha com esse método, é melhor rever sua estratégia. Isso porque é a partir dessas metas de vendas que você pode desenvolver todo o potencial da equipe e gerir a imobiliária de forma mais eficiente.

Quer saber como estabelecer suas metas de vendas? Neste artigo, você vai entender como fazer com que o negócio cresça acompanhando seus objetivos e sabendo como defini-las de forma estratégica. Confira!

Importância das metas de vendas para o negócio

As metas de vendas são importantes para todos os tipos de negócios, independentemente do ramo de atuação. São elas que vão traçar os rumos da empresa em curto, médio e longo prazos, bem como o ritmo de trabalho da equipe.

Assim, uma imobiliária com seu time de vendas preparado e com um planejamento estratégico é um negócio com definições claras e realistas dos passos a ser seguidos. Ou seja, é uma empresa que conhece obstáculos, desafios e formas de lidar com cada um para chegar aonde quer.

Por isso, utilizar metas de vendas em seu negócio é benéfico não só para o gestor da empresa, mas também para os vendedores. Isso porque, uma vez bem estipuladas, elas motivam o funcionário, facilitam a gestão do tempo e ajudam a manter o foco.

Além disso, por meio das metas bem traçadas, o gestor tem acesso ao desempenho da equipe e ao rendimento total da imobiliária.

Então, quando algo está aquém das expectativas, é mais fácil fazer o diagnóstico e lidar com o problema.

Como as metas ajudam no crescimento da imobiliária?

A partir do momento em que as metas e os objetivos são estabelecidos, é possível aplicar ações mais eficientes para alcançar os resultados almejados. Nesse caso, o planejamento estratégico faz com que esse trabalho seja pensado e executado da melhor forma.

Assim, com as metas de vendas traçadas, cada colaborador sabe qual deverá ser a sua performance, suas ações e seus métodos para alcançar os resultados desejados. Caso algum imprevisto surja, é possível identificá-lo ainda no início para ter uma resolução mais rápida.

Dessa forma, independentemente da meta, quando o profissional está preparado, ele é um dos responsáveis por melhorar o desempenho da imobiliária no mercado.

Ou seja, quem investe na preparação dos funcionários e na estratégia de vendas está pensando no futuro da empresa e nas possibilidades de crescimento em um mercado tão competitivo.

Passo a passo para definir metas no setor imobiliário

Agora que você já sabe a importância de traçar suas metas de vendas, é hora de entender como ter a performance desejada e como definir seus objetivos, considerando as necessidades da empresa.

Para não errar, a Vista preparou um passo a passo específico para definir metas no setor imobiliário. Confira!

Aprenda o conceito de Smart goals

O conceito Smart goals auxilia a ter metas inteligentes. A teoria aponta que as metas, para funcionar de verdade, precisam ser específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais.

Entenda como funciona a análise e sua aplicação:

  • Specific (específica): a meta precisa ser específica, ou seja, detalhada. Apresente dados bem definidos para que todos saibam aonde devem chegar;
  • Measurable (mensurável): cada meta deve ser acompanhada de uma métrica para que ela possa ser medida a fim de que os dados gerem informações importantes;
  • Attainable (atingível): as metas precisam ser realistas para a imobiliária, isto é, as ações precisam ser coerentes com os resultados esperados e possíveis para a realidade da organização;
  • Relevant (relevante): a meta é relevante para o planejamento estratégico? Ela deve ser importante e gerar efeito para a imobiliária;
  • Time-based (temporal): os prazos estão bem definidos? O alinhamento na equipe é essencial para que todos estejam atentos às prioridades.

Faça avaliações interna e externa

O ambiente interno e do mercado são estudados para que as metas estejam de acordo com a realidade. Assim, é preciso analisar as condições atuais usando a ferramenta análise SWOT, por exemplo.

Nesse caso, a análise SWOT (ou FOFA) é uma ferramenta que analisa a influência dos ambientes interno e externo nas empresas. Ela considera as forças, as fraquezas, as oportunidades e as ameaças do seu negócio e dos concorrentes para desenvolver um plano de ação eficaz.

Portanto, faça análise desses pontos para definir sua estratégia e as metas de vendas a ser batidas. A partir disso, o gestor tem um embasamento mais concreto do que e como precisa ser feito.

Estude a concorrência

O benchmarking imobiliário é uma forma eficiente para analisar a concorrência e entender seus resultados. Assim, a gestão percebe em que pontos a empresa sai na frente e quais ela deixa a desejar.

Por meio de um estudo detalhado, sua imobiliária consegue criar diferenciais a partir das melhores práticas feitas no mercado. Ao final, o gestor traça metas de vendas compatíveis com o negócio e a realidade do setor de imóveis.

Crie indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho são importantes para acompanhar todos os processos da imobiliária. A partir deles, a gestão pode identificar gargalos nos procedimentos internos e até em ações externas.

Nesse caso, o objetivo é encontrar formas de melhorar as etapas e otimizar o trabalho dentro da imobiliária de forma a alcançar resultados escaláveis.

Assim, avalie continuamente os resultados por meio das metas estabelecidas e observe se o ticket médio, a taxa de follow up e outras métricas de vendas estão positivas para a imobiliária.

Tenha um alinhamento estratégico

Não basta estabelecer metas de vendas que não tenham um propósito alinhado com a empresa e as atividades desenvolvidas por ela.

Saiba qual é a visão de longo prazo da imobiliária e aonde ela pretende chegar, estabelecendo ações eficientes e que gerem resultados. Assim, mantenha metas coerentes para que elas possam, de fato, ajudar no sucesso da empresa.

Conte com ferramentas e suportes tecnológicos

A tecnologia é uma grande aliada das empresas e não é diferente com as imobiliárias. Ela pode trazer maior agilidade nos processos rotineiros, ajudar no acompanhamento de métricas com facilidade e fornecer dados em tempo real para o processo de tomada de decisão.

Logo, tenha ferramentas de qualidade e um sistema de gestão de imobiliárias que facilite a vida dos gestores e de toda a equipe na estruturação das metas de vendas.

Como o Vista CRM ajuda a sua imobiliária a aumentar vendas

O Vista CRM é uma ferramenta completa que contribui para o aumento das vendas, melhorando a performance e permitindo alcançar as metas estabelecidas. Com ele, é possível definir estratégias de sucesso, acompanhar resultados e automatizar rotinas com a melhor solução tecnológica para corretores.

Entenda algumas das funcionalidades do CRM Vista a seguir:

Automatização de processos rotineiros

O Vista CRM otimiza diversas tarefas da equipe, ou seja, processos rotineiros como o cadastro de imóveis e clientes são feitos de forma automática e sincronizados para que a consulta dessas informações seja prática e rápida.

Dessa maneira, a equipe de vendas consegue focar em questões mais estratégicas da empresa e melhora a sua gestão de tempo.

Integração com mais de 100 portais imobiliários e ferramentas

A integração com portais imobiliários e ferramentas é outro ponto fundamental para que a equipe não perca tempo realizando a atividade manual de alterar dados sobre imóveis em cada portal. O banco de dados é unificado e permite que as informações sejam compartilhadas em poucos cliques.

Tudo é feito de forma automatizada, deixando a imobiliária livre de erros e os clientes sempre com informações atualizadas sobre os imóveis.

Acompanhamento de taxas de conversão

Acompanhe as taxas de conversão de perto e saiba quando os clientes estão passando por cada fase do funil, verifique indicadores e veja os dados precisos para o momento de tomar decisões importantes.

Essa é a maneira mais fácil de encontrar gargalos nos processos e impulsionar os resultados do negócio.

Ranking de corretores de imóveis

A ferramenta ranking de corretores permite que os gestores tenham acesso à performance de cada colaborador.

Logo, é possível acompanhar alguns pontos primordiais e delimitar prazos para saber se o caminho para bater metas de vendas está no rumo certo ou se será necessário algum ajuste para melhorar os resultados.

Relatórios de inteligência

O aprimoramento das tomadas de decisões só é possível com o acesso a relatórios de inteligência. Assim, o gestor acompanha o comportamento do consumidor e as etapas do processo de vendas e analisa onde devem ser os focos de atenção.

Por isso, o Vista CRM aumenta a performance da imobiliária e é extremamente útil disponibilizando relatórios de monitoramento estratégicos.

Teste o Vista CRM por 7 dias grátis

Quer ter todos esses benefícios em sua imobiliária? Então, faça o teste gratuito do Vista CRM por 7 dias e estabeleça metas de vendas de sucesso em sua imobiliária.

Aproveite todos esses diferenciais, facilite a gestão de imóveis e tenha maior previsibilidade no seu negócio.

Tem dúvidas? Fale com nossos consultores pelo WhatsApp.

Gostou deste artigo? Então, confira outros títulos semelhantes:

Buscar um artigo
Receba conteúdos exclusivos

Cadastre-se para receber notícias em primeira mão

Atendimento Comercial

Buscar