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Conheça o método OKR e saiba como aplicá-lo na sua imobiliária

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Leia neste artigo

Google, Netflix, Spotify e outras dezenas de empresas bem-sucedidas aplicaram o método OKR (Objectives and Key Results ou Objetivos e Resultados-Chave) e obtiveram resultados surpreendentes.

E não pense que é algo muito complexo, como outras técnicas. O OKR consiste em uma metodologia simples e muito eficaz, com a qual é possível aumentar seus resultados após rápida implantação na sua imobiliária.

Quer saber como? Neste artigo, explicaremos o que é e como aplicar essa estratégia. Confira!

Por que é importante ter uma metodologia de gestão?

Uma imobiliária que quer crescer no mercado precisa de três elementos essenciais: planejamento, execução e gerenciamento.

Primeiramente, o planejamento serve para guiar todas as atividades da empresa em prol de um ou mais objetivos. Depois, a execução vai buscar cumprir os planos e torná-los realidade.

Contudo, essas duas tarefas são simples apenas no papel. O terceiro elemento é essencial: a gestão.

Essa última atividade vai certificar que o planejamento e a execução estejam alinhados e funcionando entre todos dentro da corporação. E essa tarefa não é nada fácil, ainda mais em empresas maiores.

Conforme um negócio cresce, torna-se mais complicado alinhar as metas com todos os funcionários — não é à toa que a Leadership IQ realizou uma pesquisa com 400 negócios e revelou que somente 15% sabia como a sua função contribui com os objetivos do empreendimento.

É necessária, então, uma metodologia de gerenciamento para tornar esse processo mais efetivo, tanto para o gestor quanto para a equipe.

Um método de gestão serve, sobretudo, para metrificar e quantificar os resultados a fim de saber se a empresa está, de fato, chegando ao objetivo estabelecido, além de manter a equipe focada em um objetivo em comum.

O que é o método OKR?

O método OKR é um sistema de definição de metas e objetivos desenvolvido pela Intel que ganhou popularidade com a sua aplicação no Google — a empresa começou a aplicar o método em 1999, com somente 40 funcionários, e hoje são mais de 123 mil utilizando a estratégia.

O método OKR se constitui da junção destes dois componentes:

Objectives (O)

O objetivo é esclarecer aonde a corporação quer chegar. Sendo assim, é uma métrica qualitativa e mais subjetiva, como vender mais imóveis ou aumentar o faturamento da empresa.

Esse objetivo precisa ser claro e simples de ser compreendido por toda a equipe da imobiliária.

Key Results (KR)

Os resultados-chave são metas que influenciam diretamente no alcance do objetivo.

Ao contrário dos objectives, este é um parâmetro qualitativo e mais específico, como contratar mais 10 corretores para integrar a equipe.

Para cada objetivo, são determinados, em média, 4 ou 5 resultados-chave específicos e mensuráveis para atingi-lo.

Alguns exemplos de OKR

Em resumo, podemos utilizar a fórmula de John Doerr, o investidor da Google que introduziu a metodologia na empresa, para sintetizar o método:

  • “Eu vou” (objetivo)
  • “por meio de” (conjunto de resultados-chave)

Objetivo 1: vender mais imóveis

KR1: Aumentar em 50% o tráfego no site

KR2: Contratar 5 novos corretores

KR3: Adquirir um software de gestão

KR4: Fazer 5 parcerias

Fórmula do Doerr: Eu vou vender mais imóveis medido pelo aumento de 50% do tráfego no site, contratação de 5 novos…

Objetivo 2: melhorar o atendimento

KR1: Contratar uma assistente virtual

KR2: Listar e responder as 15 principais objeções dos clientes

KR3: Criar um formulário de pesquisa de satisfação

Fórmula do Doerr: Eu vou melhorar o atendimento medido pela contratação de uma assistente virtual, listagem e resposta de…

Qual é a diferença desta para outras metodologias?

Basicamente, o método OKR se destaca perante os demais porque é simples e eficiente.

Muitas empresas têm dificuldade de aplicar as metodologias tradicionais pela rigidez e complexidade do sistema — o que é um problema, sobretudo, para alinhar o foco do negócio com os funcionários, que ficam perdidos em meio a tantos processos.

Então, quanto mais simples for o método, melhor.

Além disso, a falta de flexibilidade dos sistemas convencionais é um empecilho para empresas de crescimento rápido, visto que sua velocidade não acompanha a da empresa. Se houver paralisação para refazer a estratégia toda vez que o negócio escalar, isso vai gerar confusão em algum momento.

O OKR, em contrapartida, suportou o grande crescimento do Google desde 1999, além de ter sido implementado em outras empresas de sucesso, como Twitter e LinkedIn.

Como implementar o método OKR na sua imobiliária?

Negócios de diversos nichos e portes já implementaram a metodologia OKR e colheram resultados. Você também pode fazer isso com a sua imobiliária. Veja como em 5 passos:

  1. Defina os objetivos

Tudo começa pelos objetivos, pois é a partir deles que você monta a sua estratégia de resultados-chave posteriormente.

Para defini-los, olhe para o cenário da sua empresa hoje e se pergunte o que precisa melhorar.

Aumentar o número de clientes? Melhorar o atendimento? Estimular a produtividade da equipe?

Descubra os principais pontos de melhoria e determine um objetivo claro e sucinto.

  1. Determine os resultados-chave

Agora, chegou a hora de definir as metas para alcançar esses objetivos.

Como falamos, os resultados-chave são quantitativos, então são elaborados de forma que seja possível mensurar seu avanço.

O objetivo de vender mais imóveis, por exemplo, pode significar vender 10 ou 100 casas, enquanto a meta de aumentar em 50% o tráfego no site possui somente uma interpretação.

Nessa parte, é importante ressaltar que não é apenas você que define – os funcionários são responsáveis por listar 60% dos resultados-chave.

  1. Coloque um prazo

Estabelecer uma data para o cumprimento da meta estimula a equipe a aumentar a produtividade.

Quando temos um prazo, fica mais fácil organizar as atividades de todo mundo, além criar uma expectativa de desafio.

Então, estipule dia, mês e ano para o cumprimento de cada objetivo.

  1. Mostre à equipe

Para o OKR funcionar na sua imobiliária, todos os colaboradores precisam estar alinhados com os objetivos e as metas da empresa.

Então, explique, tire dúvidas, deixe em evidência em algum lugar e não abandone nenhum funcionário sem saber o que está acontecendo.

  1. Acompanhe os resultados

A grande função de uma metodologia de gestão é, justamente, certificar-se de que o planejamento está seguindo seu rumo.

Portanto, lembre-se de acompanhar o andamento das tarefas periodicamente.

Atenção: se o OKR não fizer parte de uma cultura organizacional, não irá gerar resultados

Se o método OKR não estiver infiltrado na cultura da sua imobiliária, pode ser que os colaboradores andem em direções opostas e o negócio não chegue a lugar algum.

Por isso, é essencial que cada tarefa ou ação da empresa esteja alinhada com o objetivo proposto.

Além disso, lembre-se de marcar reuniões e analisar as métricas para saber se tudo está dentro do esperado.

O OKR é um método que se provou no tempo e mostrou resultados em empresas de diversos os nichos, mas cabe a você e à sua imobiliária implementar a estrutura com eficiência e destreza.

Por fim, quando a metodologia estiver inserida na cultura do seu negócio, cada passo será natural. Apenas persista no início.

Conheça a Vista

A Vista Software é uma empresa de base tecnológica sediada em Florianópolis/SC que há mais de 20 anos vem trabalhando para oferecer as melhores soluções em aplicativos, CRM, sites e integração com portais e ferramentas a imobiliárias, incorporadoras e corretores.

A empresa cresceu licenciando softwares para as maiores imobiliárias do país e aplicando tecnologia e inteligência comercial para ajudá-las a crescer em alta velocidade.

Atualmente, a Vista está presente em mais de 20 estados do Brasil, tem em sua carteira pouco mais de 1.000 clientes nacionais e internacionais (na Argentina e em Angola, por exemplo) e conta com cerca de 20.000 usuários ativos mensais.

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