Passo a passo: como montar uma imobiliária de sucesso!

Como montar uma imobiliária de sucesso
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Com a redução na inflação, a diminuição na taxa de juros e o aumento do PIB (Produto Interno Bruto), já é possível constatar o reaquecimento do mercado imobiliário brasileiro. Para tornar-se uma imobiliária de sucesso, é importante acompanhar o crescimento do setor e aproveitar as oportunidades de negócio que se apresentam. Para isso, o ideal é contar com o auxílio de novas tecnologias que possam garantir uma gestão eficaz.  

A eficiência no uso de um sistema de gestão específico para imobiliárias tem sido constantemente comprovada por meio dos cases divulgados no blog do Vista. A partir do uso efetivo de soluções tecnológicas, imobiliárias dos mais variados portes puderam otimizar seus processos. Com isso, é possível melhorar o desempenho da equipe, fechar mais negócios e fidelizar seus clientes de forma muito mais simples, dinâmica e automatizada.

Veja como a Gralha Imóveis otimizou seus processos com o Vista CRM

Ao incorporar um sistema de gestão próprio para imobiliárias na rotina da empresa, passa a ser possível centralizar as informações gerenciais em um só lugar e acessá-las rapidamente em poucos cliques. O que proporciona maior agilidade no atendimento das imobiliárias, facilita a gestão do portfólio, a avaliação da performance dos corretores e o cálculo do investimento com anúncios e mídias.

Independente do porte da imobiliária, a chave para alcançar o sucesso é planejar estratégias para otimizar os processos, utilizar ferramentas e práticas que aumentem a produtividade da equipe e mensurar os resultados para gerar novos insights. Para orientar os gestores em como montar uma imobiliária de sucesso, o post de hoje reúne um passo a passo para que o seu negócio se torne mais estratégico e consiga aproveitar as oportunidades do mercado.

Ficou interessado e quer saber como assegurar uma gestão imobiliária eficaz? Aproveite para conferir o e-book gratuito: Guia de imobiliárias de sucesso: 5 motivos para mudar de sistema de gestão.

Como a tecnologia pode ser aliada de uma imobiliária de sucesso

Investir em um CRM imobiliário é essencial para que as imobiliárias consigam acompanhar as constantes mudanças do mercado, impulsionadas pela transformação digital. Diante dos novos hábitos de compra dos consumidores, é preciso estar disponível para prestar um atendimento de qualidade em qualquer etapa da jornada do consumidor – acompanhando de perto prospects e clientes desde o momento do atendimento inicial até o fechamento do negócio. Ao direcionar as estratégias da imobiliária com foco total nos clientes, mais facilmente conseguirá converter este contato em venda quando ele estiver disposto a fechar negócio.

Como a negociação de imóveis é considerada uma venda mais complexa cercada de expectativas e dores, o desafio é ainda maior para converter prospects em clientes. Afinal, não basta apenas intermediar as negociações relativas à compra, venda e aluguel de imóveis. Para se destacar no mercado é necessário se aproximar do seu público, oferecendo soluções adequadas para seus desejos e necessidades.

Nesse contexto, um bom sistema de gestão específico para imobiliárias pode ser aliado de uma imobiliária de sucesso. Assim, gestores podem integrar informações de diferentes áreas em um único sistema, tornando os processos internos mais ágeis e facilitando a tomada de decisões.

Para montar uma imobiliária de sucesso, além da tecnologia é preciso investir em outras ações que podem garantir o diferencial da empresa no mercado. Confira abaixo os passos para quem quer abrir o próprio negócio e ser bem sucedido.

Como montar uma imobiliária de sucesso em 5 passos

A seguir, vamos te apresentar 5 passos práticos para você começar a montar a sua imobiliária ainda hoje:

Monte um plano de negócio

O primeiro passo para quem deseja aprender como montar uma imobiliária de sucesso é fazer um plano de negócio eficaz. Nesse documento constam os objetivos e metas iniciais da empresa, analisando criteriosamente o segmento, a viabilidade e a forma pela qual o empreendimento vai atuar para que os resultados sejam alcançados.

É indispensável fazer uma análise minuciosa do mercado, verificando os pontos fracos e fortes da imobiliária, além de mapear soluções para dificuldades que possam surgir. Outro ponto importante é definir o público-alvo para direcionar as estratégias para atingir esse cliente ideal. As fontes de consulta podem ser livros, portais de notícias do mercado imobiliário, economistas e especialistas da área.

Para conseguir montar uma imobiliária de sucesso é essencial oferecer um diferencial competitivo, atendendo às especificidades de cada perfil de cliente. O ideal é buscar uma equipe multidisciplinar que esteja familiarizada com técnicas atuais de vendas, bem como experiência na área de gestão e relacionamento com o cliente.

Escolha a melhor localização

O próximo passo é escolher o local ideal para montar uma imobiliária de sucesso. Pense no tipo de imóvel que você pretende negociar, os bairros do seu portfólio que terão mais casas e apartamentos. Assim como, no perfil do público que você deseja engajar. Se o foco é apartamento para estudantes, prefira locais próximos das universidades. Já se o objetivo é alugar ou vender para empresários, o centro é uma ótima pedida. Enfim, foque em regiões com fácil acesso para pessoas e veículos, com locais para estacionamento, pontos de ônibus, estações de metrô ou vias expressas. Oferecer uma área exclusiva de estacionamento também é positivo.

Escolher a melhor localização é importante, mas não esqueça de criar uma presença forte da imobiliária na internet também. Afinal, antes de ir presencialmente à loja física, o consumidor atual realiza inúmeras pesquisas prévias nos principais mecanismos de buscas e redes sociais para saber mais informações sobre os serviços ofertados, avaliações de outros consumidores e meios de acesso.

Contrate a equipe certa

Outro passo extremamente importante é montar uma equipe alinhada e engajada em montar uma imobiliária de sucesso. Muita gente pensa que uma imobiliária só é feita de corretores, mas isso é um grande engano. Apesar deles serem a linha de frente do negócio e demandarem grande qualidade em sua atuação (além do registro no CRECI), existem outros colaboradores que também são muito importantes. Muitas vezes é a secretária que fará o primeiro contato com os clientes. Investir em alguém qualificado e experiente para esse cargo é fundamental. Até mesmo a gestão imobiliária pode se aprimorar, investindo em cursos e treinamentos específicos para profissionalização do negócio.

Aumente o seu networking

Uma vez escolhido o local e contratada a equipe, é hora de investir em networking. Você jamais vai saber como montar uma imobiliária de sucesso se não tiver os contatos certos. Para isso, converse com pessoas estratégicas do ramo e também troque experiências com os corretores que fazem parte do seu time.

Ligue para imobiliárias de áreas onde você não tem tanto interesse em atuar e ofereça parcerias por meio de indicações trocadas. As redes sociais também podem ajudar bastante para posicionar a imobiliária como referência no seu mercado de atuação, especialmente com um perfil profissional dos gestores e colaboradores no LinkedIn. Mas apenas criar um perfil não basta, é importante criar conteúdos que sejam relevantes para seu público-alvo e parceiros de negócios.

Invista em marketing digital

Uma boa estratégia de marketing digital é fundamental para ter uma imobiliária de sucesso. Você pode ganhar credibilidade e autoridade em seu ramo, especialmente se investir nos locais adequados. Um bom site imobiliário é indispensável. Invista em um design que converse com a identidade visual da empresa e destaque seus canais de contato em todas as páginas. Além disso, adote o marketing de conteúdo por meio de publicação de artigos relevantes e que atraiam a atenção do seu público-alvo é o pontapé inicial para atrair os millenials.

Ficou com alguma dúvida sobre como montar uma imobiliária de sucesso? Continue acompanhando o Vista nas redes sociais e confira outros conteúdos exclusivos sobre o tema.

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