O perfil do consumidor no mercado imobiliário mudou nos últimos anos. Por conta da facilidade no acesso às informações causada pelos avanços tecnológicos, os consumidores estão cada vez mais engajados em seus conteúdos de interesse, o que os deixou ainda mais exigentes.
Com isso, as empresas devem conhecer ainda mais o seu público e se preparar para oferecer as soluções adequadas às suas necessidades.
Neste artigo, veja quais são as principais características do novo perfil do comprador de imóveis e confira algumas dicas para descobrir como conquistar esse público. Boa leitura!
O novo perfil do consumidor no mercado imobiliário
Atualmente, o consumidor que chega até a imobiliária pode já ter realizado uma pesquisa aprofundada na internet sobre os imóveis disponíveis para a venda. Assim, a função do corretor precisa ser assertiva a fim de garantir que o cliente encontre as opções mais adequadas aos seus interesses.
Para atender esse novo perfil, é recomendado que as empresas sejam transparentes em seus processos – isso é importante para transmitir segurança e credibilidade ao comprador.
Do mesmo modo, as imobiliárias devem estar disponíveis para os clientes em vários canais de comunicação, como as redes sociais e o WhatsApp, a fim de oferecer respostas rápidas e promover diferenciais no atendimento. Pode parecer muito, mas tudo isso é para que o cliente passe a indicar o seu serviço e sinta-se satisfeito com a empresa.
Outro ponto é que os clientes também se preocupam com os valores que as marcas defendem. Portanto, é importante que a sua empresa defina princípios éticos e coloque esse guia em prática.
Os consumidores ainda esperam que as empresas ofereçam experiências e personalização dos serviços. Assim, vale a pena investir na modernização de processos e em recursos tecnológicos.
Como identificar o perfil do comprador de imóveis?
Para você saber como identificar os diferentes perfis de consumidores, selecionamos os principais tipos que estão presentes no mercado imobiliário.
Assim, será possível reconhecer melhor as suas expectativas e necessidades, melhorar o atendimento e fechar mais negócios. Confira!
Casais sem filhos
Um dos principais perfis de cliente que a sua imobiliária pode atender é o de casais sem filhos. Muitas vezes, eles são jovens e podem ter animais de estimação. Nesse caso, esse tipo de consumidor está em busca de espaços mais compactos.
É importante oferecer opções de apartamentos menores e com vários itens de lazer. Para quem cuida de pets, um espaço dedicado aos bichinhos pode agradar. Além do mais, os imóveis para esse público podem incluir apenas uma vaga na garagem.
Terceira idade
As pessoas da meia-idade (entre 45 e 59 anos) e os idosos (de 60 a 74 anos) também estão dispostos a investir no mercado imobiliário. Esse público prefere apartamentos mais compactos e com espaços de lazer.
Com isso, eles podem diminuir os gastos com limpeza e aproveitar espaços como o da academia para cuidar da saúde e bem-estar.
Famílias menores
Nesse tipo de composição familiar, é comum que os pais priorizem oferecer mais qualidade de vida aos filhos.
Além de imóveis com um menor número de dormitórios, é importante que os espaços disponham de boa localização e infraestrutura. A segurança e a rede de transporte da região também podem influenciar a decisão de compra.
Investidor jovem
Outro perfil do consumidor no mercado imobiliário bastante comum é o investidor jovem. Esse perfil é de pessoas que, geralmente, vivem na casa dos pais por mais tempo e planejam a mudança para o próprio espaço.
Nesse sentido, é provável que esse público tenha interesse em terrenos de condomínios fechados ou imóveis fracionados. Os apartamentos compactos também são opções que podem conquistar esse perfil.
Perfil do comprador de imóveis em 2022: 5 dicas para captar esses consumidores
Agora que você já conhece os mais variados perfis dos consumidores no mercado imobiliário, veja como fazer a captação de cada um deles de forma assertiva.
Você pode colocar em prática algumas dicas para se aproximar desse público e atrair mais compradores para a sua empresa. Confira:
- Escute o seu cliente
Como já citamos, o novo perfil do consumidor no mercado imobiliário é mais exigente. Por isso, é fundamental ter disposição para ouvir as suas preferências, a fim de tirar dúvidas e sugerir as alternativas mais adequadas. É interessante conhecer o seu estilo de vida e os seus hábitos para entender qual local pode ser apropriado.
- Desenvolva a sua presença digital
Além de estar disponível para reuniões presenciais, o profissional do mercado imobiliário deve estar presente nos canais online.
Tenha cuidado com a sua postura nos ambientes digitais. Afinal, é para transmitir uma imagem profissional. Além disso, observe a linguagem utilizada para se aproximar do público, mas sem deixar de lado a formalidade.
- Invista no pós-venda
Uma maneira de fidelizar os seus clientes e conquistar mais indicações é investir em ações de pós-venda.
Esse novo consumidor está atento a empresas que buscam receber feedbacks para melhorar os seus serviços. Por isso, esteja disponível após a negociação e a mudança para o imóvel. Também ofereça formas de avaliação do seu atendimento.
- Promova diferenciais
De outro modo, é importante promover diferenciais para o consumidor, principalmente por ele estar atualizado com as novas tendências de mercado. Com isso, invista em soluções tecnológicas, tour virtual e fotos 360º para atrair esse público.
- Conte com um CRM
Um software de customer relationship management (CRM) é um aliado fundamental para garantir novos clientes para a sua imobiliária. Essa ferramenta é capaz de agilizar processos e promover melhorias na gestão da sua empresa.
Com esse recurso, você consegue registrar os dados dos clientes e imóveis, além de realizar integração com o site da sua imobiliária e com portais do ramo. O CRM imobiliário ainda permite a integração com portais e o WhatsApp.
A ferramenta possibilita o acesso ao funil de vendas da sua imobiliária para entender em qual etapa da venda o cliente está. Com isso, as empresas do setor imobiliário podem aplicar estratégias assertivas para cada perfil de consumidor e aumentar a conversão em vendas.
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