Aprenda a fazer reajuste de aluguel de forma automática na imobiliária

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Leia neste artigo

O índice do reajuste de aluguel e seu cálculo é um dos pontos importantes que a imobiliária deve se atentar. Como o processo ocorre anualmente, empresas que têm uma carteira de locação cheia precisam tomar cuidado para não gerar erros ou mesmo contribuir com a inadimplência.

Ou seja, existe uma série de processos que consideram cálculos, composições, correções e informações burocráticas.

Se a sua equipe ainda faz esse controle de forma manual, é hora de modernizar os processos e reduzir o trabalho com cálculos, envio de boletos e questões que tomam tempo desnecessário da imobiliária.

Neste artigo, você vai entender como fazer o reajuste de aluguel de forma automática e como as ferramentas tecnológicas ajudam a gestão imobiliária para locações. Confira!

Como é feito o cálculo de reajuste de aluguel?

O cálculo do reajuste de aluguel é feito com base no preço inicial da locação que foi negociado com a imobiliária. Ele acontece anualmente, considerando dois índices: IPCA ou IGP-M.

Ou seja, a equipe imobiliária precisa estar por dentro desses índices e suas alterações para fazer o cálculo de forma correta.

Dessa forma, é necessário controlar quando o contrato foi fechado e, dali um ano, usar cálculos para chegar ao valor reajustado que será cobrado nos próximos meses.

Veja, a seguir, como o cálculo de reajuste de aluguel é feito com base no IPCA ou IGP-M.

Composição do IGP-M

O IGP-M é formado por três índices econômicos:

  • IPA (60%): Índice de Preços ao Produtor Amplo
  • IPC (30%): Índice de Preços ao Consumidor
  • INCC (10%): Índice Nacional de Custos da Construção

Ele é usado na maioria dos contratos imobiliários para calcular o reajuste do aluguel. Dessa forma, é popularmente conhecido como a “inflação do aluguel”.

O cálculo para fazer o acréscimo considera o índice do mês transformado em numeral decimal e multiplicado pelo valor do aluguel. Se ele corresponde a 7,55%, deve ser transformado em 0,0755.

Dessa forma, o reajuste seria:

Valor do aluguel x 0,0755 = valor do reajuste

Composição do IPCA

Já o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é usado como índice de reajuste de aluguel e em outros setores. Assim, cada grupo tem um peso diferente na composição desse índice.

O cálculo é feito da mesma forma que mostramos acima, contudo o índice varia de acordo com a inflação e o local.

Assim, se o IPCA sobe, os produtos e serviços terão algum reajuste de preço para cima. Com esse índice, os preços sobem menos em relação ao último reajuste anterior, mas não caem.

Qual é o reajuste de aluguel permitido por lei?

O reajuste de aluguel permitido pela Lei do Inquilinato (Lei nº 8.245/1991) é feito uma vez por ano e se aplica tanto aos imóveis residenciais quanto comerciais.

Logo, o contrato pode ser ajustado considerando um dos dois índices citados acima, visto que ambos são legais.

No entanto, também é possível que o proprietário peça um reajuste de aluguel acima do índice. Assim, é necessário o fim do contrato para estabelecer o novo valor.

Cabe à imobiliária orientar o proprietário do imóvel com relação a isso, mostrando as perspectivas do mercado, as tendências do setor e as possibilidades de melhorias que justifiquem o aumento do valor da locação.

Correção de aluguel: como fazer do jeito fácil?

Achou que calcular o reajuste de aluguel é complicado? Esse é um problema enfrentado por muitas imobiliárias que gerenciam carteira de locação.

Para ajudar você, temos um jeito fácil e sem erros de fazer a correção do aluguel.

Por meio de um software completo, fica muito mais fácil calcular e administrar esse momento de renovação de contratos. Além disso, a tecnologia ajuda no controle da correção do aluguel para gerenciar contratos de locação com eficiência.

Confira, a seguir, como fazer o cálculo de reajuste de aluguel de forma automatizada.

1. Tenha um sistema de administração de locação

Contrate um sistema de administração com recursos automatizados para gerir a imobiliária com inteligência. O uso da tecnologia veio para facilitar a organização e evitar falhas, e sua empresa pode se beneficiar com essa praticidade.

Dessa forma, administrar a carteira de locação com recursos automatizados é aprender a potencializar o trabalho da equipe e os resultados da empresa para uma gestão eficiente.

2. Mantenha os dados sempre atualizados

Após contratar a melhor plataforma de gestão de locação, trate apenas de manter todos os dados atualizados.

Colete informações sobre clientes, imóveis e contratos e esqueça o controle por fichas ou planilhas que não atualizam de maneira sincronizada. Dessa forma, a equipe ganha maior autonomia e rapidez, eliminando trabalhos repetitivos e administrando os aluguéis em um ambiente digital.

3. Deixe que o sistema faça tudo por você

Não se preocupe com cálculos, reajustes de aluguel, conferências de pagamentos nem com envio de boletos a inquilinos. Tudo isso pode ser feito de forma automática com um software de gestão de locação.

Além disso, existe a integração dos módulos administrativo, financeiro e comercial em um só lugar.

Ou seja, a equipe da imobiliária otimiza o tempo de trabalho com questões que realmente interessam, como captação de imóveis e de clientes e atendimento personalizado sem precisar conferir inadimplências e efetuar cobranças.

Por que investir em um software de gestão de locação para imobiliárias?

Um sistema de administração de imóveis e locação ajuda no gerenciamento de aluguéis para que a imobiliária não cometa erros e cresça em alta velocidade usando automatização.

Dessa forma, não há abertura para erros e tudo é feito de forma automática, sem necessidade de conferências, cálculos e preocupações extras.

Por isso, as melhores imobiliárias do Brasil contam com o Vista Office, um software de gestão de locação especializado em oferecer inteligência comercial às empresas em pleno crescimento.

Conheça o Vista Office

Os benefícios da plataforma Vista Office estão diretamente ligados a oferecer um sistema de locação de imóveis completo, com implementação rápida e aumento da performance da imobiliária. Com ele, sua imobiliária automatiza processos e tem uma gestão muito mais eficiente.

Confira algumas funcionalidades do Vista Office.

Reajuste de aluguel de forma automática

A correção de aluguel é feita de forma automática, ou seja, o próprio sistema informa o fim da vigência e a data do próximo reajuste em contrato. Assim, a equipe não perde mais tempo com essas questões de forma manual e a imobiliária torna os procedimentos automáticos.

Tenha clareza e ganhe fôlego para focar em demandas estratégicas, enquanto o sistema faz as atividades recorrentes.

Gerencie seus recebíveis

Gerencie as finanças controlando os recebíveis, emitindo boletos e fazendo demais operações como transferências e repasses, tudo de forma automática.

Além disso, as conciliações bancárias de diversas instituições financeiras podem ser feitas todas dentro da plataforma. Com isso, a imobiliária facilita a rotina e reduz tempo com operações em agências ou sistemas bancários.

Faça a gestão dos contratos

O Vista Office é uma plataforma especializada em gerenciar contratos de locação de forma adequada, aumentando a eficácia desse controle. Dessa forma, é possível administrar o índice de reajuste de aluguel de maneira descomplicada para evitar conferências manuais de contratos.

Assim, o controle da documentação da imobiliária gera autonomia para a imobiliária e para os clientes, com redução de inadimplência e possibilidade de negociação.

Automatize as notas fiscais

A emissão de nota fiscal também é automática, garantindo a automação imobiliária e o gerenciamento mais prático.

O sistema de administração de locação Vista Office conta com o ambiente digital e a automatização para que o locador tenha acesso ao extrato de conta-corrente, obtendo também informações referentes à declaração do Imposto de Renda.

Tenha um painel de acompanhamento completo

O módulo de aluguel do Vista Office organiza contratos em andamento, vencidos e rescindidos, trazendo maior segurança ao gestor para gerenciar contratos e simplificar o controle de contas.

Os painéis são intuitivos, proporcionam a otimização do tempo e disponibilizam gráficos importantes para ajudar na tomada de decisão.

Ou seja, ajudam nas tarefas diárias e são um software imobiliário estratégico.

Solicite um teste grátis por 7 dias

Conte com a plataforma Vista Office para potencializar os negócios da imobiliária e não precisar fazer o cálculo de reajuste de aluguel de forma manual.

Experimente o sistema de gestão de locação de imóveis mais completo do mercado por 7 dias grátis.

Clique aqui e solicite o teste

Se preferir, fale diretamente com nossos consultores para solicitar um orçamento ou tirar dúvidas sobre nossos serviços.

Gostou deste artigo? Confira outros conteúdos em nosso blog:

Buscar um artigo
Receba conteúdos exclusivos

Cadastre-se para receber notícias em primeira mão

Atendimento Comercial

Buscar