Como as imobiliárias ganham tempo com a renovação automatizada de contrato de aluguel

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Leia neste artigo

Clareza e praticidade são fatores que ditam o sucesso de uma negociação contratual. Para aqueles que precisam lidar com contratos de aluguel, essas questões são mais importantes ainda.

A renovação de contrato de aluguel é um acontecimento recorrente, que pode demandar tempo e atenção das imobiliárias. A automatização desta renovação tem sido uma forma de agilizar os trabalhos e oferecer serviços mais rápidos.

A prática da renovação automatizada de contrato de aluguel busca evitar erros, além de economizar o tempo que seria levado para refazer individualmente cada contrato. Com isso, sobra tempo para investir em outras áreas da empresa.

Neste artigo, você verá sobre essa prática que facilita a vida de corretores e imobiliárias. Vamos falar ainda como funciona a renovação de contrato de aluguel e apresentar a Vista como melhor opção para inserir essa prática na sua imobiliária.

Acompanhe nosso artigo!

Renovação de contrato de aluguel: quais são os direitos e deveres de locador e locatário?

Quem precisa lidar com aluguel deve estar sempre atento à Lei nº 8.245/91, conhecida como Lei do Inquilinato. Essa lei rege todo contrato de aluguel no país, mesmo os informais, e deve ser seguida em toda renovação de contrato de aluguel. Caso seja necessário, as cláusulas podem ser revistas.

Uma das principais preocupações que ambas as partes devem ter é com os ajustes do Índice Geral de Preços do Mercado, o IGP-M, um dos principais indicadores de reajustes do mercado, que ajuda a calcular o valor dos aluguéis.

Outras normas da Lei do Inquilinato devem ser seguidas nas renovações e isso deve ser feito individualmente, para cada cliente, o que pode demandar muito tempo.

Quer saber mais sobre leis? Confira o vídeo a seguir:

Por que a renovação de contrato de aluguel sem automação significa prejuízo?

Vivemos em uma era dinâmica, em que cada minuto é valioso. E isso se aplica ainda mais a quem trabalha com venda, como acontece nas imobiliárias, onde o dia a dia exige contratos, documentos e mais papéis. Um dos processos que mais exige tempo é a renovação de contrato de aluguel.

Todo contrato de aluguel tem prazos e, automaticamente, novos contratos podem ser feitos. Com processos manuais, esses contratos precisam ser novamente revisados, mesmo que o inquilino mantenha o interesse no imóvel e a imobiliária deseje manter o contrato.

Não ter processos automáticos de renovação de contrato de aluguel faz com que a imobiliária perca um tempo valioso, que poderia ser investido em visitas, reconhecimento de espaços, atendimentos, aumento de carteira de imóveis, entre outras atividades que favorecem o negócio.

Como funciona a renovação de contrato de aluguel por automação?

Um dos terrores para quem mora de aluguel é pensar em mudanças. Subir e descer móveis, levar tudo de um lado para outro, conhecer novos bairros, pessoas e, para famílias com filhos, encontrar novas escolas.

Por isso, ao encontrar o lugar ideal, o inquilino pode contar com a facilidade oferecida por imobiliárias que é a renovação de contrato de aluguel por automação. A renovação do contrato de locação automática é simples e basta que o inquilino opte por essa opção na assinatura do primeiro contrato.

Funciona assim: se ao fim do prazo definido no contrato do aluguel e por mais 30 dias o inquilino não procurar a imobiliária, o contrato é automaticamente renovado dentro das mesmas cláusulas.

Vale ressaltar que, no contrato inicial, que segue a Lei do Inquilinato, podem estar contidas cláusulas que seguem os reajustes anuais do IGP-M. Por isso, anualmente, o valor do aluguel pode ser revisto e reajustado.

Apesar da renovação automática, ainda são mantidas as razões para cancelamento do contrato, como:

  • Demolição ou reformas sem autorização
  • Reformas urgentes determinadas pelo poder público
  • Comprovação de uso indevido

Vantagens da renovação automatizada de contrato de aluguel 

A renovação de contrato de aluguel não precisa ser um trabalho demorado e burocrático. Vamos ver algumas das principais vantagens de ter a renovação automatizada de contrato de aluguel.

Evite erros

Na revisão do contrato, o profissional pode acabar esquecendo-se de incluir cláusulas que já estavam no contrato original. Isso pode ser evitado com a renovação automatizada, uma vez que os acordos podem permanecer os mesmos.

Ganhe mais tempo

Ter o processo de renovação de contrato de aluguel de forma automática faz com que a imobiliária tenha mais tempo para investir em outras áreas da empresa, como visitação, captação de imóveis, atendimentos e outras atividades, sem se preocupar com inúmeros contratos que vencem em prazos diferentes.

Corrija os valores automaticamente

Caso o cliente e a imobiliária sigam os valores do mercado, eles precisam passar pelos ajustes anuais do IGP-M. Com a renovação automática, os valores já são corrigidos no contrato, sem precisar de longos cálculos.

Acesso rápido

Com documentos digitalizados, as buscas ficam muito mais rápidas e fáceis. Caso o locador ou mesmo o locatário queiram ver o contrato, basta acessar de forma online, sem necessidade de papeladas engavetadas.

Vista Office: saiba como ajudamos a sua imobiliária

O Vista Office é uma plataforma da Vista feita para facilitar o dia a dia das imobiliárias, visto que suas ferramentas e tecnologias acompanham as demandas do rápido crescimento do mercado imobiliário.

Com o Vista Office é muito mais fácil administrar a carteira de locação de imóveis. Seus recursos automatizados ajudam ainda em cálculos de rescisão, reembolso e controle de comissão dos profissionais, entre outros.

O Vista Office ainda ajuda a gerenciar as finanças da imobiliária, cuidando das contas, emitindo boletos e controlando os recebíveis, além de fazer transferências e repasses automáticos entre contas.

Uma das ferramentas do Vista Office que mais auxiliam as imobiliárias é a renovação automatizada de contrato de aluguel. Com ela os profissionais ficam mais tranquilos e com tempo de sobra para investir em outras áreas.

Como funciona a renovação automatizada de contrato de aluguel do Vista Office?

O Vista Office ajuda a controlar e renovar os contratos de aluguel por meio de ferramentas inteligentes que identificam documentos em andamento e que estão próximos do vencimento. Além disso, os filtros identificam várias outras formas de status dos documentos.

Os filtros do Vista Office tornam a rotina dos profissionais muito mais produtiva, uma vez que o controle online facilita o acesso aos contratos, permitindo ainda que eles sejam renovados de forma automática.

Conheça outros benefícios do Vista Office

Além do controle de renovação de contrato de aluguel automatizado, o Vista Office oferece diversos outros benefícios aos seus usuários. Um exemplo é a área de cálculos, onde todas as contas da empresa são feitas com rapidez e segurança.

Administração dos imóveis, controle dos tempos de aluguéis e várias outras informações podem ser buscadas pelo Vista Office, facilitando a disponibilização da carteira de ofertas para os clientes.

Conte conosco

Você pode entrar em contato com a Vista e adquirir o seu plano de qualquer lugar do país. Basta acessar o Fale Conosco, preencher o formulário e manter contato com os representantes da Vista.

Além disso, o atendimento online via WhatsApp é uma alternativa para quem não quer perder tempo e contratar as vantagens da Vista. Atendimentos telefônicos também estão disponíveis.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco em nosso site

Se você gostou deste artigo, confira outros títulos em nosso blog

Buscar um artigo
Receba conteúdos exclusivos

Cadastre-se para receber notícias em primeira mão

Atendimento Comercial

Buscar