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Como o SEO local e o marketing digital têm ajudado as imobiliárias a alcançar novos clientes

Hoje é difícil achar alguém que não tenha acesso à internet, mesmo que mínimo. É indiscutível o crescimento dessa rede. E esse progresso fez com o que o mundo dos negócios migrasse para a área digital. 

O setor imobiliário tem aumentado sua atuação no campo digital e buscado formas de alcançar novos públicos. E é assim que o SEO para imobiliárias entra em ação. 

Mas o que é SEO? A sigla vem do inglês Search Engine Optimization, que em português quer dizer otimização para os motores de busca. 

SEO, portanto, é um conjunto de regras aplicadas às páginas da web, buscando aumentar o público a partir de colocação nas páginas do Google e convertê-los em compradores.

Assim, o SEO local é a mesma prática, mas separado em regiões. Dessa forma, a busca por resultados específicos em determinadas localizações fica mais fácil. Vamos explicar mais sobre a importância dessas ações ao longo deste artigo. 

Continue com a gente e boa leitura!

O que é marketing digital e por que é importante para as vendas imobiliárias?

Na internet, o mundo dos negócios encontrou novas formas de buscar clientes. Algumas técnicas de vendas e ferramentas foram reunidas e apresentaram muitos resultados positivos, dando início ao marketing digital. Mas o que é isso na prática?

Vamos separar os termos e entender cada um. A publicidade, utilizando de estratégias de marketing, sempre foi importante para os negócios, pois os tornava conhecidos e aumentava a procura por eles. Tradicionalmente, a publicidade acontecia pelas mídias off-line: TV, revistas, outdoors, rádio, entre outros.

Com o avanço da tecnologia, hoje essa publicidade é feita pela internet, utilizando sua praticidade e alcance para aumentar a visibilidade e o conhecimento das pessoas em relação a uma marca. A internet é muito mais eficiente pelo maior número de canais pelos quais pode ser acessada, como celulares, tablets, notebooks, computadores etc. 

A publicidade e o marketing, principalmente digital, andam lado a lado. O marketing digital nasceu a partir do problema de que hoje as pessoas se importam muito com a marca que elas estão comprando. O maior diferencial hoje não é só o produto ter qualidade e sim a marca ter os mesmos valores que o comprador. 

O marketing digital ajuda a empresa/marca a produzir conteúdo relevante, não focado somente nos produtos e serviços prestados, mas também sobre o meio em que está inserida, para mostrar aos seus clientes e potenciais clientes que é autoridade no seu segmento, e isso traz um enorme diferencial!

O marketing digital e o mercado imobiliário

Ouvimos muito sobre o marketing digital, seu papel e sua importância para os setores. Mas para o setor de imobiliárias, esse processo é realmente importante? A resposta é sim!

Além disso, outras práticas vêm ajudando imobiliárias a alcançar boas colocações nas páginas de busca, como SEO e Inbound. Somadas, essas ações de buscas por clientes fazem com que o setor imobiliário tenha grande potencial de conversão para vendas.

Inbound e SEO em imobiliárias: como funciona

Apesar de atuarem com o marketing digital, Inbound e SEO funcionam para atrair clientes, e não só para mostrar o produto. O inbound marketing, ou marketing de atração, é uma forma de atrair clientes em potencial via conteúdos relevantes para o setor imobiliário.

Essa prática visa dialogar diretamente com o público-alvo conquistado por relacionamento para, assim, converter em vendas. Já SEO para imobiliárias são estratégias e ações que buscam deixar as páginas das empresas na web no topo dos motores de busca, como o Google.

Imagine, ao realizar uma busca na internet, você digita um termo e aparecem várias páginas que podem interessar. As chances de clicar nas primeiras páginas são maiores, não é? É assim que pensa a maioria dos internautas.

Todas as ações são feitas de forma orgânica, sem auxílio de mídia paga/anúncios, com uso de palavras-chave, imagens com boa resolução, textos com tamanhos e conteúdos certos e originais, entre outras métricas usadas pelos motores de busca para classificar as páginas.

Por que apostar no SEO local será o diferencial da sua estratégia digital?

Agora que você conhece os benefícios de investir em SEO para imobiliárias, saiba também a importância das ações voltadas para regiões. O SEO local tem a mesma premissa do SEO, entretanto busca atingir clientes em regiões específicas.

Por exemplo, se o cliente deseja um imóvel em Copacabana, ele busca por termos como: apartamentos em Copacabana. É quando o SEO local entra em ação.

A construção das páginas on-line das imobiliárias é feita para atrair esse cliente, além de reforçar o aparecimento do negócio no Google My Business. Essa área do Google permite que os clientes vejam dados como nome do negócio, endereço e telefone.

O marketing digital imobiliário e o SEO local visam encontrar os clientes certos para cada tipo de negócio, aumentando as chances de finalizar vendas. Por isso é tão importante aparecer nas primeiras posições quando o cliente faz uma busca.

Dicas práticas para ter o seu conteúdo nas primeiras posições

Estar entre as primeiras posições nos motores de buscas pode ser essencial para alavancar as vendas imobiliárias. Unidos, SEO local, inbound e marketing digital podem aumentar o faturamento sem aumentar as despesas.

Vamos ver algumas dicas importantes para o marketing digital imobiliário e as práticas mais importantes do SEO que ajudam as páginas a se destacar na hora das buscas.

Site mais rápido

Um dos critérios que os motores de busca utilizam para pôr a sua página em uma boa posição é a leveza do site. Ter um site responsivo ajuda no ranqueamento e faz o cliente ter mais prazer em navegar.

Ter a versão mobile do site, ou seja, para celulares, ajuda muito a alcançar boas posições. Além disso, o site deve ser capaz de funcionar em computadores, tablets e outros meios.

Imagens otimizadas no site

Ter imagens de boa qualidade, que tenham relação com o assunto e que não sejam muito pesadas, é outro critério para alavancar o SEO local. Outra vantagem de manter imagens mais leves e com boa qualidade é que o seu site imobiliário vai ser carregado em qualquer aparelho.

Mapeamento de palavras-chave importantes para o negócio

O uso de palavras-chave é um dos principais critérios do SEO para ranqueamento nas buscas. Saber o que os clientes em potencial buscam e a forma e a intensidade com que fazem isso impacta diretamente na construção da página de uma imobiliária.

Repetição de palavras-chave ao longo do artigo

Com os dados do mapeamento das palavras-chave, vem a intensidade desses termos em lugares estratégicos da página. Quando as primeiras estratégias de ranqueamento surgiram, as páginas se enchiam de palavras-chave e, assim, conseguiam boas colocações.

Entretanto, essa prática foi sendo penalizada e as páginas foram perdendo lugar e acessos de clientes. Por isso, saber exatamente a quantidade e os locais estratégicos onde essas palavras devem aparecer é muito importante.

Pensar conteúdos para o blog de forma estratégica

Manter um blog é uma das peças fundamentais de inbound marketing imobiliário. Ter conteúdos de qualidade e que dialoguem com o interesse do cliente é importante.

Alguns exemplos são: “como decorar apartamentos”, “plantas dentro de casa”, “ambientes livres de vírus”, entre outros conteúdos, mas sempre prezando o interesse daquele cliente que visita o blog da imobiliária.

Uso de backlinks e links externos

O uso de links nos conteúdos mostra qualidade na construção do texto. Essa ferramenta é bem-vista pelos motores de busca, mas é importante ressaltar que seu uso em excesso pode gerar penalidades.

É importante ter links internos, que levam a conteúdos do próprio site, e externos, de páginas de qualidade. Ter diversidade é importante, mas lembre-se de que ter menos mas bons links é mais bem-visto pelos motores de busca do que links de baixa qualidade em excesso.

Analisar o que os primeiros colocados estão abordando

Outra etapa que pode ajudar no ranqueamento é analisar as páginas dos primeiros colocados nas buscas. Entender os conteúdos que estão sendo abordados por elas pode mostrar o que os clientes costumam buscar, e assim, você pode aprimorar e aplicar nos seus sites.

Métricas e indicadores: qual a importância para entender resultados?

Em qualquer negócio, analisar os resultados é muito importante, e no SEO para imobiliárias não é diferente. É nessa etapa que ficam claras quais ações e ferramentas apresentaram os melhores resultados e trouxeram maior retorno.

Os indicadores vão ajudar a fortalecer o que já deu certo e a melhorar práticas que ainda não são bem avaliadas. O SEO é hoje uma das ferramentas mais bem-vistas para quem quer ser visto on-line, então entender as métricas dessas ações pode ser a chave para encontrar os clientes certos.

Conheça uma plataforma que pode ajudá-lo

O marketing digital imobiliário é uma ferramenta poderosa para quem sabe como usá-la. Ter seu site em uma plataforma que conhece as ferramentas certas para que o SEO local dê os resultados esperados é a melhor forma de alavancar na internet.

Por isso a Vista Site disponibiliza a melhor plataforma para o site da sua imobiliária. Usando ações de SEO e Inbound Marketing, os sites imobiliários podem tornar a internet um caminho poderoso para finalizar vendas e aumentar a renda, sem aumentar os gastos.

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