Venda mais com o guia definitivo de site para imobiliárias

A economia brasileira está finalmente dando sinais de progresso. É o que apontam os Indicadores Imobiliários Nacionais, publicados pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em 2019. 

O relatório evidencia que o segmento apresentou um aumento de 9,7% no primeiro trimestre de 2019, em relação ao mesmo período, no ano anterior.  

Esse respiro financeiro reflete diretamente no mercado imobiliário, que apresentou uma alta de 46,6%, em maio, no tocante ao financiamento para aquisição e construção de imóveis.

Portanto, esse é o momento ideal para investir em um site para imobiliárias.  

Até porque, essa ferramenta é um dos principais geradores de prospects e KPI (Indicadores-Chave de Desempenho) para qualquer negócio bem sucedido que está inserido no mundo digital.

Até porque, 88% das pessoas que estão à procura de um imóvel utilizam a internet como principal instrumento de pesquisa, segundo dados do Google.

Então, se você quer melhorar a produtividade de vendas e a lucratividade da sua imobiliária, leia com atenção esse Guia Definitivo de Site para Imobiliárias.

Com ele, você irá aprender:

  • as vantagens de possuir um site para imobiliárias;
  • como estruturar o seu portal imobiliário;
  • qual tipo de conteúdo ele deve conter;
  • quais ferramentas utilizar no seu site para imobiliárias para melhorar a sua performance;
  • e, ainda, estratégias infalíveis de Marketing Digital para otimizar o seu portal e colocá-lo entre as primeiras páginas de procura do Google. 

Leia também O Novo Marketing Imobiliário vem aí: o que você precisa considerar no seu planejamento para 2019

Veja ainda Marketing de conteúdo: o que é e como pode ajudar sua imobiliária?

Mas antes, compreenda:

Quais as principais funções de um site imobiliário?

As principais funções de um site imobiliário são: 

  • gerar novos prospects;
  • proporcionar um encontro direto e prático entre a sua imobiliária e o seu público alvo;
  • estabelecer uma boa relação entre sua imobiliária e a sociedade (marketing); 
  • otimizar as operações comerciais e de vendarketing do seu negócio;
  • facilitar a gestão de leads (CRM), informações, dados e o funcionamento dos demais times.

Exemplo de sites para imobiliárias. Fonte: Vista Software

Agora que você está por dentro dessas funções, entenda os principais benefícios que um site para imobiliária proporciona para o seu negócio: 

Quais as vantagens de um portal imobiliário?

Antes do seu site para imobiliarias desempenhar a melhor performance e gerar os bons resultados, você precisa estar ciente da potência que essa ferramenta tem para o processo de prospecção, principalmente pela perspectiva do Marketing Digital.

Afinal de contas, um portal imobiliário é o canal de comunicação no qual, normalmente, se estabelece o primeiro contato entre o potencial comprador e uma corretora de imóveis.

Sendo assim, a partir da perspectiva atual, em que todas as relações e transações comerciais se estabelecem no meio digital, possuir um site para imobiliárias é mais do que uma necessidade, é uma obrigação!

O que vai diferenciar o seu portal dos demais é justamente sua navegabilidade, otimização e mecanismos de integração. Ou seja, como ele é administrado e o conteúdo compartilhado nele.

Com todos esses aspectos bem geridos, com certeza, o seu negócio vai usufruir das vantagens que um site para imobiliárias proporciona. Dentre elas, destacamos:   

Leia também Entenda como os portais imobiliários podem potencializar suas vendas

Vantagem 1: vitrine mundial 

Ter uma página hospedada numa plataforma na internet significa estar acessível para todo o mundo. Até porque, essa é uma das principais facilidades que a vida online proporciona para o nosso cotidiano, não é verdade?

Estamos todos conectados, independentemente da localização geográfica em que nos encontramos. É como se fosse uma aldeia global.

Sendo assim, podemos estabelecer contato, em tempo real, com absolutamente qualquer pessoa, lugar e serviço.Nesse aspecto, um site para imobiliárias é bastante vantajoso. 

Afinal, uma pessoa interessada em comprar ou alugar um imóvel com sua equipe, pode se informar mais facilmente sobre os valores, condições de pagamentos, e até mesmo fazer um tour virtual pela localidade na qual o imóvel se encontra, durante uma viagem de negócios, por exemplo. 

Isso tudo é possível através de um site para imobiliarias.

Vantagem 2: qualidade no atendimento ao cliente

Por ser uma plataforma digital, um site contribui bastante com o aprimoramento da qualidade do atendimento ao cliente que será prestado pelo seu negócio.

Isso porque um portal imobiliário, assim como outras ferramentas mediadas pela internet, proporciona ao negócio: 

  • celeridade no atendimento e na resolução dos problemas do cliente;
  • facilidade para o potencial comprador contatar sua time de corretores;
  • e a possibilidade do seu time de vendedores estar disponível para sanar suas dúvidas.

Toda essa agilidade na prestação do serviço gera uma maior satisfação do comprador, o que consequentemente ajuda a estreitar o relacionamento entre sua imobiliária e os clientes. 

Tal relacionamento contribui com a qualificação dos leads, além de tornar a transição de cada um deles pelas fases do funil de vendas mais prática, aumentando sua taxa de conversão.  

Sendo assim, ter um site para imobiliarias pode aumentar o rapport do seu negócio e contribuir com a geração de novos prospects. Consequentemente, o seu CRM imobiliário se tornará mais fácil de gerir.   

Vantagem 3: otimização dos processos

Diante de tantas praticidades que a tecnologia traz para nosso dia a dia, as pessoas têm se tornado cada vez mais exigentes na hora de contratar qualquer serviço. 

Por isso, sua corretora/imobiliária precisa ser bem ágil e prática no desenrolar das operações comerciais. 

Principalmente, no segmento imobiliário, que costuma ter um risco de desistência relativamente alto.

Os processos operacionais, comerciais e de marketing – como roteiro de vendas e pipeline de vendas – de uma imobiliária se tornam mais práticos e céleres com a internet e o uso de um portal bem administrado e desenhado.

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Vantagem 4: poupe recursos e aumente sua produtividade

Com processos otimizados e mais acelerados, seu negócio terá um melhor aproveitamento de todos os recursos, tanto financeiros quanto humanos. 

Isso acontece porque as atividades que antes eram manuais, e exigiam  mais tempo, hoje requerem menos desses recursos com a automatização dos processos

O resultado é a redução do Custo de Aquisição de Clientes (CAC), ou seja, ao final da jornada, você terá gastado muito menos.

Então, faça as contas e comprove: ter um site para imobiliárias significa economia de recursos. 

Por isso, essa é uma das formas de aumentar a produtividade em sua empresa.  

Vantagem 5: conte com uma infinidade de possibilidades

Do ponto de vista do marketing digital (inbound marketing), ter um site para imobiliarias significa ter um leque de possibilidades. 

Afinal de contas, em um portal imobiliário você pode compartilhar os mais diferentes conteúdos relevantes e que serão consumidos pelos seus leads, nos mais diversos formatos.

Sendo assim, considere todos os pontos abordados acima e imagine o potencial que um portal integrado possui. 

Um site para imobiliária que apresenta integração com outras ferramentas e sistemas, como WhatsApp e outras redes sociais, são mais versáteis, visíveis e geram maior engajamento do público, a partir de compartilhamentos.

Pois é! Através de um site integrado você poderá explorar inúmeras funções, como:

São inúmeras possibilidades de atração de clientes que um site para imobiliarias, bem estruturado e desenhado, traz. Por isso, aprenda a seguir:  

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Como estruturar um site para imobiliária?

Para estruturar o seu site você deve levar em consideração os seguintes aspectos: 

  • plataforma;
  • conteúdo;
  • formato;
  • design.

Veja!

Em qual plataforma ou domínio hospedar o seu site para imobiliarias?

A otimização do site já começa daqui. Por isso, esse aspecto é tão importante.

Por isso, a escolha da plataforma que irá hospedar seu site, vai depender das suas prioridades enquanto gestor. 

Afinal, existem inúmeras plataformas gratuitas (como o wix, weebly etc), mas que não atribuem tanta confiabilidade, e há outras pagas, de manejo um pouco mais complexo.

Qual escolher vai depender do seu critério. O que não pode ser deixado de lado é a possibilidade do seu site para imobiliarias fazer integração com um blog.

Isso porque, o blog é a principal ferramenta estratégica do Marketing de Conteúdo, que você utilizará para:

Qual tipo de conteúdo deve ter o seu site imobiliário?

O conteúdo compartilhado no seu site imobiliário deve ser: 

  • objetivo;
  • de fácil compreensão;
  • além de apresentar, de forma bem distribuída, as informações: da sua imobiliária, dos pacotes de serviços e integração com Google Maps para que as pessoas localizem a empresa facilmente.

Além disso, na hora de fazer o planejamento estratégico como ferramenta de gestão, pense que seu site para imobiliárias precisa ter conteúdos que: 

  • tenham vários formatos diferentes – como artigos, vídeos ou materiais ricos informativos;  
  • possibilidade de geração de QR Code do que está sendo anunciado;
  • anúncios de imóveis; 
  • ferramentas que possibilitem o contato;
  • descrições detalhadas e fotografias acerca das propriedades que estão disponíveis no site.

Um portal imobiliário deve apresentar inúmeras possibilidades e funções, tornando a navegabilidade de quem o acessa mais fácil e fluida.

Além disso, é interessante que seu site esteja integrado às ferramentas de publicidade e anúncios como Google Ads, dentre outras ferramentas. 

Afinal de contas, todas essas características ajudam o seu site para imobiliárias a performar bem. 

Vale, portanto, fazer um levantamento dos modelos de site, levando em consideração as funcionalidades e abas que serão necessárias para que a prestação de serviços seja a melhor possível e se destaque da concorrência.

Lembre-se! Atualmente, as pessoas têm utilizado mais dispositivos móveis do que computadores, ou laptops. 

Por isso, na hora de estruturar o conteúdo do seu portal imobiliário, certifique-se de que a página do domínio do seu negócio também esteja responsiva para qualquer formato de tela, seja smartphones, tablets, notebooks ou outros aparelhos.

E o design do site?   

O design do seu site para imobiliárias deve seguir a mesma lógica de otimização e navegabilidade.

Sendo assim, é ideal que o design do seu site tenha as seguintes características:

  • agilidade na comunicação entre os clientes e seu time de corretores;
  • atrativo para os olhos, portanto, contar com imagens em alta qualidade, porém com elementos visuais de fácil carregamento;
  • tenha uma boa organização, com as informações dispostas de modo bem planejado, evitando a possibilidade de maus-entendidos ou ambiguidades;
  • navegabilidade intuitiva;
  • responsividade;
  • integração com outros portais, sistemas e ferramentas tecnológicas.

Conseguiu observar as vantagens de possuir um site para imobiliarias e como estruturá-lo?

Veja, a seguir, 6 dicas de marketing imobiliário infalíveis para destacar o seu site. 

6 táticas infalíveis de marketing imobiliário 

O marketing imobiliário surge do marketing de conteúdo. Trata-se de uma tática inovadora e recente, que surgiu a partir dos novos hábitos de consumo das pessoas e das demandas próprias do mundo digital.

O marketing de conteúdo é uma estratégia do inbound de marketing, que proporciona o envolvimento e engajamento dos usuários que estão consumindo os materiais compartilhados através dos portais imobiliários 

Infográfico Gratuito: Marketing para Imobiliárias

Dessa forma, os assuntos abordados em cada material compartilhado gera o interesse no seu público, além de ser relevante e ranqueável para os bots da Google (SEO) – principal motor de busca.

A partir dessa perspectiva, é possível compreender que o Google, atualmente, é a principal ferramenta pela qual seus clientes o encontrarão. 

Raramente os usuário que pesquisam no Google não passam da primeira página de respostas. Isso significa que você precisa figurar entre os primeiros resultados. 

Para ajudar você nesta empreitada, veja a seguir 6 dicas de mestre!  . 

Leia também [Checklist] 9 Técnicas de persuasão em venda de imóveis

Dica 01: crie um blog e compartilhe conteúdo regularmente 

Ter um blog integrado a um site para imobiliárias é imprescindível para aumentar a sua taxa de prospects. 

Afinal, essa é a principal ferramenta do marketing de conteúdo, pela qual, você compartilhará os artigos e materiais produzidos pela sua equipe, ou por uma empresa contratada especificamente para isso. 

Essa é uma estratégia que traz resultados positivos, visto que o blog costuma gerar um alto nível de engajamento do público. 

Por isso, não deixe de integrar ao seu site para imobiliárias uma aba ou link que redirecione seu prospect ou cliente para a página do blog. 

Dica 02: crie uma persona

Criar a persona é uma das dicas mais valiosas, e não se aplica apenas às estratégias de marketing, mas também para suas ações de vendas consultivas, complexas e de qualquer natureza.

Você precisa saber da importância de estabelecer com precisão quem é seu comprador em potencial.

O mesmo acontece para o marketing digital. Isso é imprescindível para a construção de todo e qualquer tipo de conteúdo.

Afinal, não adianta oferecer o melhor produto e investir em anúncios se não tiver o direcionamento bem pontuado com quem você está falando.

Portanto, para você conseguir ter essa definição, dentro do marketing digital, crie uma persona. 

Uma persona nada mais é do que um personagem fictício criado a partir de informações que são coletadas por pessoas que demonstraram algum tipo de interesse pela sua empresa e serviços, seja através do download de um material rico, ou mesmo do fechamento de uma venda.

Dentre os métodos que você pode utilizar para colher essas informações, se destacam as pesquisas e as observações de comportamento.

Dessa forma, é importante compreender como esse grupo se comporta nas redes sociais, quais são os interesses, rotina, o que gosta de fazer nas horas vagas e quais os anseios.

Afinal, quanto mais você conhecer profundamente seu comprador ou potencial cliente, mais você será específico e assertivo na resolução de seus problemas, além de conseguir produzir conteúdo relevante para ele.

Essa é uma das premissas mais importantes de como captar clientes para imobiliária.    

Além disso, todos os resultados são positivos:

  • satisfação do cliente;
  • geração de novos leads;
  • incremento da qualidade no atendimento ao cliente e rapport. 

Leia também Tecnologia imobiliária para aumento de vendas.

Dica 03: automatize os processos    

Essa é uma das dicas mais importantes sobre como captar clientes para imobiliária

A utilização de tecnologia para otimização das operações de qualquer tipo de empresa já é uma realidade que apresenta inúmeras vantagens.

No caso da sua imobiliária, você pode contar com ferramentas e serviços disponíveis no mercado, que vão tornar o funcionamento da sua empresa ainda mais prático, como:

  • plataformas digitais;
  • softwares para imobiliária;
  • CRM imobiliário; 
  • integração com portais.    

Todas essas ferramentas tecnológicas e serviços são oferecidos por empresas peritas em soluções tecnológicas. 

Leia também Ebook: Melhores práticas de automação de marketing aliado ao CRM no mercado imobiliário

5 motivos para você adotar um sistema para imobiliária agora 

Dica 04: otimize seus conteúdos

Sabendo da importância de sua imobiliária ficar entre os primeiros resultados de busca do Google, elabore conteúdos ranqueáveis para o seu site imobiliário.

Para conseguir isso, considere os seguintes critérios que são utilizados pelos bots do Google para gerar o ranqueamento nas primeiras páginas de procura.

Estamos falando daquelas regras de SEO. São elas que tornam o seu texto relevante para a Google. Dentre seus principais critérios estão:

  • volume de palavras-chave;
  • importância das informações dispostas no texto;
  • facilidade de carregamento da página;
  • pluralidade de formatos de conteúdo;
  • facilidade de navegabilidade;
  • dentre outros.

De fato, são muito os fatores de ranqueamento do Google. 

Para ajudar nesta missão, você pode utilizar algumas ferramentas gratuitas que estão disponíveis na internet, como os seguintes sites: uber suggest e a extensão do WordPress, o Yoast.  

Como são muitos os fatores que precisam ser considerados para o atingir, muitos gestores optam por ajudar empresas peritas na produção e gerenciamento.

Dica 05: integre o seu portal à ferramentas interessantes

Temos batido insistentemente nessa tecla ao longo do artigo. De fato, ter um portal integrado com outras ferramentas vai alavancar a performance do seu site, destacando-o dos concorrentes.

Sendo assim, possuir um site para imobiliárias integralizado irá:

  • atenuar o esforço e evitar o desgaste do time, pois o cadastro é realizado apenas uma vez;
  • reduzir as chances de erro, já que um CRM integrado atualiza automaticamente o site e todos as outras ferramentas e abas relacionadas a ele, dando certeza de que todas as informações estão disponibilizadas de forma correta. 

Dessa forma, as principais ferramentas a considerar para a integração são:

  • redes sociais (Instagram, Facebook, WhatsApp);
  • atendimento por Chatbots;
  • blog;
  • aplicativo (se sua imobiliária possuir).

Dica 06: contrate uma empresa especialista em soluções tecnológicas 

Diante de tantas especificações, criar, desenhar e administrar um site para imobiliárias irá demandar uma atenção especial por sua parte, enquanto gestor.

Por isso, vale a pena contratar os serviços de uma empresa que tenha experiência de mercado e seja perita em soluções tecnológicas, como a Vista Software

A empresa oferece o que há de melhor em soluções tecnológicas para o ramo imobiliário, em mais de 20 estados. Atualmente, são cerca de 40.000 usuários ativos em todo o Brasil.

Por isso, contratar a Vista Software vai tornar a administração e funcionamento do seu site para imobiliárias ainda mais prática e eficaz, evitando gaps operacionais. 

Vale lembrar que a Vista oferece manutenção dos serviços, além de dispor de canais de comunicação e centrais de atendimentos acessíveis para os clientes.   

Conheça o Vista Software

A Vista Software é uma empresa de base tecnológica sediada em Florianópolis/SC, que há cerca de 20 anos vem trabalhando para oferecer as melhores soluções em:

A empresa cresceu licenciando softwares para as maiores imobiliárias do país e aplicando tecnologia e inteligência comercial para ajudá-las a crescer em alta velocidade.

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