Você sabe o que precisa para ser um bom corretor de imóveis?

Ser um corretor de imóveis de sucesso é o desejo de 10 entre 10 agentes, afinal, todos buscam por uma carreira bem-sucedida, não é mesmo?

Entretanto, como em qualquer relação com pessoas dos mais variados tipos, não temos como dizer que existe uma fórmula secreta que você possa usar para atender todas elas. É preciso ter sempre em mente que todo atendimento precisa ser diferenciado, afinal, cada cliente é diferente.

Com base nisso, neste post não daremos a receita infalível, mas algumas dicas essenciais para ser um bom corretor de imóveis. Acompanhe!

1. Seja apaixonado pelo que faz e foque em relacionamentos

Você precisa ser apaixonado por sua profissão e acreditar que é isso que lhe impulsionará a dar sempre seu melhor. Com essa paixão pelo trabalho, você será mais facilmente estimulado a conhecer novas pessoas e buscar construir verdadeiros e duradouros relacionamentos.

Afinal, a carreira de um corretor de imóveis é totalmente baseada em relações de confiança com seus clientes!

2. Surpreenda sempre seu cliente

Buscar obter informações mais precisas sobre o imóvel não é diferencial de um corretor, mas uma obrigação, ou seja, fuja do óbvio e sempre evite fazer seu trabalho da mesma forma que todos os outros. Entender as expectativas de seus clientes e oferecer soluções assertivas será um passo muito importante para um bom corretor de imóveis.

3. Prepare-se para objeções e avance em suas negociações

O processo de lidar com contestações de clientes não é algo simples, mas o corretor de imóveis nunca pode se acomodar e desistir do cliente por isso. Busque sempre identificar o porquê dessas objeções e empenhe-se em convertê-las em bons negócios.

4. Identifique seu público e faça boas prospecções

O mercado imobiliário é dinâmico e a demanda por profissionais de atitude é muito grande. Foi-se o tempo em que corretores podiam ficar simplesmente esperando pelos clientes no salão de vendas. Atualmente, é necessário ir diretamente ao encontro dos potenciais clientes e, para isso, é mais que preciso conhecer bem o perfil de seu público, seja de compradores ou de vendedores.

5. Conheça a palavra de especialistas

É sempre muito importante buscar boas referências e opiniões de pessoas que já estão há mais tempo no mercado. Por isso, que preparamos um bônus especial para vocês neste artigo.

Entrevistamos João Rocha, diretor comercial da Viana Negócios Imobiliários, sobre sua visão da profissão de corretor de imóveis. Segundo Rocha, “o corretor que tem o hábito de conhecer a carteira de imóveis está 10 passos à frente daquele corretor que só fica na mesa esperando o cliente chegar”.

Observando o mercado imobiliário atual, percebe-se a importância em analisar as mudanças do setor, que exige cada vez mais preparo, capacitação e uma visão global do cenário. Diante das transformações do mercado, o comportamento dos gestores, líderes e colaboradores também sofreu influências. Conte-nos como você atua no desenvolvimento de sua equipe. Quais são os valores que norteiam a sua gestão?

R: O curso de TTI (Técnicas de Transações Imobiliárias) não é suficiente para ser um bom corretor de imóveis e nem fazer com que a pessoa esteja apta a atuar num mercado tão competitivo. O profissional desse ramo tem a função de Consultor de Negócios Imobiliários, em que é necessário que tenha conhecimentos gerais e atualizados sobre as tendências globais e também da microrregião onde atua.

Também é importante se atualizar com a leitura de jornais e revistas de diversos segmentos, além de ter bons relacionamentos que possam antecipar informações importantes.

Atualmente, existe a consciência de que o trabalho do corretor de imóveis não consiste simplesmente em fechar a venda de um imóvel. Além disso, é necessário conquistar o cliente por meio de um atendimento diferenciado. Baseando-se na sua experiência como corretor e como diretor comercial da Viana Negócios Imobiliários, quais são as características para o profissional ser um bom corretor de imóveis?

R: Como em tudo na vida, é necessário muita dedicação e trabalho, pois até mesmo aqueles que possuem um dom especial para os negócios podem ser superados por aqueles que se empenham.

Falando especificamente da profissão do Corretor de Imóveis, é válido que este se dedique a conhecer o produto com o qual vai trabalhar, não somente os imóveis, mas também os vendedores/proprietários, pois assim construirá um cenário favorável à negociação.

Costumo dizer que o corretor que tem o hábito de conhecer imóveis está 10 passos à frente daquele corretor que só fica na mesa esperando o cliente chegar. Corretor tem de sair às ruas e conhecer tudo o que tiver na carteira! Assim terá uma boa base para confrontar preços e opiniões opostas.

Quando for atender o cliente comprador tudo ficará mais fácil, não fará um atendimento robótico, a conversa fluirá e conseguirá atender a necessidade do cliente com base naquilo que conhece, passando certeza sobre tudo aquilo que falar e apresentar.

Como você vê a busca pela inovação no setor imobiliário em relação à contribuição para o crescimento de um mercado cada vez mais consolidado e próspero? A tecnologia é uma aliada das imobiliárias neste aspecto?

R: As ferramentas propostas pela tecnologia ainda são novas para o mercado imobiliário, a maioria dos profissionais ainda passará por algumas adaptações que se fazem necessárias, pois hoje o mercado não consegue mais andar sem estar aliado às inovações tecnológicas.

O que os profissionais precisam aprender é que a tecnologia é uma parceira e não uma ferramenta que concluirá o negócio. Cheguei a ver corretores que não conseguiram produzir porque ficaram algumas horas sem acesso ao sistema ou sem acesso à internet. Se o profissional do ramo imobiliário não tiver um espírito empreendedor e não souber utilizar a tecnologia para se favorecer, este ficará amarrado em diversos procedimentos que serão como uma névoa em meio aos seus negócios.

Esperamos que tenha gostado deste nosso post e que as dicas possam ajudá-lo a fortalecer mais sua carreira, fazendo com que você se torne um corretor de imóveis ainda mais capacitado e de muito sucesso.

Ficou alguma dúvida? Conhece outras dicas que não mencionamos aqui? Deixe um comentário e compartilhe com a gente!

[mk_image src=”http://www.vistasoft.com.br/wp-content/uploads/2016/02/banner-blog-1.png” el_class=”banner-cta-blog” image_width=”520″ image_height=”115″ crop=”true” lightbox=”false” frame_style=”simple” target=”_blanck” caption_location=”inside-image” align=”center” margin_bottom=”10″ link=”http://conteudo.vistasoft.com.br/formulario-novo-vista-demo-gravada” ]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *