Como captar clientes para imobiliária? Aprenda em 5 táticas de marketing

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Quer saber como captar clientes para imobiliária? Confira 5 dicas infalíveis de marketing digital que vão alavancar seu número de clientes.

05 de abril de 2024

Autor Time Loft
Atualizado: 11 de abril de 2024 11 min de leitura

Depois de um longo período de crise econômica, o mercado imobiliário no Brasil está, finalmente, dando sinais de recuperação. 

De acordo com os Indicadores Imobiliários Nacionais, publicado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção, no início de 2019, as vendas de imóveis apresentaram um aumento de 9,7% em relação ao primeiro trimestre do ano anterior.  

Diante desse cenário, inúmeros gestores têm investido em formas de como captar clientes para imobiliária.

Foram realizadas pesquisas de preferência, planejamento de estratégias de marketing de conteúdo, o uso de ferramentas tecnológicas – como tipos de software para imobiliária – e até mesmo consultorias em vendas. 

Pensando em ajudar você a tirar o melhor proveito, não apenas do reaquecimento do setor imobiliário, como também do exponencial consumo de conteúdo digital, trazemos nesse artigo as vantagens do marketing digital para imobiliárias e 5 táticas infalíveis que vão aumentar o seu número de prospects.

Então, se você quer aumentar a prospecção do seu negócio, abra um arquivo no seu drive/desktop e anote todas as orientações de como captar clientes para imobiliária

Boa leitura!

Quais as vantagens do marketing digital para o mercado imobiliário?

O marketing digital, por definição, é a expertise de anunciar marcas, produtos ou serviços por meio das mídias digitais. 

Quando aplicado ao segmento em questão, é considerado, portanto, Marketing Imobiliário.

Nada mais pertinente, já que hoje quase todas as relações são mediadas na internet, em plataformas digitais e, nessa perspectiva, o compartilhamento do conteúdo produzido pela sua empresa será feito nesse espaço.

Sendo assim, para aprender como captar clientes para imobiliária por meio do marketing digital (inbound marketing), vale antes compreender o que é marketing de conteúdo.

O marketing de conteúdo é uma estratégia de inbound de marketing que propõe o engajamento do lead a partir da elaboração e compartilhamento de conteúdos interessantes para ele.

Dessa forma, sua rede de potenciais clientes aumenta significativamente já que os prospects estarão chegando até você constantemente, através do consumo de conteúdo compartilhado nos portais imobiliários e pesquisas sobre o meio.

Além disso, produzir material para um site imobiliário ajuda a nutrir um bom rapport entre sua imobiliária e o público, pois essa tática colabora com a construção de uma perspectiva positiva da sua marca no mercado.  

Já deu para perceber que investir em técnicas de marketing de conteúdo é uma forma bastante inteligente de como captar clientes para imobiliária.   

Conheça agora quais são as principais vantagens do marketing digital para o mercado imobiliário: 

  • economia de recursos e, consequente, aumento da produtividade;
  • alto nível de alcance dos conteúdos;
  • otimização do gerenciamento dos resultados;
  • geração de leads e nutrição do relacionamento entre imobiliária e cliente. 

Nesse contexto, o marketing digital pode atribuir inúmeras vantagens para as operações comerciais do seu negócio. Veja e entenda a importância de alguma delas: 

1. Economize recursos e aumente a sua produtividade 

Uma das principais vantagens de saber como captar clientes para imobiliária por meio do marketing digital interfere diretamente no seu bolso.

Isso porque investir em ações de publicidade imobiliária na rede é muito menos custoso do que na publicidade tradicional, como televisão, outdoor, revistas etc (outbound).

Sendo assim, trata-se de um baixo investimento que traz alto retorno.

Perceba que, consequentemente, você irá alavancar os níveis de produtividade de vendas da sua imobiliária, afinal um plano estratégico de marketing digital bem traçado tem o poder de oferecer resultados excelentes. 

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2. Alto raio de alcance (o céu é o limite!) 

A internet é a vitrine mundial. Afinal, pessoas de qualquer parte do mundo podem ter acesso à sua marca e contratar os seus serviços, sem sair do lugar. 

Sendo assim, um simples post pode alcançar não apenas o seu público-alvo do momento, como também, um grande número de pessoas que podem vir a se interessar pela sua imobiliária em outro momento.  

É por isso que a internet é o ambiente ideal para quem quer saber como captar clientes para imobiliária

Lembre-se disso na hora de estruturar seu planejamento estratégico de vendas (SWOT) e de marketing digital. 

3. Tenha controle dos resultados 

Para você, gestor, que quer saber como captar clientes para imobilária, de forma que isso torne a métrica de vendas do seu negócio ainda mais organizada, preste muita atenção a essa vantagem.

O marketing digital dá a você possibilidades de mensurar os resultados obtidos em cada uma das etapas do funil de vendas. Desde o primeiro contato do lead com a sua empresa até a decisão de compra, há a precisão dos dados.  

O mesmo não acontece na publicidade tradicional (televisão, rádio, jornais, revistas), já que as ferramentas utilizadas no âmbito do outbound têm funções limitadas, pela próprio caráter de ser offline.  

Um gestor sabe o quanto é importante dar andamento aos processos operacionais de sua imobiliária, trabalhar em cima de registros e precisar números.

Por isso, a terceira vantagem do marketing digital na captação de clientes para imobiliárias é a possibilidade de colher registros, em tempo real, através de sistemas para imobiliária e traçar novas ações em cima disso. 

4. Segmentação e qualificação dos leads 

Uma noção muito importante de todo e qualquer planejamento de marketing é a geração e qualificação dos leads. 

E isso o marketing digital permite e contribui enormemente para o segmento imobiliário, já que na rede você pode compartilhar materiais cada vez mais específicos e direcionados, para cada tipo de cliente, respeitando cada fase do funil de vendas em que eles se encontram.

Por isso, para quem quer saber como captar clientes para imobiliária, o marketing digital é extremamente vantajoso e traz resultados sólidos e mensuráveis.

Esses são apenas alguns dos benefícios que o marketing digital pode trazer para sua imobiliária.

Para usufruir com plenitude dessas e outras vantagens de como captar clientes para imobiliária através do marketing digital, veja a seguir 5 táticas infalíveis que vão aumentar o número de prospects. 

5 táticas infalíveis do marketing imobiliário 

Agora que você compreende a importância do marketing digital para o processo de captação de clientes da sua imobiliária, aprenda quais são as 5 melhores estratégias de marketing digital para geração de novos leads. 

Estratégia nº 1: crie um blog e compartilhe conteúdo regularmente 

Criar um blog é uma das táticas mais eficazes para quem quer saber como captar clientes para imobiliária. 

Não apenas pela praticidade da plataforma, mas, principalmente, pelas possibilidades de publicação de conteúdo que ela proporciona.

Por isso, dentro do seu site para imobiliária é importante que tenha um link ou aba que redirecione seu prospect ou cliente para a página do blog. 

Essa é uma das formas mais eficientes para nutrir os leads e captar novos clientes.

Estratégia nº 2: conheça seu público e fale diretamente com ele (persona)

Essa segunda dica é extremamente valiosa, e se aplica não apenas às estratégias de marketing, mas também serve para suas ações de vendas consultivas, complexas e de qualquer natureza.

Como gestor, você sabe da importância de ter bem estabelecido quem é seu comprador em potencial.

Para o marketing digital, isso é imprescindível para a construção de todo e qualquer tipo de conteúdo.

Isso porque, para saber como captar clientes para imobiliária, ou em qualquer outro ramo, não adianta contar com o melhor produto e investir em publicidade se não estiver bem pontuado com quem você está falando.

Portanto, para você conseguir ter isso bem definido, dentro do marketing digital, crie uma persona

Uma persona nada mais é do que um personagem fictício criado a partir de informações coletadas por pessoas que existem de verdade e que mantiveram de alguma forma contato com sua empresa.

Esse contato pode ter sido realizado, por exemplo, através do download de um material rico ou até mesmo do fechamento de uma venda.

Dentre os métodos que você pode utilizar para colher essas informações, se destacam as pesquisas e as observações de comportamento.

Dessa forma, é importante compreender como esse grupo se comporta nas redes sociais, quais seus gostos, como é sua rotina, o que gosta de fazer nas horas vagas, quais os seus anseios.

Quanto mais informação você colher, melhor para traçar esse desenho de pessoa fictícia que é a persona. 

Além disso, entre os benefícios em utilizar uma persona estão:

  • satisfação do cliente;
  • geração de novos leads;
  • incremento da qualidade no atendimento ao cliente e rapport. 

Afinal, quanto mais você conhecer profundamente seu comprador ou potencial cliente, mais você será específico e assertivo na resolução de possíveis problemas! Além disso, a produção de conteúdo relevante e interessante também é otimizada.

Essa é uma das premissas mais importantes de como captar clientes para imobiliária. 

Estratégia nº 3: otimize seus conteúdos

O Google é hoje o principal motor de busca utilizado ao redor do mundo. São cerca de 100 bilhões de buscas realizadas mensalmente na plataforma e mais de 2 trilhões por ano.

Assim, fica visível que é nas páginas de procura do Google que as pessoas registram a maioria das suas dúvidas, necessidades e buscam a resolução dos seus problemas.

Percebe agora a importância de sua imobiliária figurar entre os primeiros resultados de busca do Google? 

Afinal de contas, a probabilidade de um usuário passar da primeira página de respostas do Google é muito pequena.

Ao elaborar o conteúdo que será compartilhado no seu site para imobiliária, você precisa considerar alguns critérios utilizados pelos bots do Google para gerar o ranqueamento nas primeiras páginas de procura.

Trata-se de regras de SEO. São elas que tornam o seu texto relevante para o Google. 

Dentre seus principais critérios estão:

  • importância das informações dispostas no texto;
  • facilidade de carregamento da página;
  • pluralidade de formatos de conteúdo;
  • facilidade de navegabilidade.

De fato, são muito os fatores de ranqueamento do Google. 

Para te ajudar nessa empreitada, você pode utilizar algumas ferramentas gratuitas que estão disponíveis na internet, como os seguintes sites: uber suggest e a extensão do wordpress, Yoast.

Estratégia nº 4: automatize os processos    

Essa é uma das dicas mais importantes para ter como captar clientes para imobiliária

A utilização de tecnologia para otimização das operações de qualquer tipo de empresa já é uma realidade que apresenta inúmeras vantagens.

No caso, de sua imobiliária, você pode contar com inúmeras ferramentas e serviços disponíveis no mercado, que vão tornar o funcionamento da sua empresa ainda mais prático, como:

  • plataformas digitais;
  • softwares para imobiliária;
  • CRM imobiliário
  • integração com portais.    

Todas essas ferramentas tecnológicas e serviços são oferecidos por empresas peritas em soluções tecnológicas. 

Estratégia nº 5: contrate uma empresa especialista em soluções tecnológicas 

Essa última tática é bastante precisa e costuma gerar bons resultados em pouco tempo.  

O segredo é contar com uma empresa especialista nesse tipo de serviço. Assim, o gerenciamento de sua plataforma digital se torna mais prático, inovador, dinâmico e eficiente.

Presente em 20 estados do Brasil, e com cerca de 40.000 usuários ativos, a Vista se destaca no mercado por apresentar o que há de melhor em termos de soluções tecnológicas e automatização dos processos.

Sendo assim, você não terá que estar a frente da administração do funcionamento de seus portais digitais, tornando seu trabalho como gestor bem mais eficiente, já que você não estará sobrecarregado de tarefas.

Além disso, empresas como a Vista, garantem manutenção dos serviços e dispõe de canais de comunicação acessíveis. Assim, os clientes podem tirar suas dúvidas e receber atendimento com facilidade.

Hora de agir!   

Agora que você compreende o funcionamento do marketing digital e como captar clientes para imobiliária, a partir dessas táticas infalíveis, coloque em prática tudo o que aprendeu e invista em soluções tecnológicas de qualidade.

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

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