6 técnicas de follow up para intensificar a relação com o cliente

O Follow up é uma estratégia que as empresas utilizam para monitorar todo o processo de venda com o cliente. Mas antes de aprofundar no texto é preciso que você entenda que a consumação desta etapa não começa com a procura do cliente e sequer termina com o pagamento do serviço.

Agora, vamos explicar o que é o follow up, mostrando 6 técnicas de como ela pode ajudá-lo a melhorar o relacionamento com os clientes e, com isso, vender mais. Confira!

Garanta a satisfação do cliente

A tradução literal da expressão para o inglês seria “acompanhamento” — mas não é um acompanhamento qualquer. Você deve se predispor a estudar rotineiramente em que passo do processo de venda se encontram os seus clientes e outros potenciais consumidores do seu serviço. Assim, será possível dedicar o tipo de atenção que cada indivíduo precisa.

Fazer o follow up significa garantir a satisfação do cliente desde o primeiro até o último contato com você. Para isso é preciso seguir uma série de operações que envolvem tanto um básico relatório de avaliação de eventuais prospectos, quanto uma vasta e detalhada pesquisa sobre o seu público-alvo.

Envie mensagens/e-mails periodicamente

A ideia central deve ser demonstrar atenção com todos os clientes. Comprove que a empresa está realmente à disposição deles a qualquer momento, seja para tirar dúvidas ou outros tipos de solicitação.

Para tanto, existem diversas ferramentas que podem incrementar o seu follow up. Escrever e-mails personalizados periodicamente, convidá-los para conhecer novos serviços ofertados pela imobiliária e enviar conteúdo relevante e inédito – como uma newsletter – são algumas das melhores práticas.

Não demore para responder dúvidas e solicitações

Não demorar a responder o contato dos clientes e perguntar sobre a satisfação com o serviço também são requisitos básicos que devem integrar um follow up definitivamente eficaz.

Pesquise sobre o seu público-alvo

Não pesquisar o público-alvo antes é um dos erros mais recorrentes. Não adianta usar o mesmo tipo de estratégia com clientes que estão em estágios diferentes na escala de relacionamento com a sua empresa.

A pessoa que acabou de conhecer o seu negócio e entrou em contato procura respostas diferentes das que estão finalizando a venda ou a compra de um imóvel na sua corretora, por exemplo.

Não exagere na frequência de contatos

Exagerar no “contato” é outra falha. Muitos clientes podem se incomodar com o excesso de mensagens e ligações com perguntas. E esse é um dos grandes desafios dessa estratégia. Felizmente, há boas soluções para o problema.

A melhor delas é entrar em contato – ao menos mais uma vez – e perguntar se a pessoa em questão sente-se incomodada com o “excesso de zelo”. Use as respostas para elaborar uma média para cada segmento de clientes que você conseguir delimitar com a sua pesquisa do público.

Aposte no CRM

Dependendo da quantidade de clientes que você possui, pode ser muito difícil praticar o follow up à risca. Afinal, é uma estratégia que exige bastante tempo e alguns longos minutos de estudo para separar a clientela em segmentos e preparar uma tática de acordo com as respectivas demandas.

Nesse caso, o melhor a fazer é investir no CRM. Um bom software é capaz de agrupar os seus clientes de forma mais prática: idade, quantidade de contatos com a empresa, localização na etapa do processo de vendas, etc. Além disso, o sistema também pode automatizar o envio de mensagens personalizadas e produzir relatórios de avaliação dos clientes.

Um follow up bem executado não só ajuda a fidelizar clientes e conquistar novos, como também pode ampliar a demanda de sua imobiliária. Consequentemente, o faturamento do seu negócio.

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